Estudo de caso ambev: plano de trade marketing digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franklin, Laís Hallier
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34073
Resumo: A Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) foi a primeira multinacional brasileira no setor de bebidas. Hoje a corporação é líder do mercado cervejeiro no país e tem um portfólio com mais de 100 rótulos e 30 marcas de bebidas. Porém, a empresa tem perdido fatia de mercado à medida que seus concorrentes avançam e estima-se que parte desse processo seja devido à preferência mista da chamada geração Y pela marca. O objetivo deste trabalho foi elaborar um plano de trade marketing para a Ambev com o propósito de recuperar o market share da empresa dentro do mercado de cervejas. Para isso, foram utilizados uma pesquisa bibliográfica teórica, pesquisas exploratórias do ecossistema da empresa em portais da internet e por fim foi realizada uma análise dos dados com o auxílio da matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) a fim de identificar a melhor oportunidade de ação para a empresa. Assim surge o Ambev App, aplicativo multifuncional da marca, que integra as vendas online e físicas da empresa, e é a aposta do plano de trade marketing e conclusão desta monografia.
id UFF-2_5340ac082ff676166c6ca241b526a701
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/34073
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Estudo de caso ambev: plano de trade marketing digitalPlano de marketingTrade marketingAmbevMercado cervejeiroPlano de marketingIndústria cervejeiraCervejaBebida alcoólicaMarketing planTrade marketingAmbevBeer marketA Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) foi a primeira multinacional brasileira no setor de bebidas. Hoje a corporação é líder do mercado cervejeiro no país e tem um portfólio com mais de 100 rótulos e 30 marcas de bebidas. Porém, a empresa tem perdido fatia de mercado à medida que seus concorrentes avançam e estima-se que parte desse processo seja devido à preferência mista da chamada geração Y pela marca. O objetivo deste trabalho foi elaborar um plano de trade marketing para a Ambev com o propósito de recuperar o market share da empresa dentro do mercado de cervejas. Para isso, foram utilizados uma pesquisa bibliográfica teórica, pesquisas exploratórias do ecossistema da empresa em portais da internet e por fim foi realizada uma análise dos dados com o auxílio da matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) a fim de identificar a melhor oportunidade de ação para a empresa. Assim surge o Ambev App, aplicativo multifuncional da marca, que integra as vendas online e físicas da empresa, e é a aposta do plano de trade marketing e conclusão desta monografia.Ambev (America’s Beverage Company) was the first Brazilian multinational company in the beverage sector. Today, the corporation is the brewing market leader in the country and has a portfolio with more than 100 labels and 30 brands of beverages. However, Ambev has lost its market share as its competitors advance and it is estimated that part of this process is due to the mixed preference of the called generation y for the brand. The objective of this work was to elaborate a trade marketing plan for Ambev to recover the company's market share in the beer market. For this, theoretical bibliographic research and exploratory research of the company's ecosystem on the internet were performed, and finally, data analysis with the help of the SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) matrix was used to identify the best market action opportunity for Ambev. Therefore, the Ambev App was created, a multifunctional application of the brand that integrates the company's online and physical sales, and is the bet of the trade marketing plan, as well as the conclusion of this monograph.116 p.Murad, Eduardo GuerraAbreu, FernandaSaldanha , PatríciaFranklin, Laís Hallier2024-08-12T14:18:45Z2024-08-12T14:18:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34073CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-12T14:18:49Zoai:app.uff.br:1/34073Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:15.452437Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de caso ambev: plano de trade marketing digital
title Estudo de caso ambev: plano de trade marketing digital
spellingShingle Estudo de caso ambev: plano de trade marketing digital
Franklin, Laís Hallier
Plano de marketing
Trade marketing
Ambev
Mercado cervejeiro
Plano de marketing
Indústria cervejeira
Cerveja
Bebida alcoólica
Marketing plan
Trade marketing
Ambev
Beer market
title_short Estudo de caso ambev: plano de trade marketing digital
title_full Estudo de caso ambev: plano de trade marketing digital
title_fullStr Estudo de caso ambev: plano de trade marketing digital
title_full_unstemmed Estudo de caso ambev: plano de trade marketing digital
title_sort Estudo de caso ambev: plano de trade marketing digital
author Franklin, Laís Hallier
author_facet Franklin, Laís Hallier
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Murad, Eduardo Guerra
Abreu, Fernanda
Saldanha , Patrícia
dc.contributor.author.fl_str_mv Franklin, Laís Hallier
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de marketing
Trade marketing
Ambev
Mercado cervejeiro
Plano de marketing
Indústria cervejeira
Cerveja
Bebida alcoólica
Marketing plan
Trade marketing
Ambev
Beer market
topic Plano de marketing
Trade marketing
Ambev
Mercado cervejeiro
Plano de marketing
Indústria cervejeira
Cerveja
Bebida alcoólica
Marketing plan
Trade marketing
Ambev
Beer market
description A Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) foi a primeira multinacional brasileira no setor de bebidas. Hoje a corporação é líder do mercado cervejeiro no país e tem um portfólio com mais de 100 rótulos e 30 marcas de bebidas. Porém, a empresa tem perdido fatia de mercado à medida que seus concorrentes avançam e estima-se que parte desse processo seja devido à preferência mista da chamada geração Y pela marca. O objetivo deste trabalho foi elaborar um plano de trade marketing para a Ambev com o propósito de recuperar o market share da empresa dentro do mercado de cervejas. Para isso, foram utilizados uma pesquisa bibliográfica teórica, pesquisas exploratórias do ecossistema da empresa em portais da internet e por fim foi realizada uma análise dos dados com o auxílio da matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) a fim de identificar a melhor oportunidade de ação para a empresa. Assim surge o Ambev App, aplicativo multifuncional da marca, que integra as vendas online e físicas da empresa, e é a aposta do plano de trade marketing e conclusão desta monografia.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-12T14:18:45Z
2024-08-12T14:18:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/34073
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/34073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823617862795264