Estudo de caso ambev: plano de trade marketing digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34073 |
Resumo: | A Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) foi a primeira multinacional brasileira no setor de bebidas. Hoje a corporação é líder do mercado cervejeiro no país e tem um portfólio com mais de 100 rótulos e 30 marcas de bebidas. Porém, a empresa tem perdido fatia de mercado à medida que seus concorrentes avançam e estima-se que parte desse processo seja devido à preferência mista da chamada geração Y pela marca. O objetivo deste trabalho foi elaborar um plano de trade marketing para a Ambev com o propósito de recuperar o market share da empresa dentro do mercado de cervejas. Para isso, foram utilizados uma pesquisa bibliográfica teórica, pesquisas exploratórias do ecossistema da empresa em portais da internet e por fim foi realizada uma análise dos dados com o auxílio da matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) a fim de identificar a melhor oportunidade de ação para a empresa. Assim surge o Ambev App, aplicativo multifuncional da marca, que integra as vendas online e físicas da empresa, e é a aposta do plano de trade marketing e conclusão desta monografia. |
id |
UFF-2_5340ac082ff676166c6ca241b526a701 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/34073 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Estudo de caso ambev: plano de trade marketing digitalPlano de marketingTrade marketingAmbevMercado cervejeiroPlano de marketingIndústria cervejeiraCervejaBebida alcoólicaMarketing planTrade marketingAmbevBeer marketA Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) foi a primeira multinacional brasileira no setor de bebidas. Hoje a corporação é líder do mercado cervejeiro no país e tem um portfólio com mais de 100 rótulos e 30 marcas de bebidas. Porém, a empresa tem perdido fatia de mercado à medida que seus concorrentes avançam e estima-se que parte desse processo seja devido à preferência mista da chamada geração Y pela marca. O objetivo deste trabalho foi elaborar um plano de trade marketing para a Ambev com o propósito de recuperar o market share da empresa dentro do mercado de cervejas. Para isso, foram utilizados uma pesquisa bibliográfica teórica, pesquisas exploratórias do ecossistema da empresa em portais da internet e por fim foi realizada uma análise dos dados com o auxílio da matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) a fim de identificar a melhor oportunidade de ação para a empresa. Assim surge o Ambev App, aplicativo multifuncional da marca, que integra as vendas online e físicas da empresa, e é a aposta do plano de trade marketing e conclusão desta monografia.Ambev (America’s Beverage Company) was the first Brazilian multinational company in the beverage sector. Today, the corporation is the brewing market leader in the country and has a portfolio with more than 100 labels and 30 brands of beverages. However, Ambev has lost its market share as its competitors advance and it is estimated that part of this process is due to the mixed preference of the called generation y for the brand. The objective of this work was to elaborate a trade marketing plan for Ambev to recover the company's market share in the beer market. For this, theoretical bibliographic research and exploratory research of the company's ecosystem on the internet were performed, and finally, data analysis with the help of the SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) matrix was used to identify the best market action opportunity for Ambev. Therefore, the Ambev App was created, a multifunctional application of the brand that integrates the company's online and physical sales, and is the bet of the trade marketing plan, as well as the conclusion of this monograph.116 p.Murad, Eduardo GuerraAbreu, FernandaSaldanha , PatríciaFranklin, Laís Hallier2024-08-12T14:18:45Z2024-08-12T14:18:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34073CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-12T14:18:49Zoai:app.uff.br:1/34073Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:15.452437Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de caso ambev: plano de trade marketing digital |
title |
Estudo de caso ambev: plano de trade marketing digital |
spellingShingle |
Estudo de caso ambev: plano de trade marketing digital Franklin, Laís Hallier Plano de marketing Trade marketing Ambev Mercado cervejeiro Plano de marketing Indústria cervejeira Cerveja Bebida alcoólica Marketing plan Trade marketing Ambev Beer market |
title_short |
Estudo de caso ambev: plano de trade marketing digital |
title_full |
Estudo de caso ambev: plano de trade marketing digital |
title_fullStr |
Estudo de caso ambev: plano de trade marketing digital |
title_full_unstemmed |
Estudo de caso ambev: plano de trade marketing digital |
title_sort |
Estudo de caso ambev: plano de trade marketing digital |
author |
Franklin, Laís Hallier |
author_facet |
Franklin, Laís Hallier |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Murad, Eduardo Guerra Abreu, Fernanda Saldanha , Patrícia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franklin, Laís Hallier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de marketing Trade marketing Ambev Mercado cervejeiro Plano de marketing Indústria cervejeira Cerveja Bebida alcoólica Marketing plan Trade marketing Ambev Beer market |
topic |
Plano de marketing Trade marketing Ambev Mercado cervejeiro Plano de marketing Indústria cervejeira Cerveja Bebida alcoólica Marketing plan Trade marketing Ambev Beer market |
description |
A Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) foi a primeira multinacional brasileira no setor de bebidas. Hoje a corporação é líder do mercado cervejeiro no país e tem um portfólio com mais de 100 rótulos e 30 marcas de bebidas. Porém, a empresa tem perdido fatia de mercado à medida que seus concorrentes avançam e estima-se que parte desse processo seja devido à preferência mista da chamada geração Y pela marca. O objetivo deste trabalho foi elaborar um plano de trade marketing para a Ambev com o propósito de recuperar o market share da empresa dentro do mercado de cervejas. Para isso, foram utilizados uma pesquisa bibliográfica teórica, pesquisas exploratórias do ecossistema da empresa em portais da internet e por fim foi realizada uma análise dos dados com o auxílio da matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) a fim de identificar a melhor oportunidade de ação para a empresa. Assim surge o Ambev App, aplicativo multifuncional da marca, que integra as vendas online e físicas da empresa, e é a aposta do plano de trade marketing e conclusão desta monografia. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-12T14:18:45Z 2024-08-12T14:18:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34073 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823617862795264 |