Química e música: o uso de paródias como instrumento de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Gabriel Tavares de Almeida
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32640
Resumo: A música está fortemente presente na vida das pessoas, sendo uma ferramenta extremamente útil no ensino. Esse trabalho busca aproveitar-se da música como instrumento facilitador da aprendizagem em química. Para isso, foi proposto aos alunos de duas turmas de 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública e federal do município de Niterói que fossem produzidas paródias musicais de canções de livre escolha, versando sobre o conteúdo das quatro principais funções inorgânicas (ácido, base, sal e óxido). Cada grupo, tendo ficado responsável por uma função inorgânica, fez uma apresentação da paródia criada para a classe. Ao final foi aplicado aos estudantes um questionário opinativo. Foi possível concluir com esse trabalho que o uso de paródias musicais pode ser um instrumento facilitador para o ensino de química. No entanto, o professor deve se atentar ao perfil da turma para estimar se essa abordagem poderá ser viável.
id UFF-2_5371a20478a8e4f40f90d53130ee038f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32640
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Química e música: o uso de paródias como instrumento de aprendizagemParódias musicaisFunções inorgânicasEnsino de químicaMúsica na educaçãoAprendizagem por atividadesRecurso didáticoAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoEstudante do ensino médioMusical parodiesInorganic functionsChemistry teachingA música está fortemente presente na vida das pessoas, sendo uma ferramenta extremamente útil no ensino. Esse trabalho busca aproveitar-se da música como instrumento facilitador da aprendizagem em química. Para isso, foi proposto aos alunos de duas turmas de 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública e federal do município de Niterói que fossem produzidas paródias musicais de canções de livre escolha, versando sobre o conteúdo das quatro principais funções inorgânicas (ácido, base, sal e óxido). Cada grupo, tendo ficado responsável por uma função inorgânica, fez uma apresentação da paródia criada para a classe. Ao final foi aplicado aos estudantes um questionário opinativo. Foi possível concluir com esse trabalho que o uso de paródias musicais pode ser um instrumento facilitador para o ensino de química. No entanto, o professor deve se atentar ao perfil da turma para estimar se essa abordagem poderá ser viável.Music is strongly present in people's lives, being an extremely useful tool in teaching. This work seeks to use music as an instrument to facilitate learning in chemistry. To this end, students from two 10th grade high school classes at a public and federal school in Niterói city were asked to produce musical parodies of songs of their choice, dealing with the content of the four main inorganic compounds classes (acid, base, salt, and oxide). Each group, having been held responsible for one type of inorganic compound, presented the created parodies to the class. At the end, an opinion questionnaire was assigned to the students. It was possible to conclude from this work that the use of musical parodies can be a facilitating instrument for teaching chemistry. However, the teacher ought to pay attention to the class profile to estimate whether this approach could be feasible.56 f.Marques, Marcelo MonteiroSilva, Júlio César Martins daCosta, Leonardo Moreira daPinto, Gabriel Tavares de Almeida2024-03-07T14:18:55Z2024-03-07T14:18:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPINTO, Gabriel Tavares de Almeida. Química e música: o uso de paródias como instrumento de aprendizagem. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32640CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-03-07T14:19:00Zoai:app.uff.br:1/32640Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:06.934967Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Química e música: o uso de paródias como instrumento de aprendizagem
title Química e música: o uso de paródias como instrumento de aprendizagem
spellingShingle Química e música: o uso de paródias como instrumento de aprendizagem
Pinto, Gabriel Tavares de Almeida
Paródias musicais
Funções inorgânicas
Ensino de química
Música na educação
Aprendizagem por atividades
Recurso didático
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Estudante do ensino médio
Musical parodies
Inorganic functions
Chemistry teaching
title_short Química e música: o uso de paródias como instrumento de aprendizagem
title_full Química e música: o uso de paródias como instrumento de aprendizagem
title_fullStr Química e música: o uso de paródias como instrumento de aprendizagem
title_full_unstemmed Química e música: o uso de paródias como instrumento de aprendizagem
title_sort Química e música: o uso de paródias como instrumento de aprendizagem
author Pinto, Gabriel Tavares de Almeida
author_facet Pinto, Gabriel Tavares de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Marcelo Monteiro
Silva, Júlio César Martins da
Costa, Leonardo Moreira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Gabriel Tavares de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Paródias musicais
Funções inorgânicas
Ensino de química
Música na educação
Aprendizagem por atividades
Recurso didático
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Estudante do ensino médio
Musical parodies
Inorganic functions
Chemistry teaching
topic Paródias musicais
Funções inorgânicas
Ensino de química
Música na educação
Aprendizagem por atividades
Recurso didático
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Estudante do ensino médio
Musical parodies
Inorganic functions
Chemistry teaching
description A música está fortemente presente na vida das pessoas, sendo uma ferramenta extremamente útil no ensino. Esse trabalho busca aproveitar-se da música como instrumento facilitador da aprendizagem em química. Para isso, foi proposto aos alunos de duas turmas de 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública e federal do município de Niterói que fossem produzidas paródias musicais de canções de livre escolha, versando sobre o conteúdo das quatro principais funções inorgânicas (ácido, base, sal e óxido). Cada grupo, tendo ficado responsável por uma função inorgânica, fez uma apresentação da paródia criada para a classe. Ao final foi aplicado aos estudantes um questionário opinativo. Foi possível concluir com esse trabalho que o uso de paródias musicais pode ser um instrumento facilitador para o ensino de química. No entanto, o professor deve se atentar ao perfil da turma para estimar se essa abordagem poderá ser viável.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-07T14:18:55Z
2024-03-07T14:18:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, Gabriel Tavares de Almeida. Química e música: o uso de paródias como instrumento de aprendizagem. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32640
identifier_str_mv PINTO, Gabriel Tavares de Almeida. Química e música: o uso de paródias como instrumento de aprendizagem. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823721711665152