A metáfora do canal no contexto da comunicação digital: uma questão de reenquadramento?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9995 |
Resumo: | Tendo como base teórica a Linguística Cognitiva (GEERARDTS, 2006; FERRARI, 2014), este estudo tem como foco a Metáfora do Canal, proposta por Reddy (1979); mais especificamente, trata da relação entre a Metáfora do Canal e as novas formas de comunicação digital. Com a evolução da internet e a propagação das mídias sociais, o processo comunicativo tem sofrido algumas transformações, o que ocasiona mudanças também na maneira como as pessoas pensam e falam sobre a comunicação em si. Nesse sentido, seguindo os pressupostos da Linguística Cognitiva, acreditamos que a rede lexical acionada para se falar sobre um dado fenômeno revela as conceptualizações que constroem, cognitivamente, esse fenômeno. Investigar essas formas linguísticas emergentes e a maneira que se inserem no frame da Metáfora do Canal, ou, de alguma forma, o transformam, é, portanto, a proposta principal da presente pesquisa. Para tanto, foi empregada a Linguística de Corpus para analisar as possíveis instanciações da Metáfora do Canal no contexto digital de comunicação. A análise foi realizada com os colocados presentes no Corpus do Português (Corpus Geral e Corpus Web). Os resultados encontrados indicam que alguns termos, como os verbos “postar” e “publicar”, foram recrutados para o contexto digital de comunicação, representando, assim, a maneira como as pessoas pensam e falam sobre o processo comunicativo nesse meio : como “compartilhamento de mensagens”. Nesse sentido, pode-se concluir que o frame da Metáfora da Canal parece estar sendo atualizado e adaptado ao meio digital de comunicação, porém a ideia base desse frame (transmissão de ideias) ainda permanece presente nesse novo contexto comunicativo |
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A metáfora do canal no contexto da comunicação digital: uma questão de reenquadramento?LinguísticaSemântica cognitivaMetáfora do canalComunicação digitalProdução IntelectualLinguísticaComunicação digitalSemânticaConduit metaphorDigital communicationCognitive linguisticsTendo como base teórica a Linguística Cognitiva (GEERARDTS, 2006; FERRARI, 2014), este estudo tem como foco a Metáfora do Canal, proposta por Reddy (1979); mais especificamente, trata da relação entre a Metáfora do Canal e as novas formas de comunicação digital. Com a evolução da internet e a propagação das mídias sociais, o processo comunicativo tem sofrido algumas transformações, o que ocasiona mudanças também na maneira como as pessoas pensam e falam sobre a comunicação em si. Nesse sentido, seguindo os pressupostos da Linguística Cognitiva, acreditamos que a rede lexical acionada para se falar sobre um dado fenômeno revela as conceptualizações que constroem, cognitivamente, esse fenômeno. Investigar essas formas linguísticas emergentes e a maneira que se inserem no frame da Metáfora do Canal, ou, de alguma forma, o transformam, é, portanto, a proposta principal da presente pesquisa. Para tanto, foi empregada a Linguística de Corpus para analisar as possíveis instanciações da Metáfora do Canal no contexto digital de comunicação. A análise foi realizada com os colocados presentes no Corpus do Português (Corpus Geral e Corpus Web). Os resultados encontrados indicam que alguns termos, como os verbos “postar” e “publicar”, foram recrutados para o contexto digital de comunicação, representando, assim, a maneira como as pessoas pensam e falam sobre o processo comunicativo nesse meio : como “compartilhamento de mensagens”. Nesse sentido, pode-se concluir que o frame da Metáfora da Canal parece estar sendo atualizado e adaptado ao meio digital de comunicação, porém a ideia base desse frame (transmissão de ideias) ainda permanece presente nesse novo contexto comunicativoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorBased on the theory of Cognitive Linguistics (GEERARDTS, 2006; FERRARI, 2014), this study focuses on the Conduit Metaphor, proposed by Reddy (1979); more specifically, it aims to discuss the relationship between the Conduit Metaphor and the new means of digital communication. With the evolution of the Internet and social media propagation, the communicative process has undergone some changes, which, in turn, affects the way people think and talk about communication itself. In this regard, following the assumptions of Cognitive Linguistics, we believe that the lexical network activated to talk about a given phenomenon reveals the conceptualizations that build, cognitively, this phenomenon. Investigating these emerging linguistic forms and the way they fit into the frame of the Conduit Metaphor or, somehow, transform it, is the main aim of the present research. To explore this goal, Corpus Linguistics was employed to analyze the possible instantiations of the Conduit Metaphor in communication digital contexts. The analysis was carried out with the collocates present in the “Corpus of Portuguese” (General Corpus and Corpus Web). The results found indicate that some terms, such as the verbs “post” and “publish”, were recruited to digital context communication, representing, thus, the way people think and talk about the communicative process in this context - such as “message sharing”. It is possible to conclude, therefore, that the Conduit Metaphor frame seems to have been updated and adapted to the digital context of communication; nonetheless, the basic idea of this frame (transmission of ideas) is still present in this new communicative context100 f.Vereza, Solange CoelhoSaliés, Tânia Mara GastãoSheperd, Tania Maria GranjaVereza, Solange CoelhoMattos, Mayara de Araújo2019-06-17T15:27:29Z2019-06-17T15:27:29Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9995CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-17T21:15:35Zoai:app.uff.br:1/9995Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-17T21:15:35Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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