Soldados de Salamina: uma aventura na história ou uma história de aventura?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8756 |
Resumo: | A presente dissertação pretende fazer uma análise de algumas características presentes em Soldados de Salamina, do escritor espanhol Javier Cercas. Trata-se de uma narrativa recente, publicada em 2001, em Barcelona, Espanha. Nós nos propomos investigar a diversidade de gêneros literários encontrados e delimitar seu enfoque ao longo dos três capítulos que compõem a obra. Cercas sinaliza para a necessidade das novas estratégias narrativas, condicionadas pelas transformações ocorridas no processo de escritura e de leitura. As aparições desse escritor em sua ficção confirmam uma tendência da literatura atual que consiste em sua tripla função: de autor, de narrador e de protagonista, sem, no entanto, deixar de ser um relato de ficção. O objetivo da pesquisa é averiguar a relação existente entre o romance de extração histórica, o uso da memória, o hibridismo narrativo com o pensamento da Espanha atual. Para isso, estabelecemos relações com os textos ficcionais, críticos e híbridos em nossa reflexão. Ao valer-se dessa articulação, Javier Cercas faz ecoar, de modo sutil, a manifestação de dar voz aos anônimos que lutam e morrem na guerra, mas seus atos, não reconhecidos publicamente, podem ganhar vida se forem lembrados nas páginas de um livro. A busca de novas estratégias narrativas, em nossa proposta, explica a crítica da realidade do mundo que envolve a literatura e a exaltação ao leitor, que se torna companheiro do escritor nessa viagem pela estrada literária |
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Soldados de Salamina: uma aventura na história ou uma história de aventura?Narrativa híbridaRomance de extração históricaJavier CercasSoldados de SalaminaLiteratura espanhola; história e críticaNarrativaFicção históricaCercas, Javier, 1962-Narrativa híbridaRomance de extracción históricaSoldados de SalaminaA presente dissertação pretende fazer uma análise de algumas características presentes em Soldados de Salamina, do escritor espanhol Javier Cercas. Trata-se de uma narrativa recente, publicada em 2001, em Barcelona, Espanha. Nós nos propomos investigar a diversidade de gêneros literários encontrados e delimitar seu enfoque ao longo dos três capítulos que compõem a obra. Cercas sinaliza para a necessidade das novas estratégias narrativas, condicionadas pelas transformações ocorridas no processo de escritura e de leitura. As aparições desse escritor em sua ficção confirmam uma tendência da literatura atual que consiste em sua tripla função: de autor, de narrador e de protagonista, sem, no entanto, deixar de ser um relato de ficção. O objetivo da pesquisa é averiguar a relação existente entre o romance de extração histórica, o uso da memória, o hibridismo narrativo com o pensamento da Espanha atual. Para isso, estabelecemos relações com os textos ficcionais, críticos e híbridos em nossa reflexão. Ao valer-se dessa articulação, Javier Cercas faz ecoar, de modo sutil, a manifestação de dar voz aos anônimos que lutam e morrem na guerra, mas seus atos, não reconhecidos publicamente, podem ganhar vida se forem lembrados nas páginas de um livro. A busca de novas estratégias narrativas, em nossa proposta, explica a crítica da realidade do mundo que envolve a literatura e a exaltação ao leitor, que se torna companheiro do escritor nessa viagem pela estrada literáriaEste trabajo se propone a hacer un análisis de algunas características de Soldados de Salamina, del escritor español Javier Cercas. Se trata de una narrativa reciente publicada en el año de 2001, en Barcelona, España. Se investigará la diversidad de géneros literarios encontrados y se delimitará su ocurrencia en los capítulos que componen la obra. Cercas apunta para la necesidad del uso de nuevas técnicas narrativas debido a las transformaciones ocurridas en el proceso de escritura y lectura. Una de las técnicas es la inclusión del autor en sus textos que ejerce las funciones de autor/narrador/protagonista, tendencia que acompaña la literatura actual. Nuestro objetivo es verificar la relación entre la novela de extracción histórica, el uso de la memoria y el género híbrido de acuerdo con el panorama literario en España. Javier Cercas busca con esta articulación dar voz a los silenciados por la guerra, al echar mano de nuevas estrategias narrativas. Además de hacer una crítica a la realidad del contexto literario e invita al lector a participar de la construcción del texto111f.Nascimento, Magnólia Brasil Barbosa doPeres, Lygia Rodrigues ViannaNeres, Jorge PauloMota, Rosana Silva da2019-02-27T14:21:31Z2019-02-27T14:21:31Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8756openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-14T19:16:43Zoai:app.uff.br:1/8756Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-14T19:16:43Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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