Soldados de Salamina: uma aventura na história ou uma história de aventura?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Rosana Silva da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8756
Resumo: A presente dissertação pretende fazer uma análise de algumas características presentes em Soldados de Salamina, do escritor espanhol Javier Cercas. Trata-se de uma narrativa recente, publicada em 2001, em Barcelona, Espanha. Nós nos propomos investigar a diversidade de gêneros literários encontrados e delimitar seu enfoque ao longo dos três capítulos que compõem a obra. Cercas sinaliza para a necessidade das novas estratégias narrativas, condicionadas pelas transformações ocorridas no processo de escritura e de leitura. As aparições desse escritor em sua ficção confirmam uma tendência da literatura atual que consiste em sua tripla função: de autor, de narrador e de protagonista, sem, no entanto, deixar de ser um relato de ficção. O objetivo da pesquisa é averiguar a relação existente entre o romance de extração histórica, o uso da memória, o hibridismo narrativo com o pensamento da Espanha atual. Para isso, estabelecemos relações com os textos ficcionais, críticos e híbridos em nossa reflexão. Ao valer-se dessa articulação, Javier Cercas faz ecoar, de modo sutil, a manifestação de dar voz aos anônimos que lutam e morrem na guerra, mas seus atos, não reconhecidos publicamente, podem ganhar vida se forem lembrados nas páginas de um livro. A busca de novas estratégias narrativas, em nossa proposta, explica a crítica da realidade do mundo que envolve a literatura e a exaltação ao leitor, que se torna companheiro do escritor nessa viagem pela estrada literária
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