Diálogos em movimento: reverberações sobre as potencialidades do corpo coletivo na dança afro
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9594 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a refletir sobre as potências do grupo de dança afro Diálogos em Movimento com Ludmilla Almeida. Enfatizando a analise sobre o aprendizado coletivo, averiguando as potencialidades políticas de descolonização através do corpo na sua legitimação enquanto espaço de produção de saber. Dessa forma nos aproximamos de concepções de existência não eurocêntricas, concebendo o corpo holístico, sem separação hierárquica de “corpo” e “mente”. Compreendendo que o aprendizado pode ser muito potente quando se evidencia o corpo e o coletivo como agentes primordiais, buscamos na sincronia da dança, produzir um comum na diferença, e trazer legitimidade aos saberes afrodescendentes |
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Diálogos em movimento: reverberações sobre as potencialidades do corpo coletivo na dança afroDança afroEducaçãoCorpo-arquivoEducaçãoDançaCorpo humanoCultura afrobrasileiraAfro danceEducationBody-archiveEste trabalho se propõe a refletir sobre as potências do grupo de dança afro Diálogos em Movimento com Ludmilla Almeida. Enfatizando a analise sobre o aprendizado coletivo, averiguando as potencialidades políticas de descolonização através do corpo na sua legitimação enquanto espaço de produção de saber. Dessa forma nos aproximamos de concepções de existência não eurocêntricas, concebendo o corpo holístico, sem separação hierárquica de “corpo” e “mente”. Compreendendo que o aprendizado pode ser muito potente quando se evidencia o corpo e o coletivo como agentes primordiais, buscamos na sincronia da dança, produzir um comum na diferença, e trazer legitimidade aos saberes afrodescendentesThis work aims to reflect on the potencies of the Afro dance group Dialogues in Motion with Ludmilla Almeida. Emphasizing the analysis on collective learning, ascertaining the political potentialities of decolonization through the body in its legitimation as a space of knowledge production. In this way we approach non-Eurocentric conceptions of existence, conceiving the holistic body, without hierarchical separation of "body" and "mind". Understanding that learning can be very potent when the body and the collective are shown as primordial agents, we seek to synchronize dance, produce a common in difference, and bring legitimacy to Afrodescendant knowledgeTavares, Julio César de SouzaRios, Flávia MateusAlmeida, LudmillaPimenta, VitorPetry, Hélène CécileCaetano, Ainoa Nuñez2019-05-22T16:59:32Z2019-05-22T16:59:32Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9594Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-14T16:38:33Zoai:app.uff.br:1/9594Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:54.878528Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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