A contribuição da pesquisa de satisfação para a gestão da informação e do conhecimento: um estudo de caso na biblioteca do Instituto de Química da UFRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Isabela de Melo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Soares, Charlene Carvalho, Martins, Paulo Araujo de Paula
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15586
Resumo: Com a Era da Informação, o mundo corporativo e as instituições de ensino têm debatido bastante sobre a importância da Gestão da Informação e do Conhecimento. As organizações perceberam que é preciso adotar novas práticas para conseguir atender as demandas dos clientes. Para isso, é necessário elaborar estratégias baseadas em informações precisas e de qualidade. Essas informações deverão ser geridas e difundidas para que o conhecimento seja estabelecido nos diferentes níveis hierárquicos da empresa. Nessa perspectiva, a biblioteca pública, apesar de não ter fins lucrativos, pode ser entendida como uma organização, que necessita ser administrada para atender as solicitações dos usuários. Assim, a aplicação de ferramentas e técnicas administrativas com origem no mercado contribuem para avaliar e melhorar os serviços disponibilizados. As unidades de informação precisam conhecer as necessidades de seu público-alvo para satisfazê-las. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo gerar informações a partir dos dados obtidos por meio de uma pesquisa de satisfação com os usuários da biblioteca do Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A ideia central foi identificar os gaps e estabelecer os serviços que necessitam de ações para promovê-los.
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