Consulta por telefone em pacientes com insuficiência cardíaca crônica de uma clinica especializada: estudo quase - experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Lyvia da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2606
Resumo: Objetivos: Verificar as características clínicas e sócio demográficas de pacientes com insuficiência cardíaca crônica acompanhados em uma clínica especializada; avaliar a adesão ao tratamento, autocuidado e qualidade de vida, antes e após a intervenção de enfermagem consulta por telefone em pacientes com insuficiência cardíaca crônica, acompanhados em uma clínica especializada. MÉTODO: Estudo quase-experimental antes-depois, com 14 pacientes de uma clínica especializada em tratamento de insuficiência cardíaca, Niterói. Os escores de Adesão ao Tratamento, Autocuidado (manutenção, manejo e confiança) e Qualidade de Vida foram os desfechos avaliados nos pacientes por questionários validados antes e após a intervenção telefônica. RESULTADOS: Dos 14 pacientes, 9 (64,3%) eram do sexo masculino, 11 (78,6%) casados/amasiados, com idade média de 64,8±8,7 anos, renda de R$ 936,00 e tempo de escolaridade de cinco anos, 7 (50%) aposentados. Possuem classe funcional II 7 (50%), 10 (71,4%) etiologia hipertensiva, sendo as comorbidades mais frequentes hipertensão arterial 13 (92,9%), e o infarto agudo do miocárdio (35,7). Foi observada melhora na adesão ao tratamento (p<0,0001), na manutenção (p=0,002), manejo (p<0,0001) e na confiança do autocuidado (p=0,004). CONCLUSÃO: A melhora das habilidades para o autocuidado e adesão após a consulta telefônica de enfermagem mostram que esta intervenção pode trazer resultados clínicos benéficos
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