A infância multifacetada: representações e práticas discursivas no Paraná do início do século XX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26426 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar as representações de infância no Paraná do início do século XX. Discute a construção histórica do conceito “menor” e como esse vocábulo foi utilizado nos artigos do Jornal O Pharol, no início da década de 1920. Analisa também as representações de infância existentes na revista paranista Illustração Paranaense, por meio das fotografias ali editadas, que difundem um único perfil de criança: branca e pertencente à classe dominante. Essa revista foi a principal publicação do movimento paranista nos anos de 1927-1930. Na seqüência, explana o projeto da “Colônia Infantil Agrícola”, proposta pelo principal “líder” do movimento acima citado (Romário Martins), ao atuar como deputado estadual (1909). O projeto foi apresentado sob a justificativa de que o ensino agrícola era “o mais eficaz agente educativo” e destinava-se ao “menor desvalido”. Analisar a estigmatização das crianças enquanto “menor”, bem como os mecanismos de segregação, a que elas seriam submetidas na Colônia Agrícola, é um dos objetivos principais desta pesquisa, que compreende como estigma um processo relacional, um atributo depreciativo sempre em relação a um outro(s). |
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A infância multifacetada: representações e práticas discursivas no Paraná do início do século XXInfância“Menor”RetidãoDisciplinaInfância -- aspecto socialInfânciaHistóriaChildhood“Minor”CharacterDisciplineEsta pesquisa tem por objetivo analisar as representações de infância no Paraná do início do século XX. Discute a construção histórica do conceito “menor” e como esse vocábulo foi utilizado nos artigos do Jornal O Pharol, no início da década de 1920. Analisa também as representações de infância existentes na revista paranista Illustração Paranaense, por meio das fotografias ali editadas, que difundem um único perfil de criança: branca e pertencente à classe dominante. Essa revista foi a principal publicação do movimento paranista nos anos de 1927-1930. Na seqüência, explana o projeto da “Colônia Infantil Agrícola”, proposta pelo principal “líder” do movimento acima citado (Romário Martins), ao atuar como deputado estadual (1909). O projeto foi apresentado sob a justificativa de que o ensino agrícola era “o mais eficaz agente educativo” e destinava-se ao “menor desvalido”. Analisar a estigmatização das crianças enquanto “menor”, bem como os mecanismos de segregação, a que elas seriam submetidas na Colônia Agrícola, é um dos objetivos principais desta pesquisa, que compreende como estigma um processo relacional, um atributo depreciativo sempre em relação a um outro(s).This work aims to analyze representations of childhood in Paraná in the beginning of the 20th century . It also discusses the historical concept of “minor” and how this word was used in articles in the newspaper “O Pharol” in the early 20’s. It analyzes the representations of childhood existing in the “paranista” magazine “Illustração Paranaense”, by using photographs published in it, which spread a unique profile of a white child belonging to a dominant class. This magazine was the main issue of the “paranista” movement from 1927 to 1930. Afterwards, this work explains the project of “Colônia Infantil Agrícola” (infantile agricultural colony) proposed by the main leader of this movement- Romário Martins, as a deputy of the estate of Paraná (1909). Such project was presented as being “the most efficient educational agent” and was addressed to the underprivileged “minor”. Analyzing the stigmatization of children as “minors” as well as the mechanisms of casting to which they would be submitted in the colony (colônia agrícola) is one of the main goals of this work, which comprehends as stigma a relational process, a depreciative feature, always related to others.113 p.Olinto, Beatriz AnselmoMariano, Hélvio AlexandreMotta, Márcia Maria MenendesSilva, Patrícia Terezinha da2022-10-07T13:00:46Z2022-10-07T13:00:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Patrícia Terezinha da. A infância multifacetada : representações e práticas discursivas no Paraná do início do século XX. 2007. 113 f. Dissertação (Mestrado em ) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de História, Universidade Federal Fluminense, Guarapuava, 2007.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26426pt_BRporCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-07T13:00:50Zoai:app.uff.br:1/26426Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:09.484737Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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