A multi-idade como forma de repensar o currículo na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Raysa Nunes Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16033
Resumo: Este trabalho monográfico trata-se de um relato de experiência sobre a proposta pedagógica que vem sendo desenvolvida na creche UFF, localizada na Universidade Federal Fluminense desde 2015. A instituição atende cerca de 60 crianças de três a cinco anos e onze meses, tendo como objetivo principal buscar novas formas de pensar, organizar e construir o currículo na educação infantil, por meio da proposta da multi-idade (MATA, 2015). A potencialidade do trabalho com crianças de diferentes idades permite a reflexão crítica sobre lógicas lineares e homogêneas do desenvolvimento e das aprendizagens infantis. Para elaboração das reflexões sobre a multi-idade, currículo e desenvolvimento infantil, tomaram-se como referencial teórico Adriana Santos da Mata, Paulo Freire e Vigotski. As experiências e os relatos apresentados neste trabalho apropriam-se de princípios da pesquisa qualitativa, com viés etnográfico por meio de aproximações e interações entre a universidade e a escola pública através de projetos como o projeto de extensão e programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
id UFF-2_55e9e2a5a65013b665c1f61469dbd717
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16033
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A multi-idade como forma de repensar o currículo na educação infantilCurrículoEducação infantilMulti-idadeEducação infantilCurrículo escolarMulti-idade na educação infantilCurriculumChildren’s educationMulti-ageEste trabalho monográfico trata-se de um relato de experiência sobre a proposta pedagógica que vem sendo desenvolvida na creche UFF, localizada na Universidade Federal Fluminense desde 2015. A instituição atende cerca de 60 crianças de três a cinco anos e onze meses, tendo como objetivo principal buscar novas formas de pensar, organizar e construir o currículo na educação infantil, por meio da proposta da multi-idade (MATA, 2015). A potencialidade do trabalho com crianças de diferentes idades permite a reflexão crítica sobre lógicas lineares e homogêneas do desenvolvimento e das aprendizagens infantis. Para elaboração das reflexões sobre a multi-idade, currículo e desenvolvimento infantil, tomaram-se como referencial teórico Adriana Santos da Mata, Paulo Freire e Vigotski. As experiências e os relatos apresentados neste trabalho apropriam-se de princípios da pesquisa qualitativa, com viés etnográfico por meio de aproximações e interações entre a universidade e a escola pública através de projetos como o projeto de extensão e programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)This thesis discusses the reporto f experience concerning the pedagogical proposal, whích has been under development in the UFF Nursery school, located in the Universidade Federal Fluminense, since 2015. The institution provides for arourd 60 children, between the ages of three and five years and elever morths, its main objective being to find new ways of thinking about, organizing and building the curriculum for children’s education, by mears of the proposal of multi-age (MATA,2015). The potentiality of the work with children of diferente ages, allows for a critical reflection on the linear and homogeneous logic of the development and learning of children. In order to make observations concerning multi-age, curriculum and the development of children, as a theoretical background, Adriana Santos da Mata, Paulo Freire and Vigotski were referred to. The experiences and reports presented in this work are based on the principles of qualitative research, with na ethnographic focus, by means of the contact and intectíon betweer the extension project, and programs like PIBID (Institutional Program of Scholarships for Beginner Teachers)Pérez, Carmen Lúcia VidalMartins, André AntunesRosa, Raysa Nunes Ferreira2020-11-22T15:22:22Z2020-11-22T15:22:22Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16033http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-14T16:51:23Zoai:app.uff.br:1/16033Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:13.998076Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A multi-idade como forma de repensar o currículo na educação infantil
title A multi-idade como forma de repensar o currículo na educação infantil
spellingShingle A multi-idade como forma de repensar o currículo na educação infantil
Rosa, Raysa Nunes Ferreira
Currículo
Educação infantil
Multi-idade
Educação infantil
Currículo escolar
Multi-idade na educação infantil
Curriculum
Children’s education
Multi-age
title_short A multi-idade como forma de repensar o currículo na educação infantil
title_full A multi-idade como forma de repensar o currículo na educação infantil
title_fullStr A multi-idade como forma de repensar o currículo na educação infantil
title_full_unstemmed A multi-idade como forma de repensar o currículo na educação infantil
title_sort A multi-idade como forma de repensar o currículo na educação infantil
author Rosa, Raysa Nunes Ferreira
author_facet Rosa, Raysa Nunes Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pérez, Carmen Lúcia Vidal
Martins, André Antunes
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Raysa Nunes Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Educação infantil
Multi-idade
Educação infantil
Currículo escolar
Multi-idade na educação infantil
Curriculum
Children’s education
Multi-age
topic Currículo
Educação infantil
Multi-idade
Educação infantil
Currículo escolar
Multi-idade na educação infantil
Curriculum
Children’s education
Multi-age
description Este trabalho monográfico trata-se de um relato de experiência sobre a proposta pedagógica que vem sendo desenvolvida na creche UFF, localizada na Universidade Federal Fluminense desde 2015. A instituição atende cerca de 60 crianças de três a cinco anos e onze meses, tendo como objetivo principal buscar novas formas de pensar, organizar e construir o currículo na educação infantil, por meio da proposta da multi-idade (MATA, 2015). A potencialidade do trabalho com crianças de diferentes idades permite a reflexão crítica sobre lógicas lineares e homogêneas do desenvolvimento e das aprendizagens infantis. Para elaboração das reflexões sobre a multi-idade, currículo e desenvolvimento infantil, tomaram-se como referencial teórico Adriana Santos da Mata, Paulo Freire e Vigotski. As experiências e os relatos apresentados neste trabalho apropriam-se de princípios da pesquisa qualitativa, com viés etnográfico por meio de aproximações e interações entre a universidade e a escola pública através de projetos como o projeto de extensão e programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-11-22T15:22:22Z
2020-11-22T15:22:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/16033
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823689531916288