A dança no contexto: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Camilla Rocha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10587
Resumo: O balé clássico, atualmente, é visto como base de aprendizado para as demais danças. Essa realidade gera dificuldades em introduzir o conteúdo dança na escola, já que a modalidade, vista como primeira opção, é elitizada e possui regras bem rígidas. Este trabalho, apresentado como relato de experiência, baseia-se na proposta de Isabel Marques, dança no contexto, onde o propósito é abrir possibilidades para que professores e alunos expandam e aprofundem os conteúdos de dança e possam relacioná-los a seus cotidianos. Neste sentido, tivemos como objetivo aplicar um pequeno projeto, baseado na desconstrução de um contexto vivido por um grupo de alunas (espetáculo de final de ano) a partir de um tema da cultura corporal infantil (brinquedo cantado). No confronto entre estas duas realidades, produziu-se uma nova narrativa, agora feita de uma forma autoral por parte das alunas envolvidas
id UFF-2_5668bbf6cb6a36d237fa6b0b2ad8956b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10587
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A dança no contexto: um relato de experiênciaBalé clássicoDança na escolaDança no contextoDança na educaçãoBaléClassis balletDance at schoolDance at contextO balé clássico, atualmente, é visto como base de aprendizado para as demais danças. Essa realidade gera dificuldades em introduzir o conteúdo dança na escola, já que a modalidade, vista como primeira opção, é elitizada e possui regras bem rígidas. Este trabalho, apresentado como relato de experiência, baseia-se na proposta de Isabel Marques, dança no contexto, onde o propósito é abrir possibilidades para que professores e alunos expandam e aprofundem os conteúdos de dança e possam relacioná-los a seus cotidianos. Neste sentido, tivemos como objetivo aplicar um pequeno projeto, baseado na desconstrução de um contexto vivido por um grupo de alunas (espetáculo de final de ano) a partir de um tema da cultura corporal infantil (brinquedo cantado). No confronto entre estas duas realidades, produziu-se uma nova narrativa, agora feita de uma forma autoral por parte das alunas envolvidasPresently, the classic ballet, is seen as a basic learning for all the types of dances. This reality generates some difficults to introduce the dance contents at school, as this modality, seen as first option, it’s not for all and has tough rules.This work, presented as an experience report, is based on the proposal of Isabel Marques, “Dança no contexto”, where the purpose is to open possibilities, that, teachers and students expand and deepen the content of dance and can relate to theirs daily life. This way, we have as a goal, apply a small project, based on a desconstruction of a lived context by a group of student girls (end of year show), from a child’s body culture theme (sung toy). In confrontation between this two realities, was produced a new narrative, made by the student girls involvedCorreia, Adriana MartinsDutra, Maria Cristina MoreiraCopollilo, Martha Lenora QueirozNogueira, Camilla Rocha2019-07-26T15:27:08Z2019-07-26T15:27:08Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNOGUEIRA, Camilla Rocha. A dança no contexto: um relato de experiência. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/10587http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-05T18:32:12Zoai:app.uff.br:1/10587Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:58.377349Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A dança no contexto: um relato de experiência
title A dança no contexto: um relato de experiência
spellingShingle A dança no contexto: um relato de experiência
Nogueira, Camilla Rocha
Balé clássico
Dança na escola
Dança no contexto
Dança na educação
Balé
Classis ballet
Dance at school
Dance at context
title_short A dança no contexto: um relato de experiência
title_full A dança no contexto: um relato de experiência
title_fullStr A dança no contexto: um relato de experiência
title_full_unstemmed A dança no contexto: um relato de experiência
title_sort A dança no contexto: um relato de experiência
author Nogueira, Camilla Rocha
author_facet Nogueira, Camilla Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Adriana Martins
Dutra, Maria Cristina Moreira
Copollilo, Martha Lenora Queiroz
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Camilla Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Balé clássico
Dança na escola
Dança no contexto
Dança na educação
Balé
Classis ballet
Dance at school
Dance at context
topic Balé clássico
Dança na escola
Dança no contexto
Dança na educação
Balé
Classis ballet
Dance at school
Dance at context
description O balé clássico, atualmente, é visto como base de aprendizado para as demais danças. Essa realidade gera dificuldades em introduzir o conteúdo dança na escola, já que a modalidade, vista como primeira opção, é elitizada e possui regras bem rígidas. Este trabalho, apresentado como relato de experiência, baseia-se na proposta de Isabel Marques, dança no contexto, onde o propósito é abrir possibilidades para que professores e alunos expandam e aprofundem os conteúdos de dança e possam relacioná-los a seus cotidianos. Neste sentido, tivemos como objetivo aplicar um pequeno projeto, baseado na desconstrução de um contexto vivido por um grupo de alunas (espetáculo de final de ano) a partir de um tema da cultura corporal infantil (brinquedo cantado). No confronto entre estas duas realidades, produziu-se uma nova narrativa, agora feita de uma forma autoral por parte das alunas envolvidas
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-07-26T15:27:08Z
2019-07-26T15:27:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOGUEIRA, Camilla Rocha. A dança no contexto: um relato de experiência. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10587
identifier_str_mv NOGUEIRA, Camilla Rocha. A dança no contexto: um relato de experiência. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823601974771712