Avaliação de desempenho por múltiplas fontes: a percepção dos gestores de uma autarquia federal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/3973 |
Resumo: | A implementação da avaliação por múltiplas fontes, realizada pela administração pública federal, introduziu mudanças significativas na avaliação de desempenho no setor público, ao se considerar que novos avaliadores foram inseridos no processo (pares, subordinados e o próprio servidor). O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção dos gestores de avaliação de uma autarquia federal acerca dessa nova sistemática implementada, utilizando-se um estudo de caso e a aplicação de um questionário eletrônico semiestruturado. A amostra de gestores foi selecionada por acessibilidade e tipicidade. Os resultados apontam que a maioria dos respondentes concorda, de forma plena ou parcial, que a avaliação realizada nestes moldes é mais precisa e justa, que fornece feedback aos envolvidos e que as habilidades de liderança são relevantes para que a sistemática alcance os resultados esperados. Em relação ao grau de importância das competências demandadas neste modelo de avaliação, os respondentes indicam o comprometimento, a comunicação e a avaliação da equipe de forma justa e imparcial. Os desafios envolvidos na implementação da metodologia no setor público estão relacionados a aspectos comportamentais, como a seriedade e imparcialidade no processo e as especificidades relacionadas à estrutura e à cultura da administração pública que, segundo os gestores, são fatores restritivos ao êxito da nova sistemática. |
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Avaliação de desempenho por múltiplas fontes: a percepção dos gestores de uma autarquia federalAvaliação de desempenhoMúltiplas fontesAdministração públicaCompetênciasGestoresAvaliação de desempenhoCompetênciaAdministração de pessoalAdministração públicaPerformance appraisalMultisource-FeedbackPublic administrationCompetencesManagersA implementação da avaliação por múltiplas fontes, realizada pela administração pública federal, introduziu mudanças significativas na avaliação de desempenho no setor público, ao se considerar que novos avaliadores foram inseridos no processo (pares, subordinados e o próprio servidor). O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção dos gestores de avaliação de uma autarquia federal acerca dessa nova sistemática implementada, utilizando-se um estudo de caso e a aplicação de um questionário eletrônico semiestruturado. A amostra de gestores foi selecionada por acessibilidade e tipicidade. Os resultados apontam que a maioria dos respondentes concorda, de forma plena ou parcial, que a avaliação realizada nestes moldes é mais precisa e justa, que fornece feedback aos envolvidos e que as habilidades de liderança são relevantes para que a sistemática alcance os resultados esperados. Em relação ao grau de importância das competências demandadas neste modelo de avaliação, os respondentes indicam o comprometimento, a comunicação e a avaliação da equipe de forma justa e imparcial. Os desafios envolvidos na implementação da metodologia no setor público estão relacionados a aspectos comportamentais, como a seriedade e imparcialidade no processo e as especificidades relacionadas à estrutura e à cultura da administração pública que, segundo os gestores, são fatores restritivos ao êxito da nova sistemática.The implementation of the multisource feedback by the federal public administration has introduced significant changes in performance appraisal in the public sector, considering that new evaluators were included in the process (peers, subordinates and the server himself). The objective of this study was to analyze the perception of evaluation managers of a federal autarchy on the new system implemented, using a case study and application of a semi-structured electronic questionnaire. The sample was selected by accessibility and typicality. The results show that most respondents agree in full or in part, the evaluation carried out in this way, it is more accurate and fair, provides feedback to involved and the leadership skills are relevant to the systematic achieve the expected results. Regarding the degree of importance of competences demanded in this evaluation model, respondents indicate the commitment, communication and fairly and impartially evaluation of staff. The challenges involved in implementation of the methodology in the public sector are related to behavioral aspects such as the seriousness and impartiality in the process and the specificities related to the structure and culture of public administration according to the managers are restrictive factors to the success of the new system.Universidade Federal FluminenseNiteróiCosta, Stella Regina Reis daLourenço, Maristela SoaresSantos, Isaac José Antônio Luquetti dosCastro, Denise Del Peloso de2017-07-07T16:27:15Z2017-07-07T16:27:15Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3973Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:21:06Zoai:app.uff.br:1/3973Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:16.974717Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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