O alemão como língua estrangeira no currículo escolar do Colégio Pedro II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brum, Diogo Mathias
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30339
Resumo: A proposta deste trabalho é estudar o lugar do ensino de alemão como língua estrangeira no currículo escolar da educação básica no Brasil, tendo como referência o Colégio Pedro II, primeira instituição pública de educação básica no Brasil a adotar o ensino do idioma em sua grade curricular. A educação linguística é compreendida aqui em seu sentido amplo, como instrumento político para o desenvolvimento social. A partir de uma pesquisa documental, busca-se com base na legislação brasileira e em outros instrumentos normativos traçar o caminho das políticas de ensino de línguas estrangeiras para a educação básica em nível nacional. Realiza-se, então, um mapeamento dos períodos em que o alemão foi ensinado como língua estrangeira no Colégio Pedro II, a partir dos dados coletados anteriormente somados aos obtidos por meio de documentos da instituição. A hipótese levantada é a de que a trajetória do ensino de alemão no Colégio reflete as políticas públicas para o ensino de línguas estrangeiras em nível nacional, o que não se confirma em sua totalidade. Por meio de uma revisão bibliográfica, discute-se a importância das ações glotopolíticas para o ensino de línguas estrangeiras nos currículos escolares, a partir de teorias científicas político- educacionais. O que se constata a partir desse estudo é um caminho bastante intermitente do ensino de alemão no Colégio Pedro II, desde sua inclusão no currículo da instituição, em 1841, até sua completa exclusão, na década de 1990. Chega-se ao entendimento de que as políticas públicas para o ensino de línguas estrangeiras no Brasil não são necessariamente pautadas no reconhecimento da pluralidade e das necessidades sociais. As políticas linguísticas do Colégio Pedro II, contudo, apesar de não mais incluírem o alemão em sua grade curricular, ainda valorizam a pluralidade do ensino de línguas estrangeiras, diferenciando-se das políticas adotadas pela legislação atual.
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Realiza-se, então, um mapeamento dos períodos em que o alemão foi ensinado como língua estrangeira no Colégio Pedro II, a partir dos dados coletados anteriormente somados aos obtidos por meio de documentos da instituição. A hipótese levantada é a de que a trajetória do ensino de alemão no Colégio reflete as políticas públicas para o ensino de línguas estrangeiras em nível nacional, o que não se confirma em sua totalidade. Por meio de uma revisão bibliográfica, discute-se a importância das ações glotopolíticas para o ensino de línguas estrangeiras nos currículos escolares, a partir de teorias científicas político- educacionais. O que se constata a partir desse estudo é um caminho bastante intermitente do ensino de alemão no Colégio Pedro II, desde sua inclusão no currículo da instituição, em 1841, até sua completa exclusão, na década de 1990. Chega-se ao entendimento de que as políticas públicas para o ensino de línguas estrangeiras no Brasil não são necessariamente pautadas no reconhecimento da pluralidade e das necessidades sociais. As políticas linguísticas do Colégio Pedro II, contudo, apesar de não mais incluírem o alemão em sua grade curricular, ainda valorizam a pluralidade do ensino de línguas estrangeiras, diferenciando-se das políticas adotadas pela legislação atual.This work aims to study the place of German as a foreign language in the school curriculum of basic education in Brazil. The traditional school Colégio Pedro II is taken as a reference for this purpose, for it was the first public institution of basic education in Brazil to adopt foreign language teaching in its curriculum. Linguistic education is understood here in its broad sense as a political instrument for social development. Starting with documentary research, it is sought in Brazilian legislation and other normative instruments the path of foreign language teaching policies for basic education at the national level. A mapping of the periods in which German was taught as a foreign language at Colégio Pedro II is then performed, based both on the data previously collected and on those obtained through documents from the institution itself. The hypothesis raised is that the trajectory of German teaching in the school reflects public policies for the teaching of foreign languages at the national level, which is not confirmed in its entirety. Through a literature review, the importance of glottopolitical actions for the teaching of foreign languages in school curricula is discussed based on political- educational scientific theories. What is seen from this study is a very intermittent path of German teaching at The Colégio Pedro II, from its inclusion in the institution's curriculum in 1841 to its complete exclusion in the 1990s. It is understood that public policies for the teaching of foreign languages in Brazil are not necessarily based on the recognition of plurality and social needs. The linguistic policies of Colégio Pedro II, however, although they no longer include German in its curriculum, they still value the plurality of foreign language teaching, deferring the school policies from Brazilian current legislation.109 p.Bolacio Filho, Ebal Sant’AnnaSavedra, Monica Maria GuimarãesStanke, Roberta Cristina Sol FernandesBrum, Diogo Mathias2023-09-14T14:44:07Z2023-09-14T14:44:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRUM, Diogo Mathias. O alemão como língua estrangeira no currículo escolar do Colégio Pedro II. 2022. 109 f. 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