Detecção de anomalias em um serviço de operadora de telefonia móvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alysson Geraldo Gomes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22648
Resumo: Operadoras de telefonia oferecem canais digitais que viabilizam a venda e assinaturas de produtos. Estes canais têm seu acesso viabilizado pela operadora com auxílio de parceiros que operam o fluxo dos usuários. Os parceiros que operam o canal se conectam a uma plataforma de inteligência que seleciona o melhor conjunto de ofertas para o cliente obedecendo certos critérios de negócio. Embora sejam canais de acesso restrito, há evidências de usuários que possuem fluxos de navegações suspeitos. Estes usuários influenciam negativamente os índices dos volumes de venda e o desempenho da plataforma por consumirem recursos desnecessariamente para a seleção customizada de ofertas. Para auxiliar no funcionamento eficiente da plataforma e aumentar a qualidade das vendas, é necessário separar usuários confiáveis de usuários não confiáveis. Com esta informação, os gestores da inteligência do canal podem decidir para quais fluxos direcionar o usuário de acordo com sua confiabilidade, podendo inclusive não ofertar produtos para usuários cujas ações sejam consideradas fraudulentas. Neste trabalho, estudamos o comportamento de usuários ao longo de um mês utilizando métodos de detecção de outliers. A partir deste estudo desenvolvemos um classificador para auxiliar na verificação da confiabilidade do usuário e, com isso, viabilizar o redirecionamento de fluxos alternativos
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