Percepção e morfologia da paisagem urbana do Porto-Novo (Benin): patrimônio cultural entre tradição e modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amouvi, Ray Fleury Antoine
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26686
http: //dx.doi.org/10.22409/PPGAU.2021.m.06538454720
Resumo: Porto-Novo, a capital da República do Benin, é uma "cidade crioula" no que diz respeito à miscigenação de dialetos, às línguas estrangeiras e à sua diversidade cultural e étnica. Ao mesmo tempo, conhecida como uma cidade real muito antiga e sede da colônia francesa de Danxomè, está também fortemente ligada a Salvador da Bahia, no Brasil, através de fluxos e refluxos de pessoas, cultos que datam da época do tráfico de cativos do século XVII a XIX, descobertas de arquiteturas tradicionais, espaços sagrados e, às vezes, simples cenas de vidas que pontuam o cotidiano dos cidadãos Xogbonutos. A cidade possui uma herança histórico-cultural notável de três tecidos: antigo, afro-brasileiro e colonial. Da mesma forma, preserva a evidência material e arquitetônica de todas as suas etapas históricas em sua forma original. Aliás, os cultos indígenas dominam o panorama cultural dentro do tecido urbano. Esse patrimônio arquitetônico transplantado pelos afro-brasileiros resulta da tradição africana e brasileira. Além disso, a arquitetura colonial vem centrando-se no processo de aculturação dos povos indígenas. Então, a História se revela como fio condutor deste estudo, que busca investigar sobre a paisagem urbana do centro histórico de Porto-Novo, e todos os seus segmentos culturais. O principal objetivo desta pesquisa foi entender melhor a tipologia arquitetônica que constitui o mosaico da paisagem urbana da cidade. Para tanto, escolheu-se o método tipo-morfológico criado pelo arquiteto Italiano Saverio Muratori, mas também inspirou-se pelos conceitos dos autores M.R.G Conzen, José Lamas e Philippe Panerai sobre o estudo da morfologia e paisagem urbana. Tanto a interpretação do tecido urbano, a partir da maneira como as parcelas estão dispostas dentro do quarteirão, quanto o vocabulário arquitetônico e a textura das formas construídas. A avaliação comparativa dos elementos da paisagem urbana confirma a influência dos retornados na cidade de Porto-Novo como o início de uma modernidade no emprego de materiais e sistemas construtivas na vida dos povos indígenas. Isto mostra como foi introduzido o vocabulário arquitetônico afro-brasileira na arquitetura do gosto popular da região do golfo Benin.
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Da mesma forma, preserva a evidência material e arquitetônica de todas as suas etapas históricas em sua forma original. Aliás, os cultos indígenas dominam o panorama cultural dentro do tecido urbano. Esse patrimônio arquitetônico transplantado pelos afro-brasileiros resulta da tradição africana e brasileira. Além disso, a arquitetura colonial vem centrando-se no processo de aculturação dos povos indígenas. Então, a História se revela como fio condutor deste estudo, que busca investigar sobre a paisagem urbana do centro histórico de Porto-Novo, e todos os seus segmentos culturais. O principal objetivo desta pesquisa foi entender melhor a tipologia arquitetônica que constitui o mosaico da paisagem urbana da cidade. Para tanto, escolheu-se o método tipo-morfológico criado pelo arquiteto Italiano Saverio Muratori, mas também inspirou-se pelos conceitos dos autores M.R.G Conzen, José Lamas e Philippe Panerai sobre o estudo da morfologia e paisagem urbana. Tanto a interpretação do tecido urbano, a partir da maneira como as parcelas estão dispostas dentro do quarteirão, quanto o vocabulário arquitetônico e a textura das formas construídas. A avaliação comparativa dos elementos da paisagem urbana confirma a influência dos retornados na cidade de Porto-Novo como o início de uma modernidade no emprego de materiais e sistemas construtivas na vida dos povos indígenas. Isto mostra como foi introduzido o vocabulário arquitetônico afro-brasileira na arquitetura do gosto popular da região do golfo Benin.Porto-Novo, the capital of the Republic of Benin, is a "Creole city" in terms of the miscegenation of dialects and foreign languages, and its cultural and ethnic diversity. At the same time, known as a very old royal city and seat of the French colony of Danxomè, it is also strongly linked to Salvador da Bahia in Brazil, through fluxes and refluxes of people and cults that date back to the time of the slave trade from the 17th to the 19th century, discoveries of traditional architectures, sacred spaces and sometimes simple scenes of lives that punctuate the daily life of the Xogbonutos citizens. The city possesses a remarkable historical and cultural heritage of three fabrics: ancient, Afro-Brazilian and colonial. At the same time, it preserves the material and architectural evidence of all its historical stages in its original form. Indeed, the and indigenous cults dominate the cultural landscape within the urban fabric. This architectural heritage transplanted by Afro-Brazilians was a creativity resulting from African and Brazilian tradition. In fact, colonial architecture is centred on the process of acculturation of the indigenous peoples. Thus, history reveals itself as the conductive threads of this study, which seeks to investigate the urban landscape of the historic centre of this city, and all its cultural segments. The main objective of this research was to better understand the architectural typology that constitutes the mosaic of the city's urban landscape. To achieve the objective of this dissertation, the type-morphological method created by the Italian architect Saverio Muratori was chosen, but we were also inspired by the concepts developed by authors such as M.R.G Conzen, José Lamas and Philippe Panerai about the study of morphology and urban landscape. Both the interpretation of the urban fabric from the way the plots are arranged within the block and the architectural vocabulary and texture of the built forms. Thus, the comparative evaluation of the elements of the urban landscape confirms the influence of the returnees in the city of Porto-Novo as the beginning of a modernity in the use of materials and construction systems in the life of the indigenous people. This shows how the Afro-Brazilian architectural vocabulary was introduced in the architecture of the popular taste of the Benin Bay region.137 p.Guimaraens, Dinah Tereza Papi dehttp://lattes.cnpq.br/2261328991405752Mesentier, Leonardo Marques dehttp://lattes.cnpq.br/8213239430578690Guran, Miltonhttp://lattes.cnpq.br/3370174549693577Magalhães, Roberto Anderson de Mirandahttp://lattes.cnpq.br/3484491121311714http://lattes.cnpq.br/6509644002014832Amouvi, Ray Fleury Antoine2022-10-26T19:41:33Z2022-10-26T19:41:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAMOUVI, Ray Fleury Antoine. 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