Problema da programação de horários em escolas: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bianca Almeida da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21830
Resumo: O Problema de Programação de Horários (PPH) é um desafio frequente nas grandes organizações que periodicamente precisam agendar uma sequência de encontros entre um grupo de pessoas em um período prefixado de tempo, atendendo as mais diversas restrições. Cada organização possui recursos e restrições distintas, aumentando a complexidade da resolução de problemas desse tipo. Em Escolas, o PPH surge no início de cada período letivo, em que é necessário alocar professores a turmas, dias e horários respeitando restrições de cunho organizacional, pessoal e pedagógico. No Brasil, as escolas costumam montar suas grades de forma manual. Tal atividade costuma levar muito tempo e dificilmente resulta na solução ótima. Visto que uma grade de horários coesa ajuda a melhorar o desempenho de docentes e discentes, o presente trabalho tem como foco otimizar a construção da grade de horários de uma Escola do Ensino Fundamental, através da definição de um modelo de programação linear inteira, que atenda todas as restrições consideradas obrigatórias pela escola e o máximo possível de restrições desejadas pela mesma. A aplicação da modelagem proposta em dados referentes ao ano de 2019, permitiu a otimização da construção da grade de horários, que passou a ser elaborada em menos tempo e resultou em uma solução melhor que o cenário atual da escola, visto que atendeu todas as restrições fortes e reduziu o número de violações nas restrições desejáveis de 17 para 5
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