Baile do viaduto de Madureira: estratégias de territorialização através da cultura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9533 |
Resumo: | Este trabalho propõe um estudo acerca da valorização da cultura em apropriações informais sob espaços públicos urbanos, a fim de que seja consolidado um planejamento interdisciplinar com estratégias possíveis e políticas de desenvolvimento urbano que pensem efetivamente no todo. Como objeto do estudo temos o “Espaço Cultural Rio Hip Hop Charme”, embaixo do viaduto Negrão de Lima, em Madureira, bairro do subúrbio do município do Rio de Janeiro. No território em questão é realizado um baile charme semanal como meio de proporcionar lazer aos moradores, preservar a cultura local e resistir a uma política de territorialização que, por vezes, ainda distribui os impactos socioambientais de acordo com os estratos sociais. A monografia se subdivide em cinco capítulos. No Capítulo 1 é descrito o processo de chegada dos negros vindos da África e a migração, em sua grande maioria, para os subúrbios do Rio de Janeiro, incluindo o bairro de Madureira. No Capítulo 2 analisamos o desenvolvimento do bairro enquanto metonímia da circulação do capital. No Capítulo 3 é levantada a questão da relação entre subúrbio e a injustiça ambiental nas políticas urbanas. No Capítulo 4 debate-se a construção da identidade cultural no território em questão. No Capítulo 5 analisamos a experiência de territorialização através da cultura debaixo do Viaduto de Madureira. Nas considerações finais destacamos os aspectos positivos desta apropriação informal como meio de proporcionar utilidade ao espaço residual e interação com o meio urbano. |
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