O acesso à educação pública em tempos de pandemia: a rede municipal do Rio de Janeiro e o ensino remoto na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Cláudia da Rocha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31509
Resumo: Com o advento da pandemia do coronavírus em 2020, houve a necessidade de paralisar as atividades presenciais, e consequentemente muitas escolas fecharam. Nesse momento pudemos observar como se põe a dualidade educacional, uma vez que, as escolas particulares em poucas semanas já tinham organizado o ensino remoto através de plataformas digitais e o planejamento do conteúdo, enquanto as escolas públicas, essa imediaticidade de aderir o ensino remoto não foi implementada, ainda mais na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro que vem sendo precarizada ao longo de décadas e que levou mais de um ano para concretizar uma plataforma digital oficial denominada de RioEduca para viabilizar as aulas remotas. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão acerca da realidade social vivida na cidade carioca e principalmente dos alunos e professores da rede municipal mediante as barreiras enfrentadas na educação pública frente ao ensino remoto.
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