O comportamento da indústria fonográfica com a chegada do Streaming
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25114 |
Resumo: | A indústria fonográfica sofreu várias mudanças no decorrer da sua história ocasionados pela transformação dos métodos utilizados para a comercialização e a distribuição da música na forma gravada. No fim dos anos 90, com o crescimento da internet e da computação, a música na forma gravada foi desmaterializada e começou a ser distribuída e comercializada por meio de equipamentos digitais e das redes. Essas alterações em toda a cadeia produtiva e no valor em si da indústria da música ocasionariam a diminuição no seu faturamento, especialmente por conta da pirataria. Com o nascimento do novo modelo de negócios que são as plataformas de streaming voltadas para a música, o cenário começa a sofrer alterações. Os consumidores passam a adotar o pagamento para escutar música na forma gravada por meio dessas plataformas, através de dispositivos como os smartphones. A presente pesquisa está estruturada em capítulos cujo a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e experiência do próprio autor da pesquisa que é músico. Esse trabalho tem o objetivo de analisar os principais impactos causados pela chegada do streaming na indústria musical e serão analisadas as principais plataformas que são o Spotify, o Deezer e o YouTube mas não deixando de comentar sobre alguns outros serviços nessa indústria. Serão vistas também as consequências na atualidade e tendências para o futuro da indústria da música. Desta forma, no decorrer do trabalho iremos analisar um dos resultados mais importantes encontrados, que é o porquê dos consumidores escolherem essas plataformas de streaming para se consumir música e qual a relevância disso para o mercado da música no que se refere aos agentes dessa indústria e aos próprios consumidores. |
id |
UFF-2_5a111bc53e54e2e8c4ae82bd1d03a037 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25114 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O comportamento da indústria fonográfica com a chegada do Streamingindústria da música, modelo de negócios, plataformas, música gravada, consumidores, indústria fonográfica, streaming, serviços.Tecnologia streaming (Telecomunicação)Indústria fonográficaDigitalPirataria (Direito Autoral)Músicamusic industry, business model, platforms, recorded music, consumers, music industry, streaming, services.A indústria fonográfica sofreu várias mudanças no decorrer da sua história ocasionados pela transformação dos métodos utilizados para a comercialização e a distribuição da música na forma gravada. No fim dos anos 90, com o crescimento da internet e da computação, a música na forma gravada foi desmaterializada e começou a ser distribuída e comercializada por meio de equipamentos digitais e das redes. Essas alterações em toda a cadeia produtiva e no valor em si da indústria da música ocasionariam a diminuição no seu faturamento, especialmente por conta da pirataria. Com o nascimento do novo modelo de negócios que são as plataformas de streaming voltadas para a música, o cenário começa a sofrer alterações. Os consumidores passam a adotar o pagamento para escutar música na forma gravada por meio dessas plataformas, através de dispositivos como os smartphones. A presente pesquisa está estruturada em capítulos cujo a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e experiência do próprio autor da pesquisa que é músico. Esse trabalho tem o objetivo de analisar os principais impactos causados pela chegada do streaming na indústria musical e serão analisadas as principais plataformas que são o Spotify, o Deezer e o YouTube mas não deixando de comentar sobre alguns outros serviços nessa indústria. Serão vistas também as consequências na atualidade e tendências para o futuro da indústria da música. Desta forma, no decorrer do trabalho iremos analisar um dos resultados mais importantes encontrados, que é o porquê dos consumidores escolherem essas plataformas de streaming para se consumir música e qual a relevância disso para o mercado da música no que se refere aos agentes dessa indústria e aos próprios consumidores.The phonographic industry has undergone several changes throughout its history caused by the transformation of the methods used for the commercialization and distribution of music in recorded form. In the late 1990s, with the growth of the internet and also of computing, music in recorded form was dematerialized and began to be distributed and marketed through digital equipment and networks. These changes in the entire production chain and in the value itself of the music industry would cause a decrease in its revenue, especially due to piracy. With the birth of the new business model, which are streaming platforms focused on music, the scenario begins to change. Consumers start to adopt the payment to listen to music in the recorded form through these platforms, through devices such as smartphones. The present research is structured in chapters whose methodology used was the bibliographic research and experience of the research author himself who is a musician. This work aims to analyze the main impacts caused by the arrival of streaming in the music industry and will analyze the main platforms that are Spotify, Deezer and YouTube, but still commenting on some other services in this industry. We will also see the current consequences and trends for the future of the music industry. Thus, in the course of the work we will analyze one of the most important results found, which is why consumers choose these streaming platforms to consume music and what is the relevance of this for the music market with regard to the agents of this industry and consumers themselves.63 p.Ramos Filho, Américo da CostaLeão, Maurício de SouzaMontalvão, Sérgio de SouzaAbreu, Matheus Herdy Givisiez de2022-06-01T19:13:22Z2022-06-01T19:13:22Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAbreu, Matheus Herdy Givisiez de. O comportamento da indústria fonográfica com a chegada do streaming. 2020. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25114CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-01T19:13:26Zoai:app.uff.br:1/25114Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-06-01T19:13:26Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O comportamento da indústria fonográfica com a chegada do Streaming |
title |
O comportamento da indústria fonográfica com a chegada do Streaming |
spellingShingle |
O comportamento da indústria fonográfica com a chegada do Streaming Abreu, Matheus Herdy Givisiez de indústria da música, modelo de negócios, plataformas, música gravada, consumidores, indústria fonográfica, streaming, serviços. Tecnologia streaming (Telecomunicação) Indústria fonográfica Digital Pirataria (Direito Autoral) Música music industry, business model, platforms, recorded music, consumers, music industry, streaming, services. |
title_short |
O comportamento da indústria fonográfica com a chegada do Streaming |
title_full |
O comportamento da indústria fonográfica com a chegada do Streaming |
title_fullStr |
O comportamento da indústria fonográfica com a chegada do Streaming |
title_full_unstemmed |
O comportamento da indústria fonográfica com a chegada do Streaming |
title_sort |
O comportamento da indústria fonográfica com a chegada do Streaming |
author |
Abreu, Matheus Herdy Givisiez de |
author_facet |
Abreu, Matheus Herdy Givisiez de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos Filho, Américo da Costa Leão, Maurício de Souza Montalvão, Sérgio de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Matheus Herdy Givisiez de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
indústria da música, modelo de negócios, plataformas, música gravada, consumidores, indústria fonográfica, streaming, serviços. Tecnologia streaming (Telecomunicação) Indústria fonográfica Digital Pirataria (Direito Autoral) Música music industry, business model, platforms, recorded music, consumers, music industry, streaming, services. |
topic |
indústria da música, modelo de negócios, plataformas, música gravada, consumidores, indústria fonográfica, streaming, serviços. Tecnologia streaming (Telecomunicação) Indústria fonográfica Digital Pirataria (Direito Autoral) Música music industry, business model, platforms, recorded music, consumers, music industry, streaming, services. |
description |
A indústria fonográfica sofreu várias mudanças no decorrer da sua história ocasionados pela transformação dos métodos utilizados para a comercialização e a distribuição da música na forma gravada. No fim dos anos 90, com o crescimento da internet e da computação, a música na forma gravada foi desmaterializada e começou a ser distribuída e comercializada por meio de equipamentos digitais e das redes. Essas alterações em toda a cadeia produtiva e no valor em si da indústria da música ocasionariam a diminuição no seu faturamento, especialmente por conta da pirataria. Com o nascimento do novo modelo de negócios que são as plataformas de streaming voltadas para a música, o cenário começa a sofrer alterações. Os consumidores passam a adotar o pagamento para escutar música na forma gravada por meio dessas plataformas, através de dispositivos como os smartphones. A presente pesquisa está estruturada em capítulos cujo a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e experiência do próprio autor da pesquisa que é músico. Esse trabalho tem o objetivo de analisar os principais impactos causados pela chegada do streaming na indústria musical e serão analisadas as principais plataformas que são o Spotify, o Deezer e o YouTube mas não deixando de comentar sobre alguns outros serviços nessa indústria. Serão vistas também as consequências na atualidade e tendências para o futuro da indústria da música. Desta forma, no decorrer do trabalho iremos analisar um dos resultados mais importantes encontrados, que é o porquê dos consumidores escolherem essas plataformas de streaming para se consumir música e qual a relevância disso para o mercado da música no que se refere aos agentes dessa indústria e aos próprios consumidores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-01T19:13:22Z 2022-06-01T19:13:22Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Abreu, Matheus Herdy Givisiez de. O comportamento da indústria fonográfica com a chegada do streaming. 2020. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. http://app.uff.br/riuff/handle/1/25114 |
identifier_str_mv |
Abreu, Matheus Herdy Givisiez de. O comportamento da indústria fonográfica com a chegada do streaming. 2020. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135256837390336 |