A forma, o discurso e a política: as gerações da tragédia grega no século V a. C

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moerbeck, Guilherme Gomes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25610
Resumo: As Grandes Dionísias, festas realizadas a cada primavera em honra do deus Dioniso, marcavam, no calendário de Atenas do século V a. C., o momento em que eram encenadas as tragédias de Ésquilo, Sófocles e Eurípides. Os principais intuitos deste trabalho são demonstrar que os referidos autores podem ser inseridos em três gerações distintas e que, dentro do referido século a tragédia, na medida em que se afastava dos seus propósitos mágico-religiosos, criava uma comunidade artística que, por meio de festas cívicas, envolvia-se na produção e recepção de tais encenações. Aliado ao processo de configuração desta comunidade, a sociedade ateniense de então assistia à institucionalização e o alargamento da participação dos cidadãos no mundo político. A noção de campo político foi aplicada a esta realidade para demonstrar o grau de depuração, independência e estruturação a que chegou o jogo propriamente político em Atenas. No contexto sobre o qual se organizava campo político ateniense ocorriam as Grandes Dionísias e, por meio das obras trágicas, eram desenvolvidos, nos limites de tal gênero, temas diversos. A estratégia encontrada para delimitar as três gerações mencionadas foi a de, comparativamente, discutir temas-chave, como a guerra, a alteridade e a política. Do ponto de vista metodológico foram utilizados, seletivamente, a análise do discurso político e a semiótica.
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spelling A forma, o discurso e a política: as gerações da tragédia grega no século V a. CTeatro grego (Tragédia) - história e críticaPolíticaGréciaAs Grandes Dionísias, festas realizadas a cada primavera em honra do deus Dioniso, marcavam, no calendário de Atenas do século V a. C., o momento em que eram encenadas as tragédias de Ésquilo, Sófocles e Eurípides. Os principais intuitos deste trabalho são demonstrar que os referidos autores podem ser inseridos em três gerações distintas e que, dentro do referido século a tragédia, na medida em que se afastava dos seus propósitos mágico-religiosos, criava uma comunidade artística que, por meio de festas cívicas, envolvia-se na produção e recepção de tais encenações. Aliado ao processo de configuração desta comunidade, a sociedade ateniense de então assistia à institucionalização e o alargamento da participação dos cidadãos no mundo político. A noção de campo político foi aplicada a esta realidade para demonstrar o grau de depuração, independência e estruturação a que chegou o jogo propriamente político em Atenas. No contexto sobre o qual se organizava campo político ateniense ocorriam as Grandes Dionísias e, por meio das obras trágicas, eram desenvolvidos, nos limites de tal gênero, temas diversos. A estratégia encontrada para delimitar as três gerações mencionadas foi a de, comparativamente, discutir temas-chave, como a guerra, a alteridade e a política. Do ponto de vista metodológico foram utilizados, seletivamente, a análise do discurso político e a semiótica.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoLes Grandes Dyonisies (ou Dyonisies urbaines), une fête en honneur du dieu Dyonisos, étaient célébrées chaque printemps à Athènes, pendant le Ve siècle avant J.-C. Elles fournirent l’occasion où les tragédies d’Eschyle, Sophocle et Euripide furent mises en scène. Le but central de ce travail est de démontrer que ces auteurs peuvent être insérés en trois générations différentes. Nous voulons aussi montrer que la tragédie, pendant le siècle mentionné, dans la mesure où elle s’écartait de plus en plus de son cadre magico-religieux, créait une communauté artistique qui, par le biais des fêtes civiques, s’occupait de la production et de la réception de ces pièces theátrales. La société athénienne de cette epoque-là, dans le même temps où se créait la communauté artistique dont nous parlions, assistait également à l’institutionalisation et à l’élargissement de la participation des citoyens dans la vie politique. La notion de champ politique, telle que Bourdieu la conçut, fut appliquée à cette réalité pour démontrer le haut degré de dépuration, d’indépendance relative et de structuration acquis par le jeu proprement politique à Athènes. À l’intérieur de ce contexte, lors des Grandes Dyonisies, par le moyen et dans les limites imposées par le genre tragique, plusieurs sujets d’intérêt général pouvaient être développés. La stratégie de cette recherche, pour ce qui est de la délimitation des trois générations mentionnées, fut de discuter comparativemente des thèmes-clés comme la guerre, l’altérité et la politique. Au point de vue méthode, nous avons utilisé un choix de techniques d’analyse du discours politique et d’outils sémiothiques.236 p.Cardoso, Ciro FlamarionFróes, Vânia LeiteDabdab-Trabulsi, José AntonioMoerbeck, Guilherme Gomes2022-07-07T13:10:40Z2022-07-07T13:10:40Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMOERBECK, Guilherme Gomes. A forma, o discurso e a política: as gerações da tragédia grega no século V a. C. 2007. 236 p. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25610pt_BRporCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-07T13:10:44Zoai:app.uff.br:1/25610Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-07-07T13:10:44Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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