A formação do educador físico na área da saúde: considerações para uma prática pedagógica crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Ricardo Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3496
Resumo: Na prática profissional, ainda há fragilidades acerca da importância de o Educador Físico possuir uma visão totalizante do cenário de aula e do aluno, e tal fato caminha para uma desvalorização da profissão diante de outras profissões na área da saúde. O objetivo desta pesquisa foi discutir a formação profissional do Educador Físico com vistas à Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Para isso, foi utilizada uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritivo e documental. Na primeira etapa foi feito levantamento bibliográfico pela BIREME/Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas bases de dados eletrônicos da LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências de Saúde), MEDLINE (Literatura Internacional em Ciências da Saúde) e em publicações nacionais e internacionais no período de 2004 a 2014. E na segunda etapa, foi realizada a pesquisa documental no centro de memória Inezil Penna Marinho e na coordenação de Licenciatura e Graduação da EEFD/UFRJ. Desta forma, não foram encontradas evidências de propostas de intervenção pedagógica consistentes, pautadas para a Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Porém, foi observado que, ao longo do tempo, a formação do Educador Físico passou por várias alterações curriculares significativas. Assim pode-se inferir que a Educação Física, como área de conhecimento, ainda tem grandes desafios conceituais, teóricos e metodológicos a superar e uma ampla contribuição a fazer. Conclui-se que, a formação do Educador Físico deve apresentar atitude crítico-reflexiva perante a produção de conhecimento da área, visando obter subsídios para o aprimoramento constante de seu trabalho que apresente uma clara visão pedagógica e científica, além de demonstrar capacidade para resolver problemas concretos da prática profissional para a Promoção da Saúde e da Qualidade de Vida
id UFF-2_5af366a132e2568cc7ae521a1c6fb33f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/3496
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A formação do educador físico na área da saúde: considerações para uma prática pedagógica críticaQualidade de vidaPromoção da saúdeEducação físicaEducação física e treinamentoQualidade de vidaPromoção da saúdeQuality of lifeHealth promotionPhysical educationNa prática profissional, ainda há fragilidades acerca da importância de o Educador Físico possuir uma visão totalizante do cenário de aula e do aluno, e tal fato caminha para uma desvalorização da profissão diante de outras profissões na área da saúde. O objetivo desta pesquisa foi discutir a formação profissional do Educador Físico com vistas à Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Para isso, foi utilizada uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritivo e documental. Na primeira etapa foi feito levantamento bibliográfico pela BIREME/Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas bases de dados eletrônicos da LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências de Saúde), MEDLINE (Literatura Internacional em Ciências da Saúde) e em publicações nacionais e internacionais no período de 2004 a 2014. E na segunda etapa, foi realizada a pesquisa documental no centro de memória Inezil Penna Marinho e na coordenação de Licenciatura e Graduação da EEFD/UFRJ. Desta forma, não foram encontradas evidências de propostas de intervenção pedagógica consistentes, pautadas para a Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Porém, foi observado que, ao longo do tempo, a formação do Educador Físico passou por várias alterações curriculares significativas. Assim pode-se inferir que a Educação Física, como área de conhecimento, ainda tem grandes desafios conceituais, teóricos e metodológicos a superar e uma ampla contribuição a fazer. Conclui-se que, a formação do Educador Físico deve apresentar atitude crítico-reflexiva perante a produção de conhecimento da área, visando obter subsídios para o aprimoramento constante de seu trabalho que apresente uma clara visão pedagógica e científica, além de demonstrar capacidade para resolver problemas concretos da prática profissional para a Promoção da Saúde e da Qualidade de VidaIn professional practice, there are continous weaknesses on the importance of Physical Educator has an overall view of the classroom setting and the student, and this fact goes to a devaluation of the profession before other professions in the health sector. The objective of this research was to discuss professional graduate of the Physical Educator with a view to Health Promotion and Quality of Life. For this a qualitative descriptive and document was used. The first step was made literature by BIREME / Virtual Health Library (VHL), the electronic databases LILACS (Latin American and Caribbean Health Sciences), MEDLINE (International Literature on Health Sciences) in publications national and international from 2004 to 2014. In the second stage was conducted documentary research on the memory center InezilPennaMarinho and degree and graduation EEFD / UFRJ. Thus, no evidence of pedagogical intervention proposals consistent found, guided for the Promotion of Health and Quality of Life. However, it was observed that, over time, the formation of physical trainer has undergone several significant changes course. It can be inferred that physical education as a field of knowledge, still has great conceptual, theoretical and methodological challenges to overcome and a large contribution to make. In conclusion, the formation of Physical Educator must present critical and reflective attitude towards the production of knowledge of the area to gather information for the constant improvement of their work; present a clear educational and scientific vision, and demonstrate the ability to solve problems concrete professional practice for the Promotion of Health and Quality of LifeQueluci, Gisella de CarvalhoTavares, Claudia Mara de MeloDias, Ingrid Bárbara FerreiraReis, Ricardo Gomes2017-05-09T16:46:45Z2017-05-09T16:46:45Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREIS, Ricardo Gomes. A formação do educador físico na área da saúde: considerações para uma prática pedagógica crítica. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/3496http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-06T03:57:42Zoai:app.uff.br:1/3496Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:35.636310Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do educador físico na área da saúde: considerações para uma prática pedagógica crítica
title A formação do educador físico na área da saúde: considerações para uma prática pedagógica crítica
spellingShingle A formação do educador físico na área da saúde: considerações para uma prática pedagógica crítica
Reis, Ricardo Gomes
Qualidade de vida
Promoção da saúde
Educação física
Educação física e treinamento
Qualidade de vida
Promoção da saúde
Quality of life
Health promotion
Physical education
title_short A formação do educador físico na área da saúde: considerações para uma prática pedagógica crítica
title_full A formação do educador físico na área da saúde: considerações para uma prática pedagógica crítica
title_fullStr A formação do educador físico na área da saúde: considerações para uma prática pedagógica crítica
title_full_unstemmed A formação do educador físico na área da saúde: considerações para uma prática pedagógica crítica
title_sort A formação do educador físico na área da saúde: considerações para uma prática pedagógica crítica
author Reis, Ricardo Gomes
author_facet Reis, Ricardo Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queluci, Gisella de Carvalho
Tavares, Claudia Mara de Melo
Dias, Ingrid Bárbara Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Ricardo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de vida
Promoção da saúde
Educação física
Educação física e treinamento
Qualidade de vida
Promoção da saúde
Quality of life
Health promotion
Physical education
topic Qualidade de vida
Promoção da saúde
Educação física
Educação física e treinamento
Qualidade de vida
Promoção da saúde
Quality of life
Health promotion
Physical education
description Na prática profissional, ainda há fragilidades acerca da importância de o Educador Físico possuir uma visão totalizante do cenário de aula e do aluno, e tal fato caminha para uma desvalorização da profissão diante de outras profissões na área da saúde. O objetivo desta pesquisa foi discutir a formação profissional do Educador Físico com vistas à Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Para isso, foi utilizada uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritivo e documental. Na primeira etapa foi feito levantamento bibliográfico pela BIREME/Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas bases de dados eletrônicos da LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências de Saúde), MEDLINE (Literatura Internacional em Ciências da Saúde) e em publicações nacionais e internacionais no período de 2004 a 2014. E na segunda etapa, foi realizada a pesquisa documental no centro de memória Inezil Penna Marinho e na coordenação de Licenciatura e Graduação da EEFD/UFRJ. Desta forma, não foram encontradas evidências de propostas de intervenção pedagógica consistentes, pautadas para a Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Porém, foi observado que, ao longo do tempo, a formação do Educador Físico passou por várias alterações curriculares significativas. Assim pode-se inferir que a Educação Física, como área de conhecimento, ainda tem grandes desafios conceituais, teóricos e metodológicos a superar e uma ampla contribuição a fazer. Conclui-se que, a formação do Educador Físico deve apresentar atitude crítico-reflexiva perante a produção de conhecimento da área, visando obter subsídios para o aprimoramento constante de seu trabalho que apresente uma clara visão pedagógica e científica, além de demonstrar capacidade para resolver problemas concretos da prática profissional para a Promoção da Saúde e da Qualidade de Vida
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-05-09T16:46:45Z
2017-05-09T16:46:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, Ricardo Gomes. A formação do educador físico na área da saúde: considerações para uma prática pedagógica crítica. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/3496
identifier_str_mv REIS, Ricardo Gomes. A formação do educador físico na área da saúde: considerações para uma prática pedagógica crítica. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/3496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823671867604992