Modelando a relação entre fatores sociais e proficiência no ENEM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28817 |
Resumo: | O ENEM tem como principal objetivo analisar a proficiência dos alunos do ensino médio e possibilitar o seu ingresso no ensino superior. A partir de indicadores educacionais e socioeconômicos torna-se possível ter uma melhor compreensão sobre a real situação educacional de uma região e, com isso, auxiliar a discussão e criação de políticas públicas voltadas para ampliação e melhoria do sistema de educação. O objetivo deste trabalho é modelar a relação entre fatores que podem influenciar a proficiência dos alunos no ENEM, considerando a real desigualdade persistente no Brasil e suas diferenças regionais. Foi avaliada a proficiência dos alunos a partir das notas médias de matemática e português no ENEM de 2019 das escolas dos candidatos, em todo o Brasil. Após o agrupamento dos dados que estavam no nível do aluno para o nível da escola, obteve-se informação de 29.181 escolas para o modelo de matemática e 29.298 para o modelo de português. Neste trabalho foi utilizado o modelo de regressão linear normal incorporando a informação da localização espacial das escolas a partir de variáveis de efeitos fixos, identificando, assim, a microrregião na qual a escola pertence. Além disso, foi utilizado o método de regularização LASSO para selecionar os indicadores socioeconômicos e de infraestrutura escolar de maior relevância, bem como os efeitos fixos significativos relacionados às localizações das escolas, sendo usado o $\lambda = 0,446$, pois possui o menor erro de predição. Os resultados encontrados não se diferenciam dos já discutidos na literatura: nota-se que alunos não brancos, de renda baixa, oriundos de escolas públicas das regiões Norte e Nordeste apresentam menor proficiência em ambas as provas. Ademais, a presença de quadra e de candidatas gestantes na escola não demostrou ser relevante para a nota de matemática, e escolas com alunos autistas possuem efeito negativo na nota média das escolas nas provas de matemática (-110 pontos) e português (-66,3 pontos). Observou-se também que a maioria das escolas são públicas (72\%) e que as escolas localizadas no Sudeste são as que mais possuem candidatos de cor branca (72,5\%). Na análise dos resíduos, o Teste de Breusch–Pagan e Teste de Lilliefors rejeitam os pressupostos de variância $\sigma^2$ constante e normalidade, respectivamente |
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