Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25926 |
Resumo: | A partir de um olhar direcionado para o público jovem, consumidor de música católica, o presente estudo se propõe a analisar comportamentos e relações que são construídas de diversas formas, a saber: na própria juventude entre si, entre esse público e os artistas católicos, entre os consumidores e os produtos culturais desse nicho, assim como, entre a Igreja Católica e os jovens da atualidade. Com um recorte etário de 21 aos 29 anos, e adotando uma perspectiva multidisciplinar que agrega contribuições das áreas de comunicação social, antropologia do consumo, sociologia e musicologia como principais caminhos teórico-metodológicos, são investigados os interesses, a forma como expressam suas identidades, os laços que estabelecem e de que maneira interferem nas escolhas dentro do ambiente da Igreja, bem como na sociedade em geral, haja vista que estão inseridos nela e suas ações também a movimentam e transformam. Desta forma, pretende-se proporcionar uma compreensão acerca do universo juvenil em relação à música e suas práticas de fé, especialmente da religiosidade católica. A partir do arcabouço teórico fornecido pelas referências bibliográficas e acrescido de pesquisa empírica por meio de um questionário on-line e entrevistas em profundidade, nota-se que o consumo de música católica por parte dos jovens tem influência da família, está relacionado aos hábitos cotidianos e dialoga tanto com a função ritual da música no âmbito religioso, quanto com outros papéis que a música secular frequentemente assume, como entretenimento, por exemplo. |
id |
UFF-2_5b179eb6fcfde54a574d3adca3d5c1a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25926 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no BrasilConsumo musicalCatolicismoJuventudeSociabilidadesMúsicaCatolicismoJuventudeMusical consumptionCatholicismYouthSociabilityA partir de um olhar direcionado para o público jovem, consumidor de música católica, o presente estudo se propõe a analisar comportamentos e relações que são construídas de diversas formas, a saber: na própria juventude entre si, entre esse público e os artistas católicos, entre os consumidores e os produtos culturais desse nicho, assim como, entre a Igreja Católica e os jovens da atualidade. Com um recorte etário de 21 aos 29 anos, e adotando uma perspectiva multidisciplinar que agrega contribuições das áreas de comunicação social, antropologia do consumo, sociologia e musicologia como principais caminhos teórico-metodológicos, são investigados os interesses, a forma como expressam suas identidades, os laços que estabelecem e de que maneira interferem nas escolhas dentro do ambiente da Igreja, bem como na sociedade em geral, haja vista que estão inseridos nela e suas ações também a movimentam e transformam. Desta forma, pretende-se proporcionar uma compreensão acerca do universo juvenil em relação à música e suas práticas de fé, especialmente da religiosidade católica. A partir do arcabouço teórico fornecido pelas referências bibliográficas e acrescido de pesquisa empírica por meio de um questionário on-line e entrevistas em profundidade, nota-se que o consumo de música católica por parte dos jovens tem influência da família, está relacionado aos hábitos cotidianos e dialoga tanto com a função ritual da música no âmbito religioso, quanto com outros papéis que a música secular frequentemente assume, como entretenimento, por exemplo.From a perspective directed towards young audiences, consumers of Catholic music, this study proposes to analyze behaviors and relationships that are built in different ways, namely: in their own youth among themselves, between this audience and Catholic artists, between consumers and cultural products in this niche, as well as between the Catholic Church and the youth of today. Selecting an age range of 21 to 29 years, and adopting a multidisciplinary perspective that aggregates contributions from the areas of social communication, anthropology of consumption, sociology and musicology as main theoretical-methodological paths, the interests are investigated, the way they express their identities, the bonds they establish and how they interfere in the choices within the Church environment, as well as in society in general, since they are inserted in it and their actions also move and transform it. In this way, it is intended to provide an understanding of the universe of youth in relation to music and its practices faith, especially of Catholic religiosity. From the theoretical framework provided by the bibliographic references and added to empirical research through an online questionnaire and in-depth interviews, it is noted that the consumption of Catholic music by young people is influenced by the family, is related to everyday habits and dialogues with both the ritual function of music in the religious sphere, and with other roles that secular music often assumes, such as entertainment, for example.205 p.Barros, CarlaSá, Simone Pereira deNercolini, Marildo JoséPatriota, Karla Regina Macena P.Cardoso, Mônica Machadohttp://lattes.cnpq.br/8259532577503696Ferreira, Selene Nogueira2022-08-01T16:09:21Z2022-08-01T16:09:21Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFERREIRA, Selene Nogueira. Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil. 2022. 205 f. Tese (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25926CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-01T16:09:25Zoai:app.uff.br:1/25926Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:27.458716Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil |
title |
Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil |
spellingShingle |
Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil Ferreira, Selene Nogueira Consumo musical Catolicismo Juventude Sociabilidades Música Catolicismo Juventude Musical consumption Catholicism Youth Sociability |
title_short |
Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil |
title_full |
Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil |
title_fullStr |
Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil |
title_full_unstemmed |
Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil |
title_sort |
Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil |
author |
Ferreira, Selene Nogueira |
author_facet |
Ferreira, Selene Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Carla Sá, Simone Pereira de Nercolini, Marildo José Patriota, Karla Regina Macena P. Cardoso, Mônica Machado http://lattes.cnpq.br/8259532577503696 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Selene Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo musical Catolicismo Juventude Sociabilidades Música Catolicismo Juventude Musical consumption Catholicism Youth Sociability |
topic |
Consumo musical Catolicismo Juventude Sociabilidades Música Catolicismo Juventude Musical consumption Catholicism Youth Sociability |
description |
A partir de um olhar direcionado para o público jovem, consumidor de música católica, o presente estudo se propõe a analisar comportamentos e relações que são construídas de diversas formas, a saber: na própria juventude entre si, entre esse público e os artistas católicos, entre os consumidores e os produtos culturais desse nicho, assim como, entre a Igreja Católica e os jovens da atualidade. Com um recorte etário de 21 aos 29 anos, e adotando uma perspectiva multidisciplinar que agrega contribuições das áreas de comunicação social, antropologia do consumo, sociologia e musicologia como principais caminhos teórico-metodológicos, são investigados os interesses, a forma como expressam suas identidades, os laços que estabelecem e de que maneira interferem nas escolhas dentro do ambiente da Igreja, bem como na sociedade em geral, haja vista que estão inseridos nela e suas ações também a movimentam e transformam. Desta forma, pretende-se proporcionar uma compreensão acerca do universo juvenil em relação à música e suas práticas de fé, especialmente da religiosidade católica. A partir do arcabouço teórico fornecido pelas referências bibliográficas e acrescido de pesquisa empírica por meio de um questionário on-line e entrevistas em profundidade, nota-se que o consumo de música católica por parte dos jovens tem influência da família, está relacionado aos hábitos cotidianos e dialoga tanto com a função ritual da música no âmbito religioso, quanto com outros papéis que a música secular frequentemente assume, como entretenimento, por exemplo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-01T16:09:21Z 2022-08-01T16:09:21Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Selene Nogueira. Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil. 2022. 205 f. Tese (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/25926 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Selene Nogueira. Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil. 2022. 205 f. Tese (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823723937792000 |