Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Selene Nogueira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25926
Resumo: A partir de um olhar direcionado para o público jovem, consumidor de música católica, o presente estudo se propõe a analisar comportamentos e relações que são construídas de diversas formas, a saber: na própria juventude entre si, entre esse público e os artistas católicos, entre os consumidores e os produtos culturais desse nicho, assim como, entre a Igreja Católica e os jovens da atualidade. Com um recorte etário de 21 aos 29 anos, e adotando uma perspectiva multidisciplinar que agrega contribuições das áreas de comunicação social, antropologia do consumo, sociologia e musicologia como principais caminhos teórico-metodológicos, são investigados os interesses, a forma como expressam suas identidades, os laços que estabelecem e de que maneira interferem nas escolhas dentro do ambiente da Igreja, bem como na sociedade em geral, haja vista que estão inseridos nela e suas ações também a movimentam e transformam. Desta forma, pretende-se proporcionar uma compreensão acerca do universo juvenil em relação à música e suas práticas de fé, especialmente da religiosidade católica. A partir do arcabouço teórico fornecido pelas referências bibliográficas e acrescido de pesquisa empírica por meio de um questionário on-line e entrevistas em profundidade, nota-se que o consumo de música católica por parte dos jovens tem influência da família, está relacionado aos hábitos cotidianos e dialoga tanto com a função ritual da música no âmbito religioso, quanto com outros papéis que a música secular frequentemente assume, como entretenimento, por exemplo.
id UFF-2_5b179eb6fcfde54a574d3adca3d5c1a5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25926
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no BrasilConsumo musicalCatolicismoJuventudeSociabilidadesMúsicaCatolicismoJuventudeMusical consumptionCatholicismYouthSociabilityA partir de um olhar direcionado para o público jovem, consumidor de música católica, o presente estudo se propõe a analisar comportamentos e relações que são construídas de diversas formas, a saber: na própria juventude entre si, entre esse público e os artistas católicos, entre os consumidores e os produtos culturais desse nicho, assim como, entre a Igreja Católica e os jovens da atualidade. Com um recorte etário de 21 aos 29 anos, e adotando uma perspectiva multidisciplinar que agrega contribuições das áreas de comunicação social, antropologia do consumo, sociologia e musicologia como principais caminhos teórico-metodológicos, são investigados os interesses, a forma como expressam suas identidades, os laços que estabelecem e de que maneira interferem nas escolhas dentro do ambiente da Igreja, bem como na sociedade em geral, haja vista que estão inseridos nela e suas ações também a movimentam e transformam. Desta forma, pretende-se proporcionar uma compreensão acerca do universo juvenil em relação à música e suas práticas de fé, especialmente da religiosidade católica. A partir do arcabouço teórico fornecido pelas referências bibliográficas e acrescido de pesquisa empírica por meio de um questionário on-line e entrevistas em profundidade, nota-se que o consumo de música católica por parte dos jovens tem influência da família, está relacionado aos hábitos cotidianos e dialoga tanto com a função ritual da música no âmbito religioso, quanto com outros papéis que a música secular frequentemente assume, como entretenimento, por exemplo.From a perspective directed towards young audiences, consumers of Catholic music, this study proposes to analyze behaviors and relationships that are built in different ways, namely: in their own youth among themselves, between this audience and Catholic artists, between consumers and cultural products in this niche, as well as between the Catholic Church and the youth of today. Selecting an age range of 21 to 29 years, and adopting a multidisciplinary perspective that aggregates contributions from the areas of social communication, anthropology of consumption, sociology and musicology as main theoretical-methodological paths, the interests are investigated, the way they express their identities, the bonds they establish and how they interfere in the choices within the Church environment, as well as in society in general, since they are inserted in it and their actions also move and transform it. In this way, it is intended to provide an understanding of the universe of youth in relation to music and its practices faith, especially of Catholic religiosity. From the theoretical framework provided by the bibliographic references and added to empirical research through an online questionnaire and in-depth interviews, it is noted that the consumption of Catholic music by young people is influenced by the family, is related to everyday habits and dialogues with both the ritual function of music in the religious sphere, and with other roles that secular music often assumes, such as entertainment, for example.205 p.Barros, CarlaSá, Simone Pereira deNercolini, Marildo JoséPatriota, Karla Regina Macena P.Cardoso, Mônica Machadohttp://lattes.cnpq.br/8259532577503696Ferreira, Selene Nogueira2022-08-01T16:09:21Z2022-08-01T16:09:21Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFERREIRA, Selene Nogueira. Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil. 2022. 205 f. Tese (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25926CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-01T16:09:25Zoai:app.uff.br:1/25926Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:27.458716Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil
title Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil
spellingShingle Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil
Ferreira, Selene Nogueira
Consumo musical
Catolicismo
Juventude
Sociabilidades
Música
Catolicismo
Juventude
Musical consumption
Catholicism
Youth
Sociability
title_short Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil
title_full Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil
title_fullStr Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil
title_full_unstemmed Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil
title_sort Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil
author Ferreira, Selene Nogueira
author_facet Ferreira, Selene Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Carla
Sá, Simone Pereira de
Nercolini, Marildo José
Patriota, Karla Regina Macena P.
Cardoso, Mônica Machado
http://lattes.cnpq.br/8259532577503696
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Selene Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo musical
Catolicismo
Juventude
Sociabilidades
Música
Catolicismo
Juventude
Musical consumption
Catholicism
Youth
Sociability
topic Consumo musical
Catolicismo
Juventude
Sociabilidades
Música
Catolicismo
Juventude
Musical consumption
Catholicism
Youth
Sociability
description A partir de um olhar direcionado para o público jovem, consumidor de música católica, o presente estudo se propõe a analisar comportamentos e relações que são construídas de diversas formas, a saber: na própria juventude entre si, entre esse público e os artistas católicos, entre os consumidores e os produtos culturais desse nicho, assim como, entre a Igreja Católica e os jovens da atualidade. Com um recorte etário de 21 aos 29 anos, e adotando uma perspectiva multidisciplinar que agrega contribuições das áreas de comunicação social, antropologia do consumo, sociologia e musicologia como principais caminhos teórico-metodológicos, são investigados os interesses, a forma como expressam suas identidades, os laços que estabelecem e de que maneira interferem nas escolhas dentro do ambiente da Igreja, bem como na sociedade em geral, haja vista que estão inseridos nela e suas ações também a movimentam e transformam. Desta forma, pretende-se proporcionar uma compreensão acerca do universo juvenil em relação à música e suas práticas de fé, especialmente da religiosidade católica. A partir do arcabouço teórico fornecido pelas referências bibliográficas e acrescido de pesquisa empírica por meio de um questionário on-line e entrevistas em profundidade, nota-se que o consumo de música católica por parte dos jovens tem influência da família, está relacionado aos hábitos cotidianos e dialoga tanto com a função ritual da música no âmbito religioso, quanto com outros papéis que a música secular frequentemente assume, como entretenimento, por exemplo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-01T16:09:21Z
2022-08-01T16:09:21Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Selene Nogueira. Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil. 2022. 205 f. Tese (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25926
identifier_str_mv FERREIRA, Selene Nogueira. Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil. 2022. 205 f. Tese (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823723937792000