Enfoques contemporâneos da teoria das representações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Vanessa Lima Blaudt
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15413
Resumo: Os enfoques contemporâneos da teoria das representações sociais constituem-se o objeto deste estudo. A despeito do encadeamento de proposições que atestem a notória difusão das representações sociais, a teoria não esteve (e não está) alheia a divergências e críticas, intensificadas ao final da década de 1990, em razão de a pesquisa, permeada por esse referencial teórico, estar se fechando em si mesma, em total desconsideração a outros paradigmas teóricos e metodológicos próprios da psicologia social. Alicerçada em tais constatações, esta investigação tem como justificativa a indispensabilidade de explorar os enfoques contemporâneos atinentes ao desenvolvimento da teoria das representações, que se desdobram na análise dos diálogos entre as regulações sociais e o desempenho cognitivo, e dos estudos permeados pela zona muda. Sublinha-se essa conjuntura como premissa substancial à garantia de um futuro para a teoria das representações sociais no campo científico. O objetivo geral consiste em investigar e apreender os enfoques contemporâneos proficientes ao aperfeiçoamento da teoria das representações sociais, colaborando para a discussão de inovadores domínios de pesquisa. Os objetivos específicos ilustram-se da seguinte forma: a) particularizar as potencialidades e especificidades teóricas das representações sociais; b) descrever os diálogos possíveis entre a teoria das representações e os outros paradigmas heterogêneos da psicologia social, nomeadamente a cognição social e os fenômenos a ela intrínsecos, e as atitudes; c) apreender o panorama da produção acadêmica concernente ao estudo da zona muda das representações sociais. Como metodologia, adotou-se uma abordagem teórica, cuja consecução norteia a edificação de práticas inovadoras e de novos domínios de pesquisa, ao adentrar-se criticamente nas minúcias teóricas que conferem sustentação ao campo empírico. Partindo-se desse enquadramento, esta dissertação compõe-se de dois estudos. O primeiro, na forma de ensaio, intentou refletir a respeito dos diálogos exequíveis entre a teoria das representações e outros paradigmas teóricos e metodológicos da psicologia social, nomeadamente, a cognição social e as atitudes. O segundo estudo objetivou mapear e analisar, por meio de revisão sistemática, a produção científica concernente à zona muda das representações sociais, bem como identificar os instrumentos metodológicos utilizados e a sua idoneidade para desvelar os elementos conscientemente mascarados. A análise indica que as pontes teóricas entre a teoria das representações e os processos sociocognitivos abrem possibilidades de investigações dos fenômenos humanos, que envolvem sobretudo o pensamento cotidiano e o funcionamento cognitivo, mais pormenorizadas. Outrossim, a partir do estudo de objetos sensíveis, aqueles impregnados por normas e valores dominantes e coercitivos, oportunizados pela zona muda das representações, descortinam-se caminhos promissores que se interessam pelo desmantelamento de práticas sociais impregnadas de intolerância e declínio a padrões não hegemônicos. Sugere-se o engajamento em pesquisas empíricas com o escopo de apreender o conhecimento de fenômenos psicossociais individuais e grupais, bem como o refinamento de instrumentos de coleta que facultem aferir representações mais próximas do real
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Alicerçada em tais constatações, esta investigação tem como justificativa a indispensabilidade de explorar os enfoques contemporâneos atinentes ao desenvolvimento da teoria das representações, que se desdobram na análise dos diálogos entre as regulações sociais e o desempenho cognitivo, e dos estudos permeados pela zona muda. Sublinha-se essa conjuntura como premissa substancial à garantia de um futuro para a teoria das representações sociais no campo científico. O objetivo geral consiste em investigar e apreender os enfoques contemporâneos proficientes ao aperfeiçoamento da teoria das representações sociais, colaborando para a discussão de inovadores domínios de pesquisa. Os objetivos específicos ilustram-se da seguinte forma: a) particularizar as potencialidades e especificidades teóricas das representações sociais; b) descrever os diálogos possíveis entre a teoria das representações e os outros paradigmas heterogêneos da psicologia social, nomeadamente a cognição social e os fenômenos a ela intrínsecos, e as atitudes; c) apreender o panorama da produção acadêmica concernente ao estudo da zona muda das representações sociais. Como metodologia, adotou-se uma abordagem teórica, cuja consecução norteia a edificação de práticas inovadoras e de novos domínios de pesquisa, ao adentrar-se criticamente nas minúcias teóricas que conferem sustentação ao campo empírico. Partindo-se desse enquadramento, esta dissertação compõe-se de dois estudos. O primeiro, na forma de ensaio, intentou refletir a respeito dos diálogos exequíveis entre a teoria das representações e outros paradigmas teóricos e metodológicos da psicologia social, nomeadamente, a cognição social e as atitudes. O segundo estudo objetivou mapear e analisar, por meio de revisão sistemática, a produção científica concernente à zona muda das representações sociais, bem como identificar os instrumentos metodológicos utilizados e a sua idoneidade para desvelar os elementos conscientemente mascarados. A análise indica que as pontes teóricas entre a teoria das representações e os processos sociocognitivos abrem possibilidades de investigações dos fenômenos humanos, que envolvem sobretudo o pensamento cotidiano e o funcionamento cognitivo, mais pormenorizadas. Outrossim, a partir do estudo de objetos sensíveis, aqueles impregnados por normas e valores dominantes e coercitivos, oportunizados pela zona muda das representações, descortinam-se caminhos promissores que se interessam pelo desmantelamento de práticas sociais impregnadas de intolerância e declínio a padrões não hegemônicos. Sugere-se o engajamento em pesquisas empíricas com o escopo de apreender o conhecimento de fenômenos psicossociais individuais e grupais, bem como o refinamento de instrumentos de coleta que facultem aferir representações mais próximas do realCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe contemporary approaches of the social representations theory are the object of this study. Regarding the series of propositions that attest the notorious diffusion of social representations, the theory was not (and is not) free from divergences and criticisms, which were intensified in the end of the 1990s, as the research, permeated by this theoretical framework, has been closing in itself, not taking into account other theoretical and methodological paradigms concerning social psychology. Based on that, this investigation is justified on the indispensability of exploring the contemporary approaches with regard to the development of the social representations theory, which unfold in the analysis of dialogues between the social regulations and the cognitive development, and the studies permeated by the mute zone. This conjuncture is considered a substantial premise to assure a future for the social representations theory in the scientific field. The general objective is to investigate and apprehend the contemporary approaches proper to the improvement of the social representations theory, contributing to the discussion on innovative research fields. The specific objectives are the following: a) to particularize the potentialities and specificities of the social representations theory; b) to describe the possible dialogues between the social representations theory and other heterogeneous paradigms of social psychology, namely the social cognition and its intrinsic phenomena, and the attitudes; c) to apprehend the academic production panorama concerning the studies on the mute zone of the social representations. As methodology, a theoretical approach was adopted, whose consecution guides the construction of innovative practices and new research fields, by critically entering into the theoretical minutiae that provide support for the empirical field. From this framing, this dissertation is composed of two studies. The first, as an essay, aimed to reflect on the possible dialogues between the social representations theory and other theoretical and methodological paradigms of social psychology, namely, the social cognition and the attitudes. The second study aimed to map and analyze, through systematic review, the scientific production concerning the mute zone of the representations, as well as to identify the methodological tools used and their aptitude to reveal the consciously hidden elements. The analysis indicates that the theoretical connections between the representations theory and the sociocognitive processes open up the possibility of detailed investigations on human phenomena, which mainly include the everyday thought and the cognitive functioning. Besides, from the study of sensitive objects, those imbued with dominant and coercive norms and values, proportionated by the mute zone of the representations, promising paths are revealed, which focus on dismantling the social practices impregnated with intolerance and decline to non-hegemonic patterns. The engagement on empirical researches is suggested in order to comprehend the psychosocial phenomena of individuals and groups, as well as the improvement of collection tools able to measure representations as close to reality as possibleRangel, Mary TherezinhaAlves, Walcéa BarretoScofano, Reuber GerbassiMachado, Jane do Carmohttp://lattes.cnpq.br/2294239994224036http://lattes.cnpq.br/2173146648220598Rocha, Vanessa Lima Blaudt2020-10-22T21:25:25Z2020-10-22T21:25:25Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROCHA, Vanessa Lima Blaudt. Enfoques contemporâneos da teoria das representações sociais. Orientadora: Mary Rangel. 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado em educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15413openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-19T18:07:13Zoai:app.uff.br:1/15413Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-19T18:07:13Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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