Sintaxe e prosódia de construções de foco em um corpus comparado português-espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Fernanda Chiappetta Silveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10209
Resumo: Nesta dissertação, realizamos a análise de uma amostra das diferentes construções marcadas como foco em um corpus constituído pelas cenas equivalentes entre o primeiro capítulo da novela Rebelde Way (2002), produzida na Argentina, e o primeiro e segundo capítulos da novela Rebelde (2011), lançada no Brasil. Essa pesquisa se insere dentro de uma abordagem funcional da linguagem, apoiando-se diretamente na pragmática. Baseamo-nos em Dik (1997) e Lambrecht (1994), autores que entendem que a estrutura informativa determina a estrutura gramatical de maneira distinta segundo as diferentes línguas. De acordo com esta premissa, buscamos encontrar estruturas gramaticais que caracterizassem o foco no espanhol da Argentina (EA) e também no português do Brasil (PB), considerando-se que o estudo do foco é uma área pouco difundida na literatura pertinente. Valemo-nos, por um lado, de autores que estudam o foco no espanhol como Zubizarreta (1999) e Gutiérrez Ordóñez (1997) e, por outro, autores que analisam o foco no português brasileiro, como Moraes (2006) e Leite & Magalhães (2010), além de Ribeiro & Côrtes Junior (2009), Braga & Barbosa (2009), e Santos & Oliveira (2011) que estudam a clivagem. Analisamos as 8 cenas equivalentes entre as novelas e identificamos 27 casos de focos marcados sintaticamente no EA e 19 no PB. Os dados do corpus em EA se difundem entre os mecanismos de clivagem e outros, como alteração da ordem de palavras ou por auxílio de um advérbio, já os dados do PB se distribuem entre as estratégias de clivagem e de focalização com auxílio de um advérbio. Também encontramos elementos que podem ser considerados focos prosódicos, porém que necessitam de mais estudo.
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