Seára patriótica: um livro de leitura em consonância com o projeto republicano da década de 1920

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bender, Bianca Jucá
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29994
Resumo: Este trabalho é resultado da pesquisa e análise do livro de leitura Seára Patriotica, de autoria de Antonio Faria. Analisamos três edições do livro, correspondentes aos anos de 1926, 1927 e 1934, construindo uma reflexão sobre as mudanças e permanências no conteúdo do livro. Neste estudo, objetivamos compreender como a nova ordem republicana, principalmente no estado de São Paulo, era trabalhada nos manuais escolares, tomando como indicador o livro Seára Patriotica. Elencamos algumas leituras da obra para aprofundar a análise, dentre elas, as que apresentavam símbolos patrióticos, afirmação de heróis, o mundo do trabalho e setores produtivos (sistema cafeicultor e industrialização), assim como valorização dos aspectos nacionais. Na trajetória intelectual do autor, concentramo-nos na sua experiência como professor, na qual está ancorada sua posição de considerar importante, nas leituras desenvolvidas, dentro dos sistemas formais de ensino, destacar os aspectos da nacionalidade. Ao analisarmos as leituras que compõem o livro, deparamo-nos com algumas questões norteadoras da nossa pesquisa, tais como: quais elementos republicanos destacam-se no Seára Patriotica? Por que urgia formar as futuras gerações sob o véu homogeneizador de uma identidade nacional? Por que e como formar os trabalhadores da nação? Organizamos as leituras por temas, dentre eles: Os Heróis da Pátria; Os Trabalhadores da Pátria; Os desbravadores da Pátria. Desta forma, foi possível traçar uma linha de reflexão sobre as questões sociais, políticas e econômicas do início do século XX, de modo a contextualizar a escrita do livro em tela no conjunto de relações apontadas pela historiografia. De um ponto de vista metodológico, iniciamos a pesquisa com o debate entre autores como Alain Choppin, Allonso, Ossenbach e Somoza a respeito da definição dos manuais escolares. Os trabalhos de Circe Bittencourt e Rosa de Fátima Souza foram importantes para aspectos da História da Educação do período, no estado de São Paulo. Os estudos referentes à História Social da Educação basearam-se nos escritos de Thompson por elucidar a importância de compreender a cultura não como um consenso, mas como um campo de disputas. A pesquisa na Hemeroteca Digital Brasileira – BN foi parte importante desta pesquisa, uma vez que proporcionou observar, através da imprensa paulista e de outros estados brasileiros, os caminhos percorridos pelo autor e pela obra, ao longo das décadas de 1920, 1930 e 1940. Por fim, compreender o livro de leitura como um impresso do seu tempo, inserido em um contexto histórico e permeado pelas questões que estavam em ebulição no início do século XX, visa contribuir para as pesquisas com manuais escolares. Foi possível concluir que, no estado de São Paulo, no período da Primeira República, o professor Antonio Faria integrou uma rede de sociabilidade, que integrava imprensa e rede de escolarização pública, na qual a publicação de um manual escolar, no formato de livro de leitura, integrava os esforços de formação da classe trabalhadora em conexão com o fortalecimento do projeto republicano.
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Elencamos algumas leituras da obra para aprofundar a análise, dentre elas, as que apresentavam símbolos patrióticos, afirmação de heróis, o mundo do trabalho e setores produtivos (sistema cafeicultor e industrialização), assim como valorização dos aspectos nacionais. Na trajetória intelectual do autor, concentramo-nos na sua experiência como professor, na qual está ancorada sua posição de considerar importante, nas leituras desenvolvidas, dentro dos sistemas formais de ensino, destacar os aspectos da nacionalidade. Ao analisarmos as leituras que compõem o livro, deparamo-nos com algumas questões norteadoras da nossa pesquisa, tais como: quais elementos republicanos destacam-se no Seára Patriotica? Por que urgia formar as futuras gerações sob o véu homogeneizador de uma identidade nacional? Por que e como formar os trabalhadores da nação? Organizamos as leituras por temas, dentre eles: Os Heróis da Pátria; Os Trabalhadores da Pátria; Os desbravadores da Pátria. Desta forma, foi possível traçar uma linha de reflexão sobre as questões sociais, políticas e econômicas do início do século XX, de modo a contextualizar a escrita do livro em tela no conjunto de relações apontadas pela historiografia. De um ponto de vista metodológico, iniciamos a pesquisa com o debate entre autores como Alain Choppin, Allonso, Ossenbach e Somoza a respeito da definição dos manuais escolares. Os trabalhos de Circe Bittencourt e Rosa de Fátima Souza foram importantes para aspectos da História da Educação do período, no estado de São Paulo. Os estudos referentes à História Social da Educação basearam-se nos escritos de Thompson por elucidar a importância de compreender a cultura não como um consenso, mas como um campo de disputas. A pesquisa na Hemeroteca Digital Brasileira – BN foi parte importante desta pesquisa, uma vez que proporcionou observar, através da imprensa paulista e de outros estados brasileiros, os caminhos percorridos pelo autor e pela obra, ao longo das décadas de 1920, 1930 e 1940. Por fim, compreender o livro de leitura como um impresso do seu tempo, inserido em um contexto histórico e permeado pelas questões que estavam em ebulição no início do século XX, visa contribuir para as pesquisas com manuais escolares. Foi possível concluir que, no estado de São Paulo, no período da Primeira República, o professor Antonio Faria integrou uma rede de sociabilidade, que integrava imprensa e rede de escolarização pública, na qual a publicação de um manual escolar, no formato de livro de leitura, integrava os esforços de formação da classe trabalhadora em conexão com o fortalecimento do projeto republicano.The current study derives from the research about, and from the analysis applied to, the book titled Seára Patriotica, by Antonio Faria. We herein analyzed three editions of the aforementioned book (1926, 1927 and 1934) in order to reflect about changes applied, or not, to its content. The aim of the present research is to investigate how the new republican order was addressed in schoolbooks, mainly in São Paulo State, by taking the aforementioned book as indicator of such a process. We herein listed some readings of it, such as those presenting patriotic symbols, heroes’ affirmation, the world of labor and production sectors (coffee planting system and industrialization), as well as national aspects’ valuing, for in-depth analysis purposes. With respect to the authors’ intellectual trajectory, we focused on his experience as teacher. We did so, because of his position about the importance of highlighting nationality aspects in readings developed within formal education systems, which is anchored on his experience. By analyzing the readings composing the book, we found some of our study’s guiding questions, namely: What are the republican elements standing out in Seára Patriotica? Why was it urgent forming future generations under the homogenizing veil of national identity? Why and how to form nation’s workers? We organized these readings by topics, namely: Nation’s Heroes; Nation’s Workers; and Nation’s Pioneers. This organization process enabled drawing a line of reflection about the social, political and economic issues plaguing the early twentieth century. It was done to help contextualizing the writing of the analyzed book in the set of relationships pointed out by historiography. From the methodological perspective, the present research started with the debate among authors, such as Alain Choppin, Alonso, Ossenbach and Somoza, about the definition of schoolbooks. Circe Bittencourt and Rosa de Fátima Souza’s works provided important aspects about the History of Education during the investigated periods, in São Paulo State. Research about the Social History of Education was based on Thompson’s writings, since they focus on explaining the importance of understanding culture as field of disputes, rather than as consensus. Research conducted in the Brazilian Digital Newspapers and Periodicals Library – also known as BN Digital – was an important part of the current study, since it enabled observing - through São Paulo and other Brazilian states’ press - the paths taken by both the author and his work, throughout the 1920s, 1930s and 1940s. Finally, understanding the analyzed book as a printed work of its time, which is inserted in a given historical context and permeated by the very questions boiling in the early twentieth century, can contribute to research conducted with schoolbooks. It was possible concluding that, during the First Brazilian Republic period in São Paulo State, Professor Antonio Faria was part of a social network that, in its turn, was part of the press and public schooling network, where the publication of schoolbooks, in the form of story books, was part of working class formation efforts associated with the process to strengthen the Republican project.208 pOliveira, Claudia Maria Costa Alves deSepulveda, José Antonio MirandaSilva, Alexandra Lima daBezerra, Amália Cristina Dias da RochaBender, Bianca Jucá2023-08-17T13:46:56Z2023-08-17T13:46:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBENDER, Bianca Jucá. Seára patriótica: um livro de leitura em consonância com o projeto republicano da década de 1920. 2023. 208f. 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