O que é o direito à educação no sistema socioeducativo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lessa, Hemilim da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21861
Resumo: O presente artigo tem por objetivo compreender como os professores de uma escola situada em unidade de privação de liberdade, concebem o direito à educação escolar no sistema socioeducativo. Tomando como estudo de caso uma escola exclusiva para adolescentes do sexo feminino buscou-se compreender a leitura que os docentes fazem da forma como o direito à educação se distancia ou se aproxima dos principais documentos oficiais que dissertam sobre essa especificidade da educação escolar. Para tanto, analisamos o perfil do jovem privado de liberdade no Brasil. Investigamos as principais determinações legais que dissertam sobre o adolescente em conflito com a lei. Além disso, observamos um conselho de classe e entrevistamos professores dessa modalidade de ensino. Os resultados indicam que o direito à educação tem sido garantido por conta do pouco número de jovens apreendidas, o que garante o acesso diário aos espaços escolares e maior proximidade com o corpo de profissionais da unidade escolar pesquisada
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