Qual o peso da falta de infraestrutura voltada para transporte rodoviário no custo final dos produtos?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11115 |
Resumo: | A economia brasileira é fortemente baseada na produção e exportação de commodities, como por exemplo, café, petróleo, suco de laranja, minério de ferro, aço e soja. Entretanto, este potencial produtivo depende de uma cadeia logística que permita um bom escoamento da produção, além evitar gargalos, que é o estrangulamento do fluxo de mercadorias, que impede o crescimento do setor produtivo. Nesta perspectiva, que o Custo Logístico de Transporte deve ser cuidadosamente analisado, tornando-se um diferencial competitivo de grande valor para a economia como um todo, pois permite reduzir o preço final para a exportação e aumento da competitividade com outros países, de igual modo torna possível à redução de preço para o consumidor interno, auxiliando no cumprimento das metas de inflação. Este estudo pode ser considerado de abordagem qualitativa, com enfoque descritivo e exploratório, quanto à finalidade; e bibliográfico e documental e, mediante a todo embasamento teórico consolidado os resultados apurados permitiram uma compreensão mais detalhada sobre a literatura utilizada. O objetivo deste trabalho é realizar uma pesquisa bibliográfica e analisar como a falta de atenção do governo em relação à infraestrutura de transportes no modal rodoviário afeta os preços dos produtos e serviços no Brasil. É sabido que existe uma recessão econômica, que afeta, principalmente os investimentos em infraestrutura. Uma área que tem sido afetada pela falta de investimento é o setor logístico de transporte, desta maneira, existe influência entre a falta de infraestrutura que dá suporte aos processos logísticos e o Custo Brasil? Qual seria sua proporção no preço final dos produtos nacionais? |
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Qual o peso da falta de infraestrutura voltada para transporte rodoviário no custo final dos produtos?Transporte rodoviárioCusto BrasilInfraestrutura de transporteAdministraçãoRoad transportBrazil costTransport infrastructureA economia brasileira é fortemente baseada na produção e exportação de commodities, como por exemplo, café, petróleo, suco de laranja, minério de ferro, aço e soja. Entretanto, este potencial produtivo depende de uma cadeia logística que permita um bom escoamento da produção, além evitar gargalos, que é o estrangulamento do fluxo de mercadorias, que impede o crescimento do setor produtivo. Nesta perspectiva, que o Custo Logístico de Transporte deve ser cuidadosamente analisado, tornando-se um diferencial competitivo de grande valor para a economia como um todo, pois permite reduzir o preço final para a exportação e aumento da competitividade com outros países, de igual modo torna possível à redução de preço para o consumidor interno, auxiliando no cumprimento das metas de inflação. Este estudo pode ser considerado de abordagem qualitativa, com enfoque descritivo e exploratório, quanto à finalidade; e bibliográfico e documental e, mediante a todo embasamento teórico consolidado os resultados apurados permitiram uma compreensão mais detalhada sobre a literatura utilizada. O objetivo deste trabalho é realizar uma pesquisa bibliográfica e analisar como a falta de atenção do governo em relação à infraestrutura de transportes no modal rodoviário afeta os preços dos produtos e serviços no Brasil. É sabido que existe uma recessão econômica, que afeta, principalmente os investimentos em infraestrutura. Uma área que tem sido afetada pela falta de investimento é o setor logístico de transporte, desta maneira, existe influência entre a falta de infraestrutura que dá suporte aos processos logísticos e o Custo Brasil? Qual seria sua proporção no preço final dos produtos nacionais?The Brazilian economy is heavily based on the production and export of commodities such as coffee, oil, orange juice, iron ore, steel and soy. However, this productive potential depends on a logistics chain that allows a good flow of production, and avoid bottlenecks, which is the strangulation of the flow of goods, which hinders productive growth. In this perspective, the Logistics Cost of Transport must be carefully analyzed; this becomes a competitive differential of great value for the economy as a whole, because it allows the reducing of the final price for export as it increases competitiveness with other countries and makes it possible to reduce the price for the internal consumer, helping to meet inflation targets. This study can be considered of qualitative approach, with a descriptive and exploratory approach on its purpose; and bibliographic and documentary. By means of all consolidated theoretical foundation, the results obtained allowed a more detailed understanding of the literature used. The objective of this work is to carry out a bibliographical research and analyze how the lack of attention of the government in relation to the transportation infrastructure in the road modal affects the prices of the products and services in Brazil. It is well known that there is an economic recession, which mainly affects investments in infrastructure. One area that has been affected by the lack of investment is the transportation logistics sector, in this way, is there an influence between the lack of infrastructure that supports logistical processes and “Custo Brasil”? What is its proportion in the final price of the national products?44 f.NiteróiMurta, Aurélio Lamare SoaresLevy, ArielSilva, Eduardo Camilo daCastro Júnior, Joel de Lima PereiraLopes, Daniel Everson2019-09-05T18:51:30Z2019-09-05T18:51:30Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLopes, Daniel Everson. Qual o peso da falta de infraestrutura voltada para transporte rodoviário no custo final dos produtos? / Daniel Everson Lopes; Aurélio Lamare Soares Murta, orientador. Niterói, 2019. 44 f.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11115Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-28T21:39:56Zoai:app.uff.br:1/11115Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-04-28T21:39:56Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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