Metodologias de valuation para empresas startups

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fabricio Batista de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11895
Resumo: Este trabalho teve como objetivo pesquisar e analisar as metodologias que são utilizadas para se obter a “Avaliação de Empresas”, “Valoração de Empresas” comumente conhecida como Valuation de empresas que estejam nas suas fases iniciais de desenvolvimento do negócio, ou apenas na sua proposta ou modelo de negócio, empresas estas, conhecidas como: startups. Tais categorias de empresas se diferenciam por carecerem de dados históricos que subsidiariam uma análise mais acurada quanto à viabilidade financeira futura e quanto a sua capacidade de trazer lucro ou prejuízo em um período futuro. A pesquisa se ateve a investigar empresas de tecnologia do mercado brasileiro. O Brasil encontra-se em franca expansão quanto ao surgimento de empresas startups e apresenta-se como mercado principal de diversas empresas de tecnologia já consolidadas no mercado. A investigação foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e artigos relacionados com o assunto em questão a fim de identificar a atual abordagem da comunidade científica quanto ao processo de valuation. Buscando ter uma maior base na coleta dos dados entrevistaram-se profissionais especialistas em investimento de startups (aceleradoras de empresas), com o objetivo de trazer a realidade praticada no mercado e ter uma perspectiva do processo por parte dos profissionais que de fato aplicam o processo de valuation. Este trabalho conclui que os cinco métodos são: Técnicas baseadas no fluxo de caixa descontado, Técnicas comparativas de mercado ou resultado econômico, Técnicas baseadas em ativos e passivos contábeis, Técnicas baseadas na criação de valor e por último as Técnicas baseadas em modelos de opções.
id UFF-2_5c696110f6f025c3d1a4392c5e08247a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11895
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Metodologias de valuation para empresas startupsValuation methodologies for business startupsValuationStartupsInovaçãoTecnologia,EmpreendedorismoEmpreendedorismoEmpresaTecnologiaValuationStartupsInnovationTechnologyEntrepreneurshipEste trabalho teve como objetivo pesquisar e analisar as metodologias que são utilizadas para se obter a “Avaliação de Empresas”, “Valoração de Empresas” comumente conhecida como Valuation de empresas que estejam nas suas fases iniciais de desenvolvimento do negócio, ou apenas na sua proposta ou modelo de negócio, empresas estas, conhecidas como: startups. Tais categorias de empresas se diferenciam por carecerem de dados históricos que subsidiariam uma análise mais acurada quanto à viabilidade financeira futura e quanto a sua capacidade de trazer lucro ou prejuízo em um período futuro. A pesquisa se ateve a investigar empresas de tecnologia do mercado brasileiro. O Brasil encontra-se em franca expansão quanto ao surgimento de empresas startups e apresenta-se como mercado principal de diversas empresas de tecnologia já consolidadas no mercado. A investigação foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e artigos relacionados com o assunto em questão a fim de identificar a atual abordagem da comunidade científica quanto ao processo de valuation. Buscando ter uma maior base na coleta dos dados entrevistaram-se profissionais especialistas em investimento de startups (aceleradoras de empresas), com o objetivo de trazer a realidade praticada no mercado e ter uma perspectiva do processo por parte dos profissionais que de fato aplicam o processo de valuation. Este trabalho conclui que os cinco métodos são: Técnicas baseadas no fluxo de caixa descontado, Técnicas comparativas de mercado ou resultado econômico, Técnicas baseadas em ativos e passivos contábeis, Técnicas baseadas na criação de valor e por último as Técnicas baseadas em modelos de opções.This work aimed to research and analyze the methodologies that are used to obtain the "Company Valuation", "Valuation of Companies" commonly known as Valuation of companies that are in their early stages of business development, or only in their proposal or business model, these companies, known as: startups. These categories of companies differ because they lack historical data that would support a more accurate analysis of future financial viability and their ability to make a profit or loss in a future period. The research was aimed at investigating technology companies in the Brazilian market. Brazil is booming as a result of the emergence of startup companies and presents itself as the main market of several technology companies already consolidated in the market. The research was carried out through bibliographical research and articles related to the subject in question in order to identify the current approach of the scientific community regarding the valuation process. Seeking to have a greater base in the data collection we interviewed professional specialists in investment of startups (companies accelerators), with the objective of bringing the reality practiced in the market and having a perspective of the process on the part of the professionals that in fact apply the process of valuation. This work concludes that the five methods are: Techniques based on discounted cash flow, Comparative techniques of market or economic result, Techniques based on accounting assets and liabilities, Techniques based on the creation of value and finally Techniques based on models of options.103 f.Universidade Federal FluminenseNiteróiZotes, Luis PerezLima, Gilson Brito AlvesMedina, FernandoOliveira, Fabricio Batista de2019-11-06T12:21:39Z2019-11-06T12:21:39Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Fabrício Batista de. Metodologias da valuation para empresas startups. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense. Escola de Engenharia, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11895Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:40:49Zoai:app.uff.br:1/11895Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-14T01:40:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias de valuation para empresas startups
Valuation methodologies for business startups
title Metodologias de valuation para empresas startups
spellingShingle Metodologias de valuation para empresas startups
Oliveira, Fabricio Batista de
Valuation
Startups
Inovação
Tecnologia,
Empreendedorismo
Empreendedorismo
Empresa
Tecnologia
Valuation
Startups
Innovation
Technology
Entrepreneurship
title_short Metodologias de valuation para empresas startups
title_full Metodologias de valuation para empresas startups
title_fullStr Metodologias de valuation para empresas startups
title_full_unstemmed Metodologias de valuation para empresas startups
title_sort Metodologias de valuation para empresas startups
author Oliveira, Fabricio Batista de
author_facet Oliveira, Fabricio Batista de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zotes, Luis Perez
Lima, Gilson Brito Alves
Medina, Fernando
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fabricio Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv Valuation
Startups
Inovação
Tecnologia,
Empreendedorismo
Empreendedorismo
Empresa
Tecnologia
Valuation
Startups
Innovation
Technology
Entrepreneurship
topic Valuation
Startups
Inovação
Tecnologia,
Empreendedorismo
Empreendedorismo
Empresa
Tecnologia
Valuation
Startups
Innovation
Technology
Entrepreneurship
description Este trabalho teve como objetivo pesquisar e analisar as metodologias que são utilizadas para se obter a “Avaliação de Empresas”, “Valoração de Empresas” comumente conhecida como Valuation de empresas que estejam nas suas fases iniciais de desenvolvimento do negócio, ou apenas na sua proposta ou modelo de negócio, empresas estas, conhecidas como: startups. Tais categorias de empresas se diferenciam por carecerem de dados históricos que subsidiariam uma análise mais acurada quanto à viabilidade financeira futura e quanto a sua capacidade de trazer lucro ou prejuízo em um período futuro. A pesquisa se ateve a investigar empresas de tecnologia do mercado brasileiro. O Brasil encontra-se em franca expansão quanto ao surgimento de empresas startups e apresenta-se como mercado principal de diversas empresas de tecnologia já consolidadas no mercado. A investigação foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e artigos relacionados com o assunto em questão a fim de identificar a atual abordagem da comunidade científica quanto ao processo de valuation. Buscando ter uma maior base na coleta dos dados entrevistaram-se profissionais especialistas em investimento de startups (aceleradoras de empresas), com o objetivo de trazer a realidade praticada no mercado e ter uma perspectiva do processo por parte dos profissionais que de fato aplicam o processo de valuation. Este trabalho conclui que os cinco métodos são: Técnicas baseadas no fluxo de caixa descontado, Técnicas comparativas de mercado ou resultado econômico, Técnicas baseadas em ativos e passivos contábeis, Técnicas baseadas na criação de valor e por último as Técnicas baseadas em modelos de opções.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-11-06T12:21:39Z
2019-11-06T12:21:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabrício Batista de. Metodologias da valuation para empresas startups. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense. Escola de Engenharia, Niterói, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11895
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv OLIVEIRA, Fabrício Batista de. Metodologias da valuation para empresas startups. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense. Escola de Engenharia, Niterói, 2017.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838812422799360