Rap na baixada, rap no mundo: o raplab tecendo redes educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Flávio Eduardo da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16797
Resumo: Esta pesquisa busca narrar o desenrolar dos encontros com jovens moradores das periferias do Rio de Janeiro, dentro e fora do ambiente escolar, para a prática do RapLab, uma atividade que provoca a produção do conhecimento em rede através do rap, numa experimentação de composição coletiva a partir de uma roda de conversa onde discute-se um tema proposto pelos próprios jovens. São esses encontros, que embolam arte com educação, rua com escola, educandos e educadores que pretendo narrar no decorrer da pesquisa, onde tento refletir sobre: Como essa composição coletiva se desenvolve? Quais os seus efeitos e desdobramentos possíveis? O que também importa nessa pesquisa é a movimentação da juventude periférica e suas táticas contra a subalternidade, seu protagonismo, entre outras inúmeras situações que aparecem durante esses encontros. Ouço e leio a todo tempo que nos estudos com os cotidianos as certezas não existem, mas é na prática que percebemos os encantos e desesperos de se pesquisar com os cotidianos. Tenho aprendido que pesquisar com os cotidianos é se preparar para os entroncamentos e bifurcações, é caminhar pelo desconhecido, é ir sem saber pra onde está indo e por isso ter de redobrar as atenções, principalmente nos detalhes, nas sobras. É olhar, quando possível, para onde ninguém quer olhar, é tatear, ouvir, falar, silenciar, dar importância para o que muitos acham que não tem importância. A metodologia utilizada são as conversas, apesar de admitir que, como diz Nilda Alves, "em relação ao método, tenho que começar por admitir que estou sempre cheio de dúvidas e sobre ele tenho muito que aprender" (ALVES, 2001. p14). A pesquisa utilizou o apoio teórico em autores como Nilda Alves, Paulo Freire, Spivaki, Bellhooks, entre outros
id UFF-2_5d0ad043b60e2379d63a9392aded8a44
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16797
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Rap na baixada, rap no mundo: o raplab tecendo redes educativasConhecimento em redeRapNarrativaRodas de conversaJuventudeRap (Música)Periferia (Geografia)Escola públicaJovemKnowledge networksRapNarrativeGroup discussionsYouthEsta pesquisa busca narrar o desenrolar dos encontros com jovens moradores das periferias do Rio de Janeiro, dentro e fora do ambiente escolar, para a prática do RapLab, uma atividade que provoca a produção do conhecimento em rede através do rap, numa experimentação de composição coletiva a partir de uma roda de conversa onde discute-se um tema proposto pelos próprios jovens. São esses encontros, que embolam arte com educação, rua com escola, educandos e educadores que pretendo narrar no decorrer da pesquisa, onde tento refletir sobre: Como essa composição coletiva se desenvolve? Quais os seus efeitos e desdobramentos possíveis? O que também importa nessa pesquisa é a movimentação da juventude periférica e suas táticas contra a subalternidade, seu protagonismo, entre outras inúmeras situações que aparecem durante esses encontros. Ouço e leio a todo tempo que nos estudos com os cotidianos as certezas não existem, mas é na prática que percebemos os encantos e desesperos de se pesquisar com os cotidianos. Tenho aprendido que pesquisar com os cotidianos é se preparar para os entroncamentos e bifurcações, é caminhar pelo desconhecido, é ir sem saber pra onde está indo e por isso ter de redobrar as atenções, principalmente nos detalhes, nas sobras. É olhar, quando possível, para onde ninguém quer olhar, é tatear, ouvir, falar, silenciar, dar importância para o que muitos acham que não tem importância. A metodologia utilizada são as conversas, apesar de admitir que, como diz Nilda Alves, "em relação ao método, tenho que começar por admitir que estou sempre cheio de dúvidas e sobre ele tenho muito que aprender" (ALVES, 2001. p14). A pesquisa utilizou o apoio teórico em autores como Nilda Alves, Paulo Freire, Spivaki, Bellhooks, entre outrosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis study seeks to narrate the unfolding of encounters, both within and outside of the school environment, with young residents of Rio de Janeiro’s peripheries as a part of RapLab, an activity and methodology that promotes knowledge networks through the experience of collectively composing a rap song based on group discussions of a theme chosen by the youth. I aim to detail these encounters, which intertwine art and education, the street and the classroom, learners and educators, through a reflection on the following questions: How does this collective composition develop? What are its positive effects and outcomes? This study also takes into account the maneuvering of youth from the periphery and their strategies of agency and against subalternity that emerged during these encounters. I always hear and read that in research with everyday life there are no certainties, but rather that it is in practice that we perceive the joys and despairs of doing research with everyday life. I have learned that research with everyday life is preparing ourselves for crossroads and bifurcations, is walking towards the unknown, is going without knowing to where, and that’s why we redouble our attention, especially of details and the obscured. It’s looking, whenever possible, where no one else has looked before and feeling, listening, speaking, silencing and giving importance to that which many feel is unimportant. This project utilized conversations as a methodology, despite admitting that, just as Nilda Alves states, “as far as method is concerned, I have to begin by admitting that I am always full of doubt and still have much to learn” (ALVES, 2001. p14). This study uses a theoretical framework based on the work of Alves, Paulo Freire, Spivak, bellhooks, and others107 f.Andrade, NiveaPereira, José ValterAmaral, Adriana Facina Gurgel doMendes, João Luiz GuerreiroAssis, Flávio Eduardo da Silva2021-02-03T17:22:07Z2021-02-03T17:22:07Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfASSIS, Flávio Eduardo da Silva. Rap na baixada, rap no mundo: o raplab tecendo redes educativas. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16797http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-19T17:30:43Zoai:app.uff.br:1/16797Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:30.173231Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Rap na baixada, rap no mundo: o raplab tecendo redes educativas
title Rap na baixada, rap no mundo: o raplab tecendo redes educativas
spellingShingle Rap na baixada, rap no mundo: o raplab tecendo redes educativas
Assis, Flávio Eduardo da Silva
Conhecimento em rede
Rap
Narrativa
Rodas de conversa
Juventude
Rap (Música)
Periferia (Geografia)
Escola pública
Jovem
Knowledge networks
Rap
Narrative
Group discussions
Youth
title_short Rap na baixada, rap no mundo: o raplab tecendo redes educativas
title_full Rap na baixada, rap no mundo: o raplab tecendo redes educativas
title_fullStr Rap na baixada, rap no mundo: o raplab tecendo redes educativas
title_full_unstemmed Rap na baixada, rap no mundo: o raplab tecendo redes educativas
title_sort Rap na baixada, rap no mundo: o raplab tecendo redes educativas
author Assis, Flávio Eduardo da Silva
author_facet Assis, Flávio Eduardo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Nivea
Pereira, José Valter
Amaral, Adriana Facina Gurgel do
Mendes, João Luiz Guerreiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Flávio Eduardo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento em rede
Rap
Narrativa
Rodas de conversa
Juventude
Rap (Música)
Periferia (Geografia)
Escola pública
Jovem
Knowledge networks
Rap
Narrative
Group discussions
Youth
topic Conhecimento em rede
Rap
Narrativa
Rodas de conversa
Juventude
Rap (Música)
Periferia (Geografia)
Escola pública
Jovem
Knowledge networks
Rap
Narrative
Group discussions
Youth
description Esta pesquisa busca narrar o desenrolar dos encontros com jovens moradores das periferias do Rio de Janeiro, dentro e fora do ambiente escolar, para a prática do RapLab, uma atividade que provoca a produção do conhecimento em rede através do rap, numa experimentação de composição coletiva a partir de uma roda de conversa onde discute-se um tema proposto pelos próprios jovens. São esses encontros, que embolam arte com educação, rua com escola, educandos e educadores que pretendo narrar no decorrer da pesquisa, onde tento refletir sobre: Como essa composição coletiva se desenvolve? Quais os seus efeitos e desdobramentos possíveis? O que também importa nessa pesquisa é a movimentação da juventude periférica e suas táticas contra a subalternidade, seu protagonismo, entre outras inúmeras situações que aparecem durante esses encontros. Ouço e leio a todo tempo que nos estudos com os cotidianos as certezas não existem, mas é na prática que percebemos os encantos e desesperos de se pesquisar com os cotidianos. Tenho aprendido que pesquisar com os cotidianos é se preparar para os entroncamentos e bifurcações, é caminhar pelo desconhecido, é ir sem saber pra onde está indo e por isso ter de redobrar as atenções, principalmente nos detalhes, nas sobras. É olhar, quando possível, para onde ninguém quer olhar, é tatear, ouvir, falar, silenciar, dar importância para o que muitos acham que não tem importância. A metodologia utilizada são as conversas, apesar de admitir que, como diz Nilda Alves, "em relação ao método, tenho que começar por admitir que estou sempre cheio de dúvidas e sobre ele tenho muito que aprender" (ALVES, 2001. p14). A pesquisa utilizou o apoio teórico em autores como Nilda Alves, Paulo Freire, Spivaki, Bellhooks, entre outros
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-02-03T17:22:07Z
2021-02-03T17:22:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ASSIS, Flávio Eduardo da Silva. Rap na baixada, rap no mundo: o raplab tecendo redes educativas. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16797
identifier_str_mv ASSIS, Flávio Eduardo da Silva. Rap na baixada, rap no mundo: o raplab tecendo redes educativas. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823570393759744