A inserção do acadêmico de enfermagem no contexto da Estratégia Saúde da Família: o papel do preceptor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Alexandre Campos de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1186
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo avaliar o envolvimento do acadêmico de Enfermagem na realidade da Estratégia de Saúde da Família, e de que maneira o enfermeiro preceptor recebe este aluno e como a prática desenvolvida nesta área pode se tornar uma experiência real, trazendo ganhos para todos, alunos, preceptores, serviço de saúde e clientes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de caráter descritivo exploratório de campo, segundo Minayo e Sanchez (1993) adequada ao aprofundamento da complexidade de fenômenos, fatos e processos particulares e específicos de grupos mais ou menos delimitados em extensão e capazes de serem abrangidos intensamente. O estudo foi desenvolvido por meio de trabalho de campo, no período de junho a dezembro de 2012, como fonte de geração de dados uma Unidade de Saúde da Família, ou seja, um ambiente natural. A pesquisa foi realizada por meio de oficinas com a participação dos enfermeiros que atuam na Atenção Básica no município de Vassouras com base nas experiências vivenciadas pela preceptoria de estudantes de enfermagem junto ao trabalho na Estratégia de Saúde da Família. Nas considerações finais percebe se claramente que existe uma grande dificuldade de acolhimento e inserção do acadêmico de Enfermagem no campo prático da Atenção Básica, uma vez que, não existe um protocolo para recebimento deste aluno, e pouca relação entre a teoria em sala de aula e a realidade experimentada na prática, ou seja, o professor em sala de aula, e o preceptor no seu local de trabalho, não dialogam
id UFF-2_5d2ec00b75407633feed664d6dffef87
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1186
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A inserção do acadêmico de enfermagem no contexto da Estratégia Saúde da Família: o papel do preceptorEnfermagemEnsino individualizadoEstratégia saúde da famíliaEnfermagemEnsino individualizadoEstratégia saúde da famíliaNursingIndividualized instructionHealth programEsta dissertação tem como objetivo avaliar o envolvimento do acadêmico de Enfermagem na realidade da Estratégia de Saúde da Família, e de que maneira o enfermeiro preceptor recebe este aluno e como a prática desenvolvida nesta área pode se tornar uma experiência real, trazendo ganhos para todos, alunos, preceptores, serviço de saúde e clientes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de caráter descritivo exploratório de campo, segundo Minayo e Sanchez (1993) adequada ao aprofundamento da complexidade de fenômenos, fatos e processos particulares e específicos de grupos mais ou menos delimitados em extensão e capazes de serem abrangidos intensamente. O estudo foi desenvolvido por meio de trabalho de campo, no período de junho a dezembro de 2012, como fonte de geração de dados uma Unidade de Saúde da Família, ou seja, um ambiente natural. A pesquisa foi realizada por meio de oficinas com a participação dos enfermeiros que atuam na Atenção Básica no município de Vassouras com base nas experiências vivenciadas pela preceptoria de estudantes de enfermagem junto ao trabalho na Estratégia de Saúde da Família. Nas considerações finais percebe se claramente que existe uma grande dificuldade de acolhimento e inserção do acadêmico de Enfermagem no campo prático da Atenção Básica, uma vez que, não existe um protocolo para recebimento deste aluno, e pouca relação entre a teoria em sala de aula e a realidade experimentada na prática, ou seja, o professor em sala de aula, e o preceptor no seu local de trabalho, não dialogamThis thesis aims to evaluate the involvement of academic nursing in the reality of the Family Health Strategy, and how the nurse preceptor receives this student and how the practice developed in this area can become a real experience, bringing gains for all students, preceptors, and health service clients. This is a qualitative research was a descriptive exploratory field, Minayo and Sanchez (1993) appropriate to the deepening complexity of phenomena, events and processes of specific individuals and groups more or less defined in scope and capable of being covered intensely. The study was developed through fieldwork in the period June to December 2012, as a source of data generation Unit Family Health, ie a natural environment. The survey was conducted through workshops with the participation of nurses working in primary care in the city of Brooms based on the experiences of preceptorship for nursing students to work together in the Family Health Strategy. In the final realizes clearly that there is a great host and difficulty inserting the academic field of Practical Nursing in Primary Care, since there is no protocol for receiving this student, and little relation between theory and classroom experienced reality in practice, ie, the teacher in the classroom, and the teacher in your workplace, there is no dialogueTavares, Claudia Mara de MeloGomes, Antônio Marcos TosoliSilva, Rose Mary Costa Rosa AndradeAguiar, Alexandre Campos de2015-12-16T18:26:07Z2015-12-16T18:26:07Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAGUIAR, Alexandre Campos de. A inserção do acadêmico de enfermagem no contexto da Estratégia Saúde da Família: o papel do preceptor. 2013. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.https://app.uff.br/riuff/handle/1/1186http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-23T21:41:07Zoai:app.uff.br:1/1186Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-23T21:41:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção do acadêmico de enfermagem no contexto da Estratégia Saúde da Família: o papel do preceptor
title A inserção do acadêmico de enfermagem no contexto da Estratégia Saúde da Família: o papel do preceptor
spellingShingle A inserção do acadêmico de enfermagem no contexto da Estratégia Saúde da Família: o papel do preceptor
Aguiar, Alexandre Campos de
Enfermagem
Ensino individualizado
Estratégia saúde da família
Enfermagem
Ensino individualizado
Estratégia saúde da família
Nursing
Individualized instruction
Health program
title_short A inserção do acadêmico de enfermagem no contexto da Estratégia Saúde da Família: o papel do preceptor
title_full A inserção do acadêmico de enfermagem no contexto da Estratégia Saúde da Família: o papel do preceptor
title_fullStr A inserção do acadêmico de enfermagem no contexto da Estratégia Saúde da Família: o papel do preceptor
title_full_unstemmed A inserção do acadêmico de enfermagem no contexto da Estratégia Saúde da Família: o papel do preceptor
title_sort A inserção do acadêmico de enfermagem no contexto da Estratégia Saúde da Família: o papel do preceptor
author Aguiar, Alexandre Campos de
author_facet Aguiar, Alexandre Campos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Claudia Mara de Melo
Gomes, Antônio Marcos Tosoli
Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Alexandre Campos de
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Ensino individualizado
Estratégia saúde da família
Enfermagem
Ensino individualizado
Estratégia saúde da família
Nursing
Individualized instruction
Health program
topic Enfermagem
Ensino individualizado
Estratégia saúde da família
Enfermagem
Ensino individualizado
Estratégia saúde da família
Nursing
Individualized instruction
Health program
description Esta dissertação tem como objetivo avaliar o envolvimento do acadêmico de Enfermagem na realidade da Estratégia de Saúde da Família, e de que maneira o enfermeiro preceptor recebe este aluno e como a prática desenvolvida nesta área pode se tornar uma experiência real, trazendo ganhos para todos, alunos, preceptores, serviço de saúde e clientes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de caráter descritivo exploratório de campo, segundo Minayo e Sanchez (1993) adequada ao aprofundamento da complexidade de fenômenos, fatos e processos particulares e específicos de grupos mais ou menos delimitados em extensão e capazes de serem abrangidos intensamente. O estudo foi desenvolvido por meio de trabalho de campo, no período de junho a dezembro de 2012, como fonte de geração de dados uma Unidade de Saúde da Família, ou seja, um ambiente natural. A pesquisa foi realizada por meio de oficinas com a participação dos enfermeiros que atuam na Atenção Básica no município de Vassouras com base nas experiências vivenciadas pela preceptoria de estudantes de enfermagem junto ao trabalho na Estratégia de Saúde da Família. Nas considerações finais percebe se claramente que existe uma grande dificuldade de acolhimento e inserção do acadêmico de Enfermagem no campo prático da Atenção Básica, uma vez que, não existe um protocolo para recebimento deste aluno, e pouca relação entre a teoria em sala de aula e a realidade experimentada na prática, ou seja, o professor em sala de aula, e o preceptor no seu local de trabalho, não dialogam
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-12-16T18:26:07Z
2015-12-16T18:26:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AGUIAR, Alexandre Campos de. A inserção do acadêmico de enfermagem no contexto da Estratégia Saúde da Família: o papel do preceptor. 2013. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1186
identifier_str_mv AGUIAR, Alexandre Campos de. A inserção do acadêmico de enfermagem no contexto da Estratégia Saúde da Família: o papel do preceptor. 2013. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135335345324032