Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23250 http://dx.doi.org/10.22409/PROFQUI.2021.mp.65787730704 |
Resumo: | Essa dissertação trata da possibilidade de se oferecer aos discentes em nível de Ensino Fundamental o contato com a Tabela Periódica dos Elementos Químicos, com o objetivo de fomentar a curiosidade, para o desenvolvimento do espírito científico e crítico, contribuindo para a formação de seres humanos conscientes e aptos a interagirem nas ações que afetam o planeta Terra, “nossa casa comum”. (FRANCISCO, 2015). Aos docentes, este trabalho aspira contribuir, por meio da sugestão de uma sequência didática completa e pronta para ser utilizada em sala de aula. O manusear da Tabela Periódica, que aliás foi projetada inicialmente com a finalidade de ser objeto de interação entre alunos e professores, representa o ensejo de se criarem momentos pedagógicos diferenciados, dependendo da situação provocadora de cada oportunidade, de modo que a sequência apresentada aqui é apenas uma das muitas alternativas possíveis para abordagem do tema. Conhecer e manter contato com os símbolos que a Tabela Periódica contém constitui-se de uma oportunidade de se desenvolver a consciência de que estamos em contado com o material constituinte de todo o Universo. É de opinião desta autora que a validade das ideias de Jean Piaget e Antoni Zabala permite a colocação desta proposta epistemológica e pedagógica, que possivelmente, esperamos, abrirá novos caminhos para o desenvolvimento desta ideia que consideramos apenas inicial |
id |
UFF-2_5d4e11c6c352146e23529f0b4810561d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/23250 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamentalConcrete and manipulable periodic table in a didactic sequence for the 5th year of elementary educationTabela periódicaElementos químicosSequência didáticaTabela periódica (Química)Ensino de químicaEnsino fundamentalPeriodic tableChemical elementsFollowing teachingEssa dissertação trata da possibilidade de se oferecer aos discentes em nível de Ensino Fundamental o contato com a Tabela Periódica dos Elementos Químicos, com o objetivo de fomentar a curiosidade, para o desenvolvimento do espírito científico e crítico, contribuindo para a formação de seres humanos conscientes e aptos a interagirem nas ações que afetam o planeta Terra, “nossa casa comum”. (FRANCISCO, 2015). Aos docentes, este trabalho aspira contribuir, por meio da sugestão de uma sequência didática completa e pronta para ser utilizada em sala de aula. O manusear da Tabela Periódica, que aliás foi projetada inicialmente com a finalidade de ser objeto de interação entre alunos e professores, representa o ensejo de se criarem momentos pedagógicos diferenciados, dependendo da situação provocadora de cada oportunidade, de modo que a sequência apresentada aqui é apenas uma das muitas alternativas possíveis para abordagem do tema. Conhecer e manter contato com os símbolos que a Tabela Periódica contém constitui-se de uma oportunidade de se desenvolver a consciência de que estamos em contado com o material constituinte de todo o Universo. É de opinião desta autora que a validade das ideias de Jean Piaget e Antoni Zabala permite a colocação desta proposta epistemológica e pedagógica, que possivelmente, esperamos, abrirá novos caminhos para o desenvolvimento desta ideia que consideramos apenas inicialHis dissertation deals with the possibility of offering students at the elementary school level contact with the Periodic Table of Chemical Elements, with the objective of fostering curiosity, for the development of the scientific and critical spirit, contributing to the formation of human beings conscious and able to interact in actions that affect planet Earth, “our common home” (Francisco, 2015). And, to the teachers, a small contribution with a didactic sequence ready to be used in the classroom. When handling the Periodic Table, which was designed with the purpose of being the object of interaction between students, teachers, there will be an opportunity to create different pedagogical moments, depending on the provoking situation of each opportunity, the sequence presented here is just an alternative. Knowing and maintaining contact with the symbols contained in the Periodic Table is an opportunity to develop the awareness that we are in contact with the constituent material of the entire Universe. The validity of the ideas of Jean Piaget and Antoni Zabala allows the placement of this epistemological and pedagogical proposal, which possibly, we hope, will open new paths for the development of this idea that we consider only initial100 f.Ribeiro, Mauro CelsoSoares, Ana Maria DantasFerreira, Elivelton Alveshttp://lattes.cnpq.br/8036131381361815http://lattes.cnpq.br/7467941125542368http://lattes.cnpq.br/3776117532043539http://lattes.cnpq.br/9791486511562981Santini, Rosa Maria Castro2021-09-17T13:39:53Z2021-09-17T13:39:53Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSANTINI, Rosa Maria Castro. Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23250Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFQUI.2021.mp.65787730704http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-31T11:59:13Zoai:app.uff.br:1/23250Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:19.111455Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental Concrete and manipulable periodic table in a didactic sequence for the 5th year of elementary education |
title |
Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental Santini, Rosa Maria Castro Tabela periódica Elementos químicos Sequência didática Tabela periódica (Química) Ensino de química Ensino fundamental Periodic table Chemical elements Following teaching |
title_short |
Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental |
title_full |
Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental |
author |
Santini, Rosa Maria Castro |
author_facet |
Santini, Rosa Maria Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Mauro Celso Soares, Ana Maria Dantas Ferreira, Elivelton Alves http://lattes.cnpq.br/8036131381361815 http://lattes.cnpq.br/7467941125542368 http://lattes.cnpq.br/3776117532043539 http://lattes.cnpq.br/9791486511562981 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santini, Rosa Maria Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tabela periódica Elementos químicos Sequência didática Tabela periódica (Química) Ensino de química Ensino fundamental Periodic table Chemical elements Following teaching |
topic |
Tabela periódica Elementos químicos Sequência didática Tabela periódica (Química) Ensino de química Ensino fundamental Periodic table Chemical elements Following teaching |
description |
Essa dissertação trata da possibilidade de se oferecer aos discentes em nível de Ensino Fundamental o contato com a Tabela Periódica dos Elementos Químicos, com o objetivo de fomentar a curiosidade, para o desenvolvimento do espírito científico e crítico, contribuindo para a formação de seres humanos conscientes e aptos a interagirem nas ações que afetam o planeta Terra, “nossa casa comum”. (FRANCISCO, 2015). Aos docentes, este trabalho aspira contribuir, por meio da sugestão de uma sequência didática completa e pronta para ser utilizada em sala de aula. O manusear da Tabela Periódica, que aliás foi projetada inicialmente com a finalidade de ser objeto de interação entre alunos e professores, representa o ensejo de se criarem momentos pedagógicos diferenciados, dependendo da situação provocadora de cada oportunidade, de modo que a sequência apresentada aqui é apenas uma das muitas alternativas possíveis para abordagem do tema. Conhecer e manter contato com os símbolos que a Tabela Periódica contém constitui-se de uma oportunidade de se desenvolver a consciência de que estamos em contado com o material constituinte de todo o Universo. É de opinião desta autora que a validade das ideias de Jean Piaget e Antoni Zabala permite a colocação desta proposta epistemológica e pedagógica, que possivelmente, esperamos, abrirá novos caminhos para o desenvolvimento desta ideia que consideramos apenas inicial |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-17T13:39:53Z 2021-09-17T13:39:53Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTINI, Rosa Maria Castro. Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021. https://app.uff.br/riuff/handle/1/23250 Aluno de Mestrado http://dx.doi.org/10.22409/PROFQUI.2021.mp.65787730704 |
identifier_str_mv |
SANTINI, Rosa Maria Castro. Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23250 http://dx.doi.org/10.22409/PROFQUI.2021.mp.65787730704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823588872814592 |