Histórias e ficção no regionalismo de Franklin Távora: uma proposta identitária na literatura do norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernando Pereira dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22851
Resumo: A presente dissertação pretende investigar os caminhos traçados por Franklin Távora na busca por uma Literatura do Norte que fosse capaz de erigir um monumento literário onde o autêntico sertanejo, suas crenças, sua cultura e suas cores locais fossem colocados em destaque. Esta pesquisa debruça-se sobre sua principal e mais significativa obra, O Cabeleira, que traz consigo uma proposta de manifesto, ainda que não alardeada pelo próprio autor, em que se faz possível observar o quanto era desejável que sua visão acerca do sertanejo realmente fosse levada em consideração, diante daquilo que julgava ser uma europeização dos ideais do homem do Norte, tão distantes de sua verdadeira essência. Cabe a esta pesquisa compreender os caminhos que mais tarde consolidariam a prosa regionalista do modernismo, também capitaneada por um manifesto (o de Gilberto Freyre), claramente expresso como tal e igualmente desejoso de erigir uma literatura que valorizasse o monumento cultural do Nordeste, em todas as suas matizes e essências, fundando o regionalismo de 30 do modernismo brasileiro. Távora não fora necessariamente bem sucedido em sua época. Foi solitário, quase um mártir em defesa dos valores – e do homem – do Norte, mas fundamental para que o romance brasileiro, que dava seus primeiros e decisivos passos, pudesse conhecer mais do que simplesmente um ideal de sertanejo. Talvez houvesse um certo grau de ingenuidade em sua proposta, talvez houvesse alguma aversão ao homem Távora, progressista em suas posições ante uma sociedade por vezes conservadora em excesso. Independentemente das razões que, de certa forma, se mostraram dificultosas para a eventual adesão de entusiastas escritores à consolidação de seu projeto literário, o fato é que Távora o levou adiante, solitário e contínuo, produzindo sua obra literária e deixando seu legado de estudos histórico-literários sobre o Norte e seu povo. Ora buscando inspiração em sua história de vida, experiências pessoais e lembranças de família e infância, ora recorrendo aos tomos das Memórias Históricas da Província de Pernambuco, Franklin Távora construiu sua própria literatura, solitária e isoladamente, e ainda não recebeu o reconhecimento devido por sua considerável contribuição à literatura brasileira
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Cabe a esta pesquisa compreender os caminhos que mais tarde consolidariam a prosa regionalista do modernismo, também capitaneada por um manifesto (o de Gilberto Freyre), claramente expresso como tal e igualmente desejoso de erigir uma literatura que valorizasse o monumento cultural do Nordeste, em todas as suas matizes e essências, fundando o regionalismo de 30 do modernismo brasileiro. Távora não fora necessariamente bem sucedido em sua época. Foi solitário, quase um mártir em defesa dos valores – e do homem – do Norte, mas fundamental para que o romance brasileiro, que dava seus primeiros e decisivos passos, pudesse conhecer mais do que simplesmente um ideal de sertanejo. Talvez houvesse um certo grau de ingenuidade em sua proposta, talvez houvesse alguma aversão ao homem Távora, progressista em suas posições ante uma sociedade por vezes conservadora em excesso. Independentemente das razões que, de certa forma, se mostraram dificultosas para a eventual adesão de entusiastas escritores à consolidação de seu projeto literário, o fato é que Távora o levou adiante, solitário e contínuo, produzindo sua obra literária e deixando seu legado de estudos histórico-literários sobre o Norte e seu povo. Ora buscando inspiração em sua história de vida, experiências pessoais e lembranças de família e infância, ora recorrendo aos tomos das Memórias Históricas da Província de Pernambuco, Franklin Távora construiu sua própria literatura, solitária e isoladamente, e ainda não recebeu o reconhecimento devido por sua considerável contribuição à literatura brasileiraThe current research intends to investigate the paths drawn by Franklin Távora in the pursuit of a Brazilian Northern Literature that would be able to develop a Brazilian Literary Project in which the authentic Sertanejo (countryman) would be highlighted. This research is based on his main work, O Cabeleira, such work was a manifesto. Távora desired to show his own vision about the true Sertanejo. This desire arose because Távora considered that the sertanejo´s image in Brazilian literature was very europeanized, that is, distant from the ideals of the northern man, as well as his inner essence. Therefore, this research seeks to understand the paths that would later consolidate what we call Brazilian’s modernism Regionalist prose, which was also done through a manifesto, here belonging to Gilberto Freyre, who, as Távora, intended to develop a Brazilian literature that would highlight the cultural richness of the Northeast in its completeness and inner essence, thus founding what became known in Brazilian modernism as regionalism of the 1930s. Távora did not achieve his goal completely, he was a solitary enthusiast in the defence of Northern values, but fundamental to allow the Brazilian novel to know more than just an archetype of Sertanejo. Perhaps there was a certain degree of naivety in Távora's project, perhaps the literary critic had some aversion to the writer, who was progressive in his political positions in the face of an overly conservative society. Regardless of the reasons that, in a certain way, proved difficult for the eventual adhesion of enthusiastic writers and consolidation of his literary project, the fact is that Távora took it forward, solitary and continuous, producing his literary work and leaving his legacy of historical-literary studies about the North and its people. Looking for inspiration in his life story, personal experiences, family and childhood memories, or using the tomes of the Historical Memories of the Province of Pernambuco, Franklin Távora has developed his own literature, alone and isolated, and has not yet received the recognition due to his considerable contribution to Brazilian literature103f.Amparo, Flávia Vieira da Silva doSantos, Matildes Demétrio dosPereira, Maria Betânia AlmeidaSantos, Fernando Pereira dos2021-08-06T18:37:16Z2021-08-06T18:37:16Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Fernando Pereira dos. Histórias e ficção no regionalismo de Franklin Távora: uma proposta identitária na literatura do norte. 2021. 103f. 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