Um risco na noite: uma semiótica do autorretrato artístico de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Leticia Miranda Barbosa da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14659
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo enfrentar as possibilidades do autorretrato artístico de crianças. Partindo da tese de que as crianças são autoras e enunciam esteticamente nesse gênero, busquei a compreensão dos elementos e das condições de criação de um enunciado estético, das condições de criação de um enunciado de auto-objetivação estético, enfrentei as tensões da construção de um enunciado na linguagem fotográfica e construí um percurso de compreensão respondente, para dialogar com os autorretratos como textos visuais. A pesquisa se desenvolveu fundamentada na filosofia da linguagem de Bakhtin e seu Círculo, em diálogo com Luciano Ponzio, Jacques Derrida, Roland Barthes e outros interlocutores. Provocada pelos autorretratos de quatro crianças de 9 anos, realizados a partir de uma exposição de autorretratos na escola onde trabalho, localizada em Realengo, no ano de 2016, desenvolvi, nesse processo de diálogo, uma metódica para a realização de uma leitura/escritura desses enunciados como texto. Compreendendo cada um deles no gênero, cotejando textos e escutando as vozes presentes, do contexto próximo e distante, no grande e no pequeno tempo, busquei ver o sincrônico e o diacrônico em unidade responsável em cada obra e observar a imagem do humano culturalmente valorada, criada pelos estudantes. Na leitura/escritura dos textos visuais, identifiquei os índices de valores biográficos artísticos trabalhados pelos autores, conferindo um alto grau de alteridade aos autorretratos, o que me permite afirmar que as crianças criaram enunciados estéticos de auto-objetivação. Para dar a ver o processo da pesquisa, criei, na escritura da tese, um plano estético polifônico, alargando o gênero com outras possibilidades enunciativas avizinhadas de outros gêneros, buscando garantir, assim, que as palavras, próprias e alheias, estivessem na pesquisa com seus sentidos abertos, afirmando, dessa forma, a heterociência como uma escritura outra nas ciências humanas. O presente trabalho ressalta a importância da contra-assinatura social que confere o caráter do artístico aos enunciados infantis e a importância da formação do autor-contemplador e do autor-criador para a vivência de encontros mais alteritários com a obra de arte
id UFF-2_5f8e7e804cf436be620df8b750193e90
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14659
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Um risco na noite: uma semiótica do autorretrato artístico de criançasAutorretratoEstética bakhtinianaSemiótica da obra artísticaEnunciados artísticos de criançasEnsino da ArteAutorretratoEstéticaArteSemióticaCriançaEscola de arteBakhtin, M. M., 1895-1975Self portraitBakhtinian aestheticsSemiotics of the artistic workArtistic utterances of childrenArt teachingO presente trabalho teve como objetivo enfrentar as possibilidades do autorretrato artístico de crianças. Partindo da tese de que as crianças são autoras e enunciam esteticamente nesse gênero, busquei a compreensão dos elementos e das condições de criação de um enunciado estético, das condições de criação de um enunciado de auto-objetivação estético, enfrentei as tensões da construção de um enunciado na linguagem fotográfica e construí um percurso de compreensão respondente, para dialogar com os autorretratos como textos visuais. A pesquisa se desenvolveu fundamentada na filosofia da linguagem de Bakhtin e seu Círculo, em diálogo com Luciano Ponzio, Jacques Derrida, Roland Barthes e outros interlocutores. Provocada pelos autorretratos de quatro crianças de 9 anos, realizados a partir de uma exposição de autorretratos na escola onde trabalho, localizada em Realengo, no ano de 2016, desenvolvi, nesse processo de diálogo, uma metódica para a realização de uma leitura/escritura desses enunciados como texto. Compreendendo cada um deles no gênero, cotejando textos e escutando as vozes presentes, do contexto próximo e distante, no grande e no pequeno tempo, busquei ver o sincrônico e o diacrônico em unidade responsável em cada obra e observar a imagem do humano culturalmente valorada, criada pelos estudantes. Na leitura/escritura dos textos visuais, identifiquei os índices de valores biográficos artísticos trabalhados pelos autores, conferindo um alto grau de alteridade aos autorretratos, o que me permite afirmar que as crianças criaram enunciados estéticos de auto-objetivação. Para dar a ver o processo da pesquisa, criei, na escritura da tese, um plano estético polifônico, alargando o gênero com outras possibilidades enunciativas avizinhadas de outros gêneros, buscando garantir, assim, que as palavras, próprias e alheias, estivessem na pesquisa com seus sentidos abertos, afirmando, dessa forma, a heterociência como uma escritura outra nas ciências humanas. O presente trabalho ressalta a importância da contra-assinatura social que confere o caráter do artístico aos enunciados infantis e a importância da formação do autor-contemplador e do autor-criador para a vivência de encontros mais alteritários com a obra de arteCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe present work aimed to confront the possibilities of artistic self-portrait of children. Starting from the thesis that children are authors and aesthetically enunciate in the self- portrait genre, I sought to understand the elements and conditions for creating an aesthetic utterance, the condicions for creating an aesthetic utterance, the conditions for creating an aesthetic self-objectification utterance, I faced the tensions of constructing a statement in photographic language and built an interpretive path of responsive comprehension to dialogue with self-portraits as visual texts. The research was developed based on the philosophy of language of Bakhtin and his Circle, in dialogue with Luciano Ponzio, Jacques Derrida, Roland Barthes and other interlocutors. Caused by the self-portraits of four 9-year-old children, conducted from a self-portraits exhibition at the school, located in Realengo, in 2016, I developed, in this dialogue process, a methodical way to read / write these statements as text. Understanding each of them in the genre, collating texts and listening to the voices present, from the near and far context, in the great and the short time, I sought to see the synchronic and the diachronic in responsible unity in each work and to see the culturally valued human image, created by the students. In reading / writing the visual texts, I identified the indexes of artistic biographical values worked by the authors, giving a high degree of alterity to self- portraits, which allows me to state that the children created aesthetic statements of self- objectification. To show the process of research, I created, in the writing of the thesis, a polyphonic aesthetic plan, broadening the genre with other enunciative possibilities coming from other genres, thus ensuring that the words, own and others, were in the research with open senses, thus asserting heteroscience as one scripture in the other human sciences. The present work emphasizes the importance of the social counter-signature that confers the character of the artistic to the children's statements and the importance of the formation of the author-contemplator and the author-creator for the experience of more alteritarian encounters with the work of art307 f.Mello, Marisol Barenco deMello, Maristela Barenco Corrêa deLopes, Jader Janer MoreiraMiotello, ValdemirPajeú, Hélio MárcioMotta, FlaviaPonzio, LucianoSilva, Maria Leticia Miranda Barbosa da2020-08-18T12:47:33Z2020-08-18T12:47:33Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Maria Leticia Miranda Barbosa. Um risco na noite: uma semiótica do autorretrato artístico de crianças. 2019. 307 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14659http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-01T20:55:53Zoai:app.uff.br:1/14659Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:18.775676Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Um risco na noite: uma semiótica do autorretrato artístico de crianças
title Um risco na noite: uma semiótica do autorretrato artístico de crianças
spellingShingle Um risco na noite: uma semiótica do autorretrato artístico de crianças
Silva, Maria Leticia Miranda Barbosa da
Autorretrato
Estética bakhtiniana
Semiótica da obra artística
Enunciados artísticos de crianças
Ensino da Arte
Autorretrato
Estética
Arte
Semiótica
Criança
Escola de arte
Bakhtin, M. M., 1895-1975
Self portrait
Bakhtinian aesthetics
Semiotics of the artistic work
Artistic utterances of children
Art teaching
title_short Um risco na noite: uma semiótica do autorretrato artístico de crianças
title_full Um risco na noite: uma semiótica do autorretrato artístico de crianças
title_fullStr Um risco na noite: uma semiótica do autorretrato artístico de crianças
title_full_unstemmed Um risco na noite: uma semiótica do autorretrato artístico de crianças
title_sort Um risco na noite: uma semiótica do autorretrato artístico de crianças
author Silva, Maria Leticia Miranda Barbosa da
author_facet Silva, Maria Leticia Miranda Barbosa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Marisol Barenco de
Mello, Maristela Barenco Corrêa de
Lopes, Jader Janer Moreira
Miotello, Valdemir
Pajeú, Hélio Márcio
Motta, Flavia
Ponzio, Luciano
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Leticia Miranda Barbosa da
dc.subject.por.fl_str_mv Autorretrato
Estética bakhtiniana
Semiótica da obra artística
Enunciados artísticos de crianças
Ensino da Arte
Autorretrato
Estética
Arte
Semiótica
Criança
Escola de arte
Bakhtin, M. M., 1895-1975
Self portrait
Bakhtinian aesthetics
Semiotics of the artistic work
Artistic utterances of children
Art teaching
topic Autorretrato
Estética bakhtiniana
Semiótica da obra artística
Enunciados artísticos de crianças
Ensino da Arte
Autorretrato
Estética
Arte
Semiótica
Criança
Escola de arte
Bakhtin, M. M., 1895-1975
Self portrait
Bakhtinian aesthetics
Semiotics of the artistic work
Artistic utterances of children
Art teaching
description O presente trabalho teve como objetivo enfrentar as possibilidades do autorretrato artístico de crianças. Partindo da tese de que as crianças são autoras e enunciam esteticamente nesse gênero, busquei a compreensão dos elementos e das condições de criação de um enunciado estético, das condições de criação de um enunciado de auto-objetivação estético, enfrentei as tensões da construção de um enunciado na linguagem fotográfica e construí um percurso de compreensão respondente, para dialogar com os autorretratos como textos visuais. A pesquisa se desenvolveu fundamentada na filosofia da linguagem de Bakhtin e seu Círculo, em diálogo com Luciano Ponzio, Jacques Derrida, Roland Barthes e outros interlocutores. Provocada pelos autorretratos de quatro crianças de 9 anos, realizados a partir de uma exposição de autorretratos na escola onde trabalho, localizada em Realengo, no ano de 2016, desenvolvi, nesse processo de diálogo, uma metódica para a realização de uma leitura/escritura desses enunciados como texto. Compreendendo cada um deles no gênero, cotejando textos e escutando as vozes presentes, do contexto próximo e distante, no grande e no pequeno tempo, busquei ver o sincrônico e o diacrônico em unidade responsável em cada obra e observar a imagem do humano culturalmente valorada, criada pelos estudantes. Na leitura/escritura dos textos visuais, identifiquei os índices de valores biográficos artísticos trabalhados pelos autores, conferindo um alto grau de alteridade aos autorretratos, o que me permite afirmar que as crianças criaram enunciados estéticos de auto-objetivação. Para dar a ver o processo da pesquisa, criei, na escritura da tese, um plano estético polifônico, alargando o gênero com outras possibilidades enunciativas avizinhadas de outros gêneros, buscando garantir, assim, que as palavras, próprias e alheias, estivessem na pesquisa com seus sentidos abertos, afirmando, dessa forma, a heterociência como uma escritura outra nas ciências humanas. O presente trabalho ressalta a importância da contra-assinatura social que confere o caráter do artístico aos enunciados infantis e a importância da formação do autor-contemplador e do autor-criador para a vivência de encontros mais alteritários com a obra de arte
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-08-18T12:47:33Z
2020-08-18T12:47:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Maria Leticia Miranda Barbosa. Um risco na noite: uma semiótica do autorretrato artístico de crianças. 2019. 307 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14659
identifier_str_mv SILVA, Maria Leticia Miranda Barbosa. Um risco na noite: uma semiótica do autorretrato artístico de crianças. 2019. 307 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823670129065984