NOVO ENSINO MÉDIO: processo de uniformização/especialização dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Marco Aurélio Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28227
Resumo: A partir da questão “Como se estabeleceria uma reforma educacional, voltada para a construção de um projeto de vida, diante de um grupo completamente heterogêneo de alunos?”, esta monografia procura esmiuçar o Novo Ensino Médio, com o objetivo de estudá-lo em sua tarefa de conciliar uniformização e especialização dos alunos do Ensino Médio. O sistema educacional brasileiro, composto de diversas modalidades de ensino ministradas por diferentes instituições, é visto em seu aspecto historicamente dual, elitista e excludente, comprometido com o mercado e com a subutilização do setor de ensino (administração escolar, coordenação pedagógica, corpo docente). Não obstante, a monografia procura ressaltar a potencialidade do sistema educacional para auxiliar na formação dos “intelectuais orgânicos” da classe trabalhadora. A metodologia utilizada consiste no levantamento da produção documental do governo – leis, pareceres, editais, manuais – acerca da reforma do Ensino Médio, lida criticamente e à luz dos clássicos, entretanto, sem deixar de buscar referências bibliográficas mais recentes.
id UFF-2_5fa92ca5b8a85d3b65c56b8a3974f207
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28227
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling NOVO ENSINO MÉDIO: processo de uniformização/especialização dos alunosNovo Ensino Médio. Uniformização. Especialização. Indústria da Educação. Cultura CapitalistaNew High School. Uniformity. Specialization. Education Industry. Capitalist CultureA partir da questão “Como se estabeleceria uma reforma educacional, voltada para a construção de um projeto de vida, diante de um grupo completamente heterogêneo de alunos?”, esta monografia procura esmiuçar o Novo Ensino Médio, com o objetivo de estudá-lo em sua tarefa de conciliar uniformização e especialização dos alunos do Ensino Médio. O sistema educacional brasileiro, composto de diversas modalidades de ensino ministradas por diferentes instituições, é visto em seu aspecto historicamente dual, elitista e excludente, comprometido com o mercado e com a subutilização do setor de ensino (administração escolar, coordenação pedagógica, corpo docente). Não obstante, a monografia procura ressaltar a potencialidade do sistema educacional para auxiliar na formação dos “intelectuais orgânicos” da classe trabalhadora. A metodologia utilizada consiste no levantamento da produção documental do governo – leis, pareceres, editais, manuais – acerca da reforma do Ensino Médio, lida criticamente e à luz dos clássicos, entretanto, sem deixar de buscar referências bibliográficas mais recentes.From the question “How would an educational reform be formulated, aimed at building a life project, taking into consideration a completely heterogeneous group of students?”, this final paper seeks to analyze in detail the New High School to study its task of reconciling uniformity and specialization of high school students. Brazilian educational system, made up of different teaching modalities provided by different institutions, is seen in its historically dual, elitist and exclusive aspect, committed to the market and to the underutilization of the education sector (school administration, pedagogical coordination, teaching staff). Nevertheless this final paper attempts to emphasize the educational system potencial in producing “organic intellectuals” of the working class. The employed methodology is data search of government documentary production - laws, opinions, public notices, manuals - about the reform of High School, read critically and in the light of the classics, however searching for more recent bibliographical references.85Paiva, A. L. S.http://lattes.cnpq.br/0993142677246044Borowsky, Micheli MarquesFernandes, R.B.http://lattes.cnpq.br/8021613526346249Carneiro, Marco Aurélio Souza2023-03-15T18:50:48Z2023-03-15T18:50:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARNEIRO, Marco Aurélio Souza. Novo Ensino Médio: processo de uniformização/especialização dos alunos. 2022. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28227CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-15T18:50:51Zoai:app.uff.br:1/28227Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-03-15T18:50:51Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv NOVO ENSINO MÉDIO: processo de uniformização/especialização dos alunos
title NOVO ENSINO MÉDIO: processo de uniformização/especialização dos alunos
spellingShingle NOVO ENSINO MÉDIO: processo de uniformização/especialização dos alunos
Carneiro, Marco Aurélio Souza
Novo Ensino Médio. Uniformização. Especialização. Indústria da Educação. Cultura Capitalista
New High School. Uniformity. Specialization. Education Industry. Capitalist Culture
title_short NOVO ENSINO MÉDIO: processo de uniformização/especialização dos alunos
title_full NOVO ENSINO MÉDIO: processo de uniformização/especialização dos alunos
title_fullStr NOVO ENSINO MÉDIO: processo de uniformização/especialização dos alunos
title_full_unstemmed NOVO ENSINO MÉDIO: processo de uniformização/especialização dos alunos
title_sort NOVO ENSINO MÉDIO: processo de uniformização/especialização dos alunos
author Carneiro, Marco Aurélio Souza
author_facet Carneiro, Marco Aurélio Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, A. L. S.
http://lattes.cnpq.br/0993142677246044
Borowsky, Micheli Marques
Fernandes, R.B.
http://lattes.cnpq.br/8021613526346249
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Marco Aurélio Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Novo Ensino Médio. Uniformização. Especialização. Indústria da Educação. Cultura Capitalista
New High School. Uniformity. Specialization. Education Industry. Capitalist Culture
topic Novo Ensino Médio. Uniformização. Especialização. Indústria da Educação. Cultura Capitalista
New High School. Uniformity. Specialization. Education Industry. Capitalist Culture
description A partir da questão “Como se estabeleceria uma reforma educacional, voltada para a construção de um projeto de vida, diante de um grupo completamente heterogêneo de alunos?”, esta monografia procura esmiuçar o Novo Ensino Médio, com o objetivo de estudá-lo em sua tarefa de conciliar uniformização e especialização dos alunos do Ensino Médio. O sistema educacional brasileiro, composto de diversas modalidades de ensino ministradas por diferentes instituições, é visto em seu aspecto historicamente dual, elitista e excludente, comprometido com o mercado e com a subutilização do setor de ensino (administração escolar, coordenação pedagógica, corpo docente). Não obstante, a monografia procura ressaltar a potencialidade do sistema educacional para auxiliar na formação dos “intelectuais orgânicos” da classe trabalhadora. A metodologia utilizada consiste no levantamento da produção documental do governo – leis, pareceres, editais, manuais – acerca da reforma do Ensino Médio, lida criticamente e à luz dos clássicos, entretanto, sem deixar de buscar referências bibliográficas mais recentes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-15T18:50:48Z
2023-03-15T18:50:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARNEIRO, Marco Aurélio Souza. Novo Ensino Médio: processo de uniformização/especialização dos alunos. 2022. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28227
identifier_str_mv CARNEIRO, Marco Aurélio Souza. Novo Ensino Médio: processo de uniformização/especialização dos alunos. 2022. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838677186904064