A clínica cognitiva comportamental no enfrentamento do fenômeno da obesidade infantil no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Caroline Alves Tedeschi de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7371
Resumo: O fenômeno da obesidade infantil vem aumentando exponencialmente ao longo dos anos, trazendo majoritariamente para as pessoas que convivem com essa patologia consequências físicas, psíquicas e sociais. Nesse sentido, a intervenção cognitiva comportamental (TCC) tem se apresentado como potente aliado aos demais campos da saúde no enfrentamento desse quadro. Diversos estudos apontam resultados positivos em população com excesso de peso, sendo alguns deles: melhoria de aspectos psicossociais, aumento da autoestima e qualidade de vida, diminuição do índice de abandono ao tratamento e redução significativa de peso. Á vista disso, o presente trabalho tem por objetivo analisar - por meio de revisão bibliográfica - a temática da obesidade infantil no Brasil a partir da perspectiva cognitivo comportamental (TCC). A vigente investigação contará com a apresentação do caminhar histórico-conceitual que culminou no surgimento dessa teoria, bem como a identificação de particularidades, consonâncias e divergências, principalmente no que tange a prática clínica do cuidado com crianças
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