Infecções sexualmente transmissíveis: propostas pedagógicas por metodologia de sala de aula invertida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro Henrique Lemos da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31476
Resumo: Durante o século XXI, observou-se a profusão de meios de comunicação digitais que, por conseguinte, passaram a assumir um papel de destaque na vivência dos jovens estudantes.Este cenário sugere nova demanda ao desenvolvimento de artefatos tecnológicos educacionais, a fim de potencializar abordagens metodológicas ativas que possam engajar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Partindo disto, portanto, o presente trabalho teve como objetivo geral desenvolver material virtual para professores de Ciências a partir da temática das Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST). A escolha da temática permeia os anseios de adolescentes, que transitam por mudanças corporais, e fomenta um espaço capaz de maximizar o debate e minimizar a repetição de conteúdos expostos de forma tradicional. Para tal, durante a prática docente do pesquisador, foi realizado atividade utilizando os fundamentos teóricos do ensino híbrido por metodologia da sala de aula invertida, com o intuito de colher dados qualitativos que verifiquem as vantagens do material elaborado na potencialização da referida metodologia. Este encontro serviu como base para a elaboração de propostas pedagógicas, e culminou na reunião destas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), confeccionado a partir da temática das IST e com aplicação voltada ao oitavo ano do Ensino Fundamental. Denominado Propostas Pedagógicas em Infecções Sexualmente Transmissíveis (PPIST), compreende-se que a divulgação e orientação da metodologia da sala de aula invertida, utilizando o AVA elaborado, promove ganhos para explorar uma temática que impacta individualmente e coletivamente os adolescentes, além de propor novos olhares a prática docente.
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