Infecções sexualmente transmissíveis: propostas pedagógicas por metodologia de sala de aula invertida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31476 |
Resumo: | Durante o século XXI, observou-se a profusão de meios de comunicação digitais que, por conseguinte, passaram a assumir um papel de destaque na vivência dos jovens estudantes.Este cenário sugere nova demanda ao desenvolvimento de artefatos tecnológicos educacionais, a fim de potencializar abordagens metodológicas ativas que possam engajar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Partindo disto, portanto, o presente trabalho teve como objetivo geral desenvolver material virtual para professores de Ciências a partir da temática das Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST). A escolha da temática permeia os anseios de adolescentes, que transitam por mudanças corporais, e fomenta um espaço capaz de maximizar o debate e minimizar a repetição de conteúdos expostos de forma tradicional. Para tal, durante a prática docente do pesquisador, foi realizado atividade utilizando os fundamentos teóricos do ensino híbrido por metodologia da sala de aula invertida, com o intuito de colher dados qualitativos que verifiquem as vantagens do material elaborado na potencialização da referida metodologia. Este encontro serviu como base para a elaboração de propostas pedagógicas, e culminou na reunião destas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), confeccionado a partir da temática das IST e com aplicação voltada ao oitavo ano do Ensino Fundamental. Denominado Propostas Pedagógicas em Infecções Sexualmente Transmissíveis (PPIST), compreende-se que a divulgação e orientação da metodologia da sala de aula invertida, utilizando o AVA elaborado, promove ganhos para explorar uma temática que impacta individualmente e coletivamente os adolescentes, além de propor novos olhares a prática docente. |
id |
UFF-2_5fe68c0012c357d3795ef93d53c7dc5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/31476 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Infecções sexualmente transmissíveis: propostas pedagógicas por metodologia de sala de aula invertidaEnsino híbridoSala de aula invertidaAmbiente virtual de aprendizagemInfecções sexualmente transmissíveisMetodologia do ensinoInteração educador-educandoProcesso de ensino-aprendizagemAtividade pedagógicaTecnologia educacionalDoenças sexualmente transmissíveisBlended learningFlipped classroomVirtual learning environmentSexually transmitted infectionsDurante o século XXI, observou-se a profusão de meios de comunicação digitais que, por conseguinte, passaram a assumir um papel de destaque na vivência dos jovens estudantes.Este cenário sugere nova demanda ao desenvolvimento de artefatos tecnológicos educacionais, a fim de potencializar abordagens metodológicas ativas que possam engajar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Partindo disto, portanto, o presente trabalho teve como objetivo geral desenvolver material virtual para professores de Ciências a partir da temática das Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST). A escolha da temática permeia os anseios de adolescentes, que transitam por mudanças corporais, e fomenta um espaço capaz de maximizar o debate e minimizar a repetição de conteúdos expostos de forma tradicional. Para tal, durante a prática docente do pesquisador, foi realizado atividade utilizando os fundamentos teóricos do ensino híbrido por metodologia da sala de aula invertida, com o intuito de colher dados qualitativos que verifiquem as vantagens do material elaborado na potencialização da referida metodologia. Este encontro serviu como base para a elaboração de propostas pedagógicas, e culminou na reunião destas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), confeccionado a partir da temática das IST e com aplicação voltada ao oitavo ano do Ensino Fundamental. Denominado Propostas Pedagógicas em Infecções Sexualmente Transmissíveis (PPIST), compreende-se que a divulgação e orientação da metodologia da sala de aula invertida, utilizando o AVA elaborado, promove ganhos para explorar uma temática que impacta individualmente e coletivamente os adolescentes, além de propor novos olhares a prática docente.During the 21st century, we have observed the profusion of digital media that, consequently, has assumed a prominent role in the experience of young students. This scenario suggests a new demand for the development of educational technological artifacts, in order to enhance active methodological approaches that can engage students in the teaching-learning process. Therefore, the general objective of the present work was to develop virtual material for science teachers based on the topic of Sexually Transmitted Infections (STI). The choice of the theme permeates the longings of teenagers, who go through body changes and promotes a space capable of maximizing the debate and minimizing the repetition of contents exposed in a traditional way. To this end, during the teaching practice of the researcher, an activity was carried out using the theoretical foundations of hybrid teaching through flipped classroom methodology, with the purpose of collecting qualitative data to verify the advantages of the material developed in the potentialization of that methodology. This meeting served as a basis for the elaboration of pedagogical proposals, and culminated in the gathering of these proposals in a Virtual Learning Environment (VLE), based on the IST theme and applied to the eighth grade of elementary school. Called Pedagogical Proposals on Sexually Transmitted Infections (PPIST), it is understood that the dissemination and orientation of the methodology of the flipped classroom, using the developed VLE, promotes gains to explore a theme that impacts adolescents individually and collectively, in addition to proposing new approaches to teaching practice138 f.Messeder, Jorge CardosoMaia, Eline DeccacheChacon, Eluzir PedrazziSilva, Pedro Henrique Lemos da2023-12-18T12:45:39Z2023-12-18T12:45:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Pedro Henrique Lemos da. Infecções sexualmente transmissíveis: propostas pedagógicas por metodologia de sala de aula invertida.. 2023. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31476CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-12-18T12:45:44Zoai:app.uff.br:1/31476Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:23.664364Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infecções sexualmente transmissíveis: propostas pedagógicas por metodologia de sala de aula invertida |
title |
Infecções sexualmente transmissíveis: propostas pedagógicas por metodologia de sala de aula invertida |
spellingShingle |
Infecções sexualmente transmissíveis: propostas pedagógicas por metodologia de sala de aula invertida Silva, Pedro Henrique Lemos da Ensino híbrido Sala de aula invertida Ambiente virtual de aprendizagem Infecções sexualmente transmissíveis Metodologia do ensino Interação educador-educando Processo de ensino-aprendizagem Atividade pedagógica Tecnologia educacional Doenças sexualmente transmissíveis Blended learning Flipped classroom Virtual learning environment Sexually transmitted infections |
title_short |
Infecções sexualmente transmissíveis: propostas pedagógicas por metodologia de sala de aula invertida |
title_full |
Infecções sexualmente transmissíveis: propostas pedagógicas por metodologia de sala de aula invertida |
title_fullStr |
Infecções sexualmente transmissíveis: propostas pedagógicas por metodologia de sala de aula invertida |
title_full_unstemmed |
Infecções sexualmente transmissíveis: propostas pedagógicas por metodologia de sala de aula invertida |
title_sort |
Infecções sexualmente transmissíveis: propostas pedagógicas por metodologia de sala de aula invertida |
author |
Silva, Pedro Henrique Lemos da |
author_facet |
Silva, Pedro Henrique Lemos da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Messeder, Jorge Cardoso Maia, Eline Deccache Chacon, Eluzir Pedrazzi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Pedro Henrique Lemos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino híbrido Sala de aula invertida Ambiente virtual de aprendizagem Infecções sexualmente transmissíveis Metodologia do ensino Interação educador-educando Processo de ensino-aprendizagem Atividade pedagógica Tecnologia educacional Doenças sexualmente transmissíveis Blended learning Flipped classroom Virtual learning environment Sexually transmitted infections |
topic |
Ensino híbrido Sala de aula invertida Ambiente virtual de aprendizagem Infecções sexualmente transmissíveis Metodologia do ensino Interação educador-educando Processo de ensino-aprendizagem Atividade pedagógica Tecnologia educacional Doenças sexualmente transmissíveis Blended learning Flipped classroom Virtual learning environment Sexually transmitted infections |
description |
Durante o século XXI, observou-se a profusão de meios de comunicação digitais que, por conseguinte, passaram a assumir um papel de destaque na vivência dos jovens estudantes.Este cenário sugere nova demanda ao desenvolvimento de artefatos tecnológicos educacionais, a fim de potencializar abordagens metodológicas ativas que possam engajar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Partindo disto, portanto, o presente trabalho teve como objetivo geral desenvolver material virtual para professores de Ciências a partir da temática das Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST). A escolha da temática permeia os anseios de adolescentes, que transitam por mudanças corporais, e fomenta um espaço capaz de maximizar o debate e minimizar a repetição de conteúdos expostos de forma tradicional. Para tal, durante a prática docente do pesquisador, foi realizado atividade utilizando os fundamentos teóricos do ensino híbrido por metodologia da sala de aula invertida, com o intuito de colher dados qualitativos que verifiquem as vantagens do material elaborado na potencialização da referida metodologia. Este encontro serviu como base para a elaboração de propostas pedagógicas, e culminou na reunião destas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), confeccionado a partir da temática das IST e com aplicação voltada ao oitavo ano do Ensino Fundamental. Denominado Propostas Pedagógicas em Infecções Sexualmente Transmissíveis (PPIST), compreende-se que a divulgação e orientação da metodologia da sala de aula invertida, utilizando o AVA elaborado, promove ganhos para explorar uma temática que impacta individualmente e coletivamente os adolescentes, além de propor novos olhares a prática docente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18T12:45:39Z 2023-12-18T12:45:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Pedro Henrique Lemos da. Infecções sexualmente transmissíveis: propostas pedagógicas por metodologia de sala de aula invertida.. 2023. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/31476 |
identifier_str_mv |
SILVA, Pedro Henrique Lemos da. Infecções sexualmente transmissíveis: propostas pedagógicas por metodologia de sala de aula invertida.. 2023. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823723469078528 |