A acessibilidade como direito do cidadão nas escolas públicas de Niterói
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24012 |
Resumo: | Esta tese defende que a escola possa ser um ambiente de combate à exclusão, possibilitando a equiparação de oportunidades educacionais. Tem como objetivos entender o papel da arquitetura escolar como formadora de cidadania democrática; compreender como um ambiente influencia a percepção ambiental dos estudantes; avaliar a importância da arquitetura escolar como multiplicadora de ações voltadas para o respeito à diversidade e deficiência e minimizar às atitudes e ideologias de segregação e exclusão social dirigidas às pessoas com deficiência. Analisou-se a inclusão de pessoas com deficiência em duas escolas públicas municipais de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Este trabalho teve o cunho qualitativo, utilizando fontes documentais, entrevistas semiestruturadas tendo como foco a percepção dos gestores, professores e estudantes (com e sem deficiência). Tivemos também como sujeito da pesquisa, o órgão gestor das escolas, a Fundação Municipal de Educação de Niterói- F.M.E. Realizamos o diagnóstico da acessibilidade arquitetônica e urbanística das duas escolas tomando como referência o atendimento à norma da ABNT 9050:2015, acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos, o decreto federal nº. 5296/2004 e a Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira da inclusão). Este estudo demonstrou que embora os governos federal e municipal contenham programas e propostas para a realização da educação inclusiva, com a integração de estudantes com deficiência nas escolas da rede regular de ensino, não oferecem todas as condições para que este grupo tenha acesso a uma educação e ensino de qualidade. Concluiu-se- que as escolas estão em processo de inclusão educativa, havendo algumas carências que são essenciais e podem dificultar ou impedir o avanço deste processo, tais como: problemas de acessibilidade arquitetônica e urbanística, qualificação e formação dos professores e necessidade de aquisição de material didático e pedagógico. |
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Concluiu-se- que as escolas estão em processo de inclusão educativa, havendo algumas carências que são essenciais e podem dificultar ou impedir o avanço deste processo, tais como: problemas de acessibilidade arquitetônica e urbanística, qualificação e formação dos professores e necessidade de aquisição de material didático e pedagógico.Esta tesis defiende que la escuela pueda ser un ambiente de combate a la exclusión, posibilitando la equiparación de oportunidades educativas. Tiene como objetivos entender el papel de la arquitectura escolar como formadora de ciudadanía democrática; Comprender cómo un ambiente influye en la percepción ambiental de los estudiantes; Evaluar la importancia de la arquitectura escolar como multiplicadora de acciones orientadas hacia el respeto a la diversidad y la discapacidad y minimizar las actitudes e ideologías de segregación y exclusión social dirigidas a las personas con discapacidad. Se analizó la inclusión de personas con discapacidad en dos escuelas públicas municipales de Niterói, en el Estado de Río de Janeiro. Este trabajo tuvo el carácter cualitativo, utilizando fuentes documentales, entrevistas semiestructuradas teniendo como foco la percepción de los gestores, profesores y estudiantes (con y sin discapacidad). Hemos tenido también como sujeto de la investigación, el órgano gestor de las escuelas, la Fundación Municipal de Educación de Niterói- F.M.E. Realizamos el diagnóstico de la accesibilidad arquitectónica y urbanística de las dos escuelas tomando como referencia la atención a la norma de la ABNT 9050: 2015, accesibilidad a edificaciones, mobiliario, espacios y equipamientos urbanos, el decreto federal nº. 5296/2004 y la Ley nº 13.146 / 2015 (Ley Brasileña de la inclusión). Este estudio demostró que aunque los gobiernos federal y municipal contienen programas y propuestas para la realización de la educación inclusiva, con la integración de estudiantes con discapacidad en las escuelas de la red regular de enseñanza, no ofrecen todas las condiciones para que este grupo tenga acceso a una educación Y enseñanza de calidad. Se concluyó que las escuelas están en proceso de inclusión educativa, habiendo algunas carencias que son esenciales y pueden dificultar o impedir el avance de este proceso, tales como: problemas de accesibilidad arquitectónica y urbanística, cualificación y formación de los profesores y necesidad de adquisición de Material didáctico y pedagógico.261 f.NiteróiSilva, Maria Lais Pereira daAzevedo, Jorge Baptista deSant'Anna, Maria Josefina GabrielAzevedo, Giselle Arteiro NielsenBahia, Sergio RodriguesFlorentino, Edna2021-12-20T21:49:02Z2021-12-20T21:49:02Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24012Aluno de DoutoradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-20T21:49:06Zoai:app.uff.br:1/24012Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-20T21:49:06Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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