Rádio AM e RADCOM em São Luís: convergências e divergências entre a educadora e a Bacanga
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13184 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a demonstrar os diversos tipos de programação desenvolvidos pelo rádio AM e pela radiodifusão comunitária. Os dois modelos foram criados para dar suporte ao que o mundo esperava do rádio, no tempo em que foram concebidos e projetados tecnicamente, o rádio AM no início do século passado e o radcom a partir da década de 1960. Teoricamente, apresentariam mensagens diferentes. Na prática, no Brasil, considerando o Estado e o Município onde estejam instalados, as diferenças limitam-se à tecnicidade das irradiações, ao alcance e à forma como os dois tipos de veículos se mantêm. Dois objetos de estudo foram escolhidos como parâmetro: a Rádio AM Educadora e a Rádio comunitária Bacanga FM. O estudo apresenta as programações artísticas e culturais desenvolvidas pelas duas emissoras e a forma como os modelos podem interagir. Mostraremos as dificuldades para a criação de uma rádio comunitária, o que conflita com o próprio objetivo de criação dessas rádios, que seria torná-las acessíveis às comunidades, como forma de democratizar o acesso ao meio. Abordamos ainda a forma como o Estado analisa o radcom, liberado inicialmente com a chamada morte anunciada, em razão do prazo de dez anos, previsto na concessão. Há também interesses recíprocos entre os modelos que demonstram como os dois se complementam. Entrevistas com os comunicadores especificam a sua área de atuação e o feedback que estabelecem com o ouvinte. No jornalismo investigativo, dois tipos de reportagens foram escolhidos, uma para cada veículo, que poderão levar o leitor a fazer suas observações sobre as semelhanças e diferenças no trato dos assuntos. |
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