Os atentados de 11 de setembro de 2001 e o despontar da persuasão neoconservadora no governo George W. Bush
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26362 |
Resumo: | O Objetivo Geral deste trabalho consiste em analisar se após os atentados de 11 de setembro de 2001, a administração George W. Bush reorientou a política externa dos EUA para o emprego do Poder Militar, de forma preemptiva e unilateral, em consonância com o pensamento neoconservador. Para consecução deste objetivo, a dissertação está estruturada em três eixos: identificar a gênese e a essência do pensamento neoconservador; analisar e avaliar o peso do pensamento neoconservador no núcleo central de decisão da política externa do governo Bush, após os atentados de 11 de setembro de 2001; e analisar a penetração do pensamento neoconservador nos documentos normativos estratégicos de maior relevância da Administração George W. Bush, isto é, a National Security Strategy (NSS) 2002 e 2006. Cada um desses eixos corresponde a um capítulo da dissertação. Assim, o primeiro deles visa identificar a gênese do pensamento neocon e evidenciar seus pontos centrais, com destaque para aqueles concernentes às questões de política externa. O segundo capítulo busca avaliar em “se” e em que grau o pensamento neocon esteve presente na administração George W. Bush, tomando por base analítica, à luz da Teoria de Unidades de Decisão, três decisões da Administração Bush: a declaração da “Guerra contra o Terror”, a Guerra no Afeganistão e a Guerra no Iraque. Já o Capítulo 3 corresponde a analise do conteúdo da NSS 2002 e da NSS 2006, quanto à convergência com os pontos centrais do pensamento neoconservador, principalmente no que tange à “ação militar preemptiva”. O trabalho é finalizado com as considerações finais acerca da “Guerra contra o Terror” e da reestruturação da política externa da administração George W. Bush para um crescente unilateralismo, calcado no emprego da força militar e normatizado pela possibilidade da “ação militar preemptiva”, em consonância com os pontos centrais do chamado pensamento neoconservador, após os atentados de 11 de setembro de 2001. |
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Para consecução deste objetivo, a dissertação está estruturada em três eixos: identificar a gênese e a essência do pensamento neoconservador; analisar e avaliar o peso do pensamento neoconservador no núcleo central de decisão da política externa do governo Bush, após os atentados de 11 de setembro de 2001; e analisar a penetração do pensamento neoconservador nos documentos normativos estratégicos de maior relevância da Administração George W. Bush, isto é, a National Security Strategy (NSS) 2002 e 2006. Cada um desses eixos corresponde a um capítulo da dissertação. Assim, o primeiro deles visa identificar a gênese do pensamento neocon e evidenciar seus pontos centrais, com destaque para aqueles concernentes às questões de política externa. O segundo capítulo busca avaliar em “se” e em que grau o pensamento neocon esteve presente na administração George W. 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Bush administration reoriented U.S. foreign policy for the employment of military power, so preemptive and unilateral, in line with neoconservative thinking. To achieve this objective, the dissertation is structured in three main axis: identifying the origin and essence of neoconservative thought, analyze and evaluate the weight of neoconservative thought on the central core of foreign policy decision of the Bush administration after the attacks of September 11; and analyze the penetration of neo-conservative thinking in the most relevant strategic regulatory documents of George W. Bush administration, that is, the National Security Strategy (NSS) 2002 and 2006. Each of these axes corresponds to a chapter of the dissertation. Thus, the first one is to identify the genesis of neocon thinking and highlight its key points, especially those pertaining to foreign policy issues. The second chapter seeks to assess "if" and to what degree the neocon thought was present in the administration George W. Bush, using as analytical base, according to the Theory of Decision Units, three decisions of the Bush administration: the declaration of the "War on Terror", the war in Afghanistan and the war in Iraq. Chapter 3 analyzes the content of the NSS and the NSS 2002, 2006, regarding the convergence of the central points of neoconservative thought, especially regarding the "preemptive military action." The job ends with concluding remarks about the "War on Terror" and the restructuring of the George W. Bush administration’s foreign policy to a growing unilateralism, rooted in the use of military force and regulated by the possibility of "preemptive military action", in line with the central points of neoconservative thinking, after the attacks of September 11, 2001.153 p.Suarez, Marcial Alécio Garciahttp://lattes.cnpq.br/5687524412208475Petrocchi, Renatohttp://lattes.cnpq.br/0027135958049201Rocha, Mauricio Santorohttp://lattes.cnpq.br/4222514451437141http://lattes.cnpq.br/2040593162603704Silva, Marcos Valle Machado da2022-09-30T12:59:37Z2022-09-30T12:59:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Marcos Valle Machado da. Os atentados de 11 de setembro de 2001 e o despontar da persuasão neoconservadora no governo George W. Bush. 2011. 153 f. 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