A dimensão sociopolítica do território para os Terena: as aldeias nos Séculos XX e XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Vera Lúcia Ferreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16642
Resumo: Esta tese tem por objetivo compreender as táticas desenvolvidas pelos Terena que habitam a região do atual estado do Mato Grosso do Sul, principalmente os que vivem nas aldeias Bananal, Colônia Nova e Ipegue, na Terra Indígena de Taunay/Ipegue e da aldeia Buriti, na Terra Indígena Buriti, para a conquista e a garantia de seus direitos territoriais, compreendido através do fortalecimento das suas relações com a aldeia e dessa com o seu entorno, entre o final do século XX e o início do século XXI. As ações reivindicatórias dos Terena pela posse do território, que eles denominam atualmente de “retomada” não é recente, ocorre desde o século XIX, principalmente após os conflitos da Guerra do Paraguai (1864-1870), pois intensifica o povoamento da região. Desde então, índios e não-índios disputam os territórios e dessa forma, os conflitos entre eles também se intensificaram e se estenderam para o século XX. Quando ocorre a demarcação das reservas indígenas, que embora não tenham respeitado a lógica dos índios sobre o território, reconheceram e demarcaram as terras onde eles deveriam permanecer sob a proteção do Estado brasileiro. Os Terena voltaram a se reorganizar dentro das reservas, em seus núcleos populacionais, vinculados pela relação do parentesco e dos interesses comuns que possuíam, esses núcleos foram chamados de aldeias. Nesse sentido, pretende mostrar as táticas que esses índios desenvolveram e desenvolvem para nelas permanecerem, fortalecendo as suas relações políticas e identitárias através da sua consciência histórica, elegendo o que é significativo para o grupo, a partir da aldeia, lugar que legitima ações e reconhece liderança e da escola por meio das ações dos professores Terena, na busca pela legitimação dos direitos indígenas. Essa pesquisa foi desenvolvida mediante fontes escritas e orais por meio dos depoimentos dos Terena nas aldeias mencionadas anteriormente, entre o período de 2007 a 2010, porém outros depoimentos realizados antes do desenvolvimento dessa tese também foram citados por serem relevantes para esse estudo. As informações obtidas indicam que a aldeia é o principal núcleo dos Terena, é através dela que se organizam e reorganizam buscando soluções para os seus problemas e necessidades, entre os quais, destaca-se a ampliação e demarcação do território. Entre as táticas estabelecidas, para as suas reivindicações junto ao Estado brasileiro, constam as atividades desenvolvidas pelos professores indígenas, apropriando-se do conhecimento acadêmico que foi produzido sobre eles, bem como produzindo o seu próprio, enquanto pesquisadores do seu povo e assim, ampliam o diálogo com a sociedade envolvente através das universidades e das escolas nas aldeias, provocando discussões em torno dos seus direitos indígenas
id UFF-2_620c3ff066abc02a939813b656e13b47
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16642
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A dimensão sociopolítica do território para os Terena: as aldeias nos Séculos XX e XXIConsciência históricaTerenaAldeiaProfessores TerenaAntropologia culturalÍndio TerenaÍndio -- aspectos históricosTerritorialidade humanaMato Grosso do SulHistoric ConsciousnessVillageIndigenous teachersEsta tese tem por objetivo compreender as táticas desenvolvidas pelos Terena que habitam a região do atual estado do Mato Grosso do Sul, principalmente os que vivem nas aldeias Bananal, Colônia Nova e Ipegue, na Terra Indígena de Taunay/Ipegue e da aldeia Buriti, na Terra Indígena Buriti, para a conquista e a garantia de seus direitos territoriais, compreendido através do fortalecimento das suas relações com a aldeia e dessa com o seu entorno, entre o final do século XX e o início do século XXI. As ações reivindicatórias dos Terena pela posse do território, que eles denominam atualmente de “retomada” não é recente, ocorre desde o século XIX, principalmente após os conflitos da Guerra do Paraguai (1864-1870), pois intensifica o povoamento da região. Desde então, índios e não-índios disputam os territórios e dessa forma, os conflitos entre eles também se intensificaram e se estenderam para o século XX. Quando ocorre a demarcação das reservas indígenas, que embora não tenham respeitado a lógica dos índios sobre o território, reconheceram e demarcaram as terras onde eles deveriam permanecer sob a proteção do Estado brasileiro. Os Terena voltaram a se reorganizar dentro das reservas, em seus núcleos populacionais, vinculados pela relação do parentesco e dos interesses comuns que possuíam, esses núcleos foram chamados de aldeias. Nesse sentido, pretende mostrar as táticas que esses índios desenvolveram e desenvolvem para nelas permanecerem, fortalecendo as suas relações políticas e identitárias através da sua consciência histórica, elegendo o que é significativo para o grupo, a partir da aldeia, lugar que legitima ações e reconhece liderança e da escola por meio das ações dos professores Terena, na busca pela legitimação dos direitos indígenas. Essa pesquisa foi desenvolvida mediante fontes escritas e orais por meio dos depoimentos dos Terena nas aldeias mencionadas anteriormente, entre o período de 2007 a 2010, porém outros depoimentos realizados antes do desenvolvimento dessa tese também foram citados por serem relevantes para esse estudo. As informações obtidas indicam que a aldeia é o principal núcleo dos Terena, é através dela que se organizam e reorganizam buscando soluções para os seus problemas e necessidades, entre os quais, destaca-se a ampliação e demarcação do território. Entre as táticas estabelecidas, para as suas reivindicações junto ao Estado brasileiro, constam as atividades desenvolvidas pelos professores indígenas, apropriando-se do conhecimento acadêmico que foi produzido sobre eles, bem como produzindo o seu próprio, enquanto pesquisadores do seu povo e assim, ampliam o diálogo com a sociedade envolvente através das universidades e das escolas nas aldeias, provocando discussões em torno dos seus direitos indígenasFundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul - FUNDECTThe purpose of this thesis is to understand the tactics developed by the Terena Indians who live in the villages of Bananal, Colonia Nova and Ipegue of the Indigenous Land of Taunay/ and from Buriti village, in the indigenous land of Buriti, in the state of Mato Grosso do Sul, to conquer and guarantee their territorial rights. These strategies were strengthened by their relationships within the village and their surroundings, from the late XX century into the early XXI century. The Terena’s actions claiming for land ownership, which nowadays is called “retaking”, is not something recent, but has occurred since the XIX century when regional population was intensified. Since then, indigenous and non-indigenous people fight for territory; their conflicts have become more intense and have extended into the 20th century. When the Indian reservation territory was delimited by the State, although the indigenous logic about territory was not respected, the land where the Indians should stay under the villages in their populations basis, linked by their relative bonds and/or common interests. This way, this paper intends to show the strategies that these indigenous people developed and are developing, so they can keep engaged in strengthening the political relations and identities, through their historical conscience, by electing what is significant for the group, starting from the village, the place that legitimates actions and recognizes leadership. This research was developed with written and oral sources, from statements given by the Terena of the villages mentioned before, during the period of 2007 to 2010. Yet, other statements, prior to this thesis, were also referred, to due to their relevance to this study. The information obtained points out that, for the Terena, the village is their nucleus. It is within the village that they organize and re- organize themselves, trying to find solutions for their problems and needs, in which the highlight issues are widening and delimiting their territory. Among the strategies they established to claim their rights for the Brazilian State, are the activities that the indigenous teachers develop. These activities reflect their appropriation of the academic knowledge produced about them, as well as the knowledge they produced themselves as researchers of their own people, enlarging the dialogue with the surrounding society like the universities and schools in the village, inciting new discussions around indigenous rightsNiterói, RJAlmeida, Maria Regina Celestino deGarcia, Elisa FrühaufOliveira Filho, João Pacheco deMonteiro, John ManuelMoura, Noêmia dos Santos PereiraVargas, Vera Lúcia Ferreira2021-01-07T17:31:01Z2021-01-07T17:31:01Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVARGAS, Vera Lúcia Ferreira. A dimensão sóciopolítica do território para os terena: as aldeias nos séculos XX e XXI. 2011. 187 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2011.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16642Aluno de Doutoradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-30T15:06:04Zoai:app.uff.br:1/16642Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-06-30T15:06:04Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão sociopolítica do território para os Terena: as aldeias nos Séculos XX e XXI
title A dimensão sociopolítica do território para os Terena: as aldeias nos Séculos XX e XXI
spellingShingle A dimensão sociopolítica do território para os Terena: as aldeias nos Séculos XX e XXI
Vargas, Vera Lúcia Ferreira
Consciência histórica
Terena
Aldeia
Professores Terena
Antropologia cultural
Índio Terena
Índio -- aspectos históricos
Territorialidade humana
Mato Grosso do Sul
Historic Consciousness
Village
Indigenous teachers
title_short A dimensão sociopolítica do território para os Terena: as aldeias nos Séculos XX e XXI
title_full A dimensão sociopolítica do território para os Terena: as aldeias nos Séculos XX e XXI
title_fullStr A dimensão sociopolítica do território para os Terena: as aldeias nos Séculos XX e XXI
title_full_unstemmed A dimensão sociopolítica do território para os Terena: as aldeias nos Séculos XX e XXI
title_sort A dimensão sociopolítica do território para os Terena: as aldeias nos Séculos XX e XXI
author Vargas, Vera Lúcia Ferreira
author_facet Vargas, Vera Lúcia Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Maria Regina Celestino de
Garcia, Elisa Frühauf
Oliveira Filho, João Pacheco de
Monteiro, John Manuel
Moura, Noêmia dos Santos Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Vera Lúcia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência histórica
Terena
Aldeia
Professores Terena
Antropologia cultural
Índio Terena
Índio -- aspectos históricos
Territorialidade humana
Mato Grosso do Sul
Historic Consciousness
Village
Indigenous teachers
topic Consciência histórica
Terena
Aldeia
Professores Terena
Antropologia cultural
Índio Terena
Índio -- aspectos históricos
Territorialidade humana
Mato Grosso do Sul
Historic Consciousness
Village
Indigenous teachers
description Esta tese tem por objetivo compreender as táticas desenvolvidas pelos Terena que habitam a região do atual estado do Mato Grosso do Sul, principalmente os que vivem nas aldeias Bananal, Colônia Nova e Ipegue, na Terra Indígena de Taunay/Ipegue e da aldeia Buriti, na Terra Indígena Buriti, para a conquista e a garantia de seus direitos territoriais, compreendido através do fortalecimento das suas relações com a aldeia e dessa com o seu entorno, entre o final do século XX e o início do século XXI. As ações reivindicatórias dos Terena pela posse do território, que eles denominam atualmente de “retomada” não é recente, ocorre desde o século XIX, principalmente após os conflitos da Guerra do Paraguai (1864-1870), pois intensifica o povoamento da região. Desde então, índios e não-índios disputam os territórios e dessa forma, os conflitos entre eles também se intensificaram e se estenderam para o século XX. Quando ocorre a demarcação das reservas indígenas, que embora não tenham respeitado a lógica dos índios sobre o território, reconheceram e demarcaram as terras onde eles deveriam permanecer sob a proteção do Estado brasileiro. Os Terena voltaram a se reorganizar dentro das reservas, em seus núcleos populacionais, vinculados pela relação do parentesco e dos interesses comuns que possuíam, esses núcleos foram chamados de aldeias. Nesse sentido, pretende mostrar as táticas que esses índios desenvolveram e desenvolvem para nelas permanecerem, fortalecendo as suas relações políticas e identitárias através da sua consciência histórica, elegendo o que é significativo para o grupo, a partir da aldeia, lugar que legitima ações e reconhece liderança e da escola por meio das ações dos professores Terena, na busca pela legitimação dos direitos indígenas. Essa pesquisa foi desenvolvida mediante fontes escritas e orais por meio dos depoimentos dos Terena nas aldeias mencionadas anteriormente, entre o período de 2007 a 2010, porém outros depoimentos realizados antes do desenvolvimento dessa tese também foram citados por serem relevantes para esse estudo. As informações obtidas indicam que a aldeia é o principal núcleo dos Terena, é através dela que se organizam e reorganizam buscando soluções para os seus problemas e necessidades, entre os quais, destaca-se a ampliação e demarcação do território. Entre as táticas estabelecidas, para as suas reivindicações junto ao Estado brasileiro, constam as atividades desenvolvidas pelos professores indígenas, apropriando-se do conhecimento acadêmico que foi produzido sobre eles, bem como produzindo o seu próprio, enquanto pesquisadores do seu povo e assim, ampliam o diálogo com a sociedade envolvente através das universidades e das escolas nas aldeias, provocando discussões em torno dos seus direitos indígenas
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2021-01-07T17:31:01Z
2021-01-07T17:31:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VARGAS, Vera Lúcia Ferreira. A dimensão sóciopolítica do território para os terena: as aldeias nos séculos XX e XXI. 2011. 187 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2011.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16642
Aluno de Doutorado
identifier_str_mv VARGAS, Vera Lúcia Ferreira. A dimensão sóciopolítica do território para os terena: as aldeias nos séculos XX e XXI. 2011. 187 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2011.
Aluno de Doutorado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói, RJ
publisher.none.fl_str_mv Niterói, RJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135488751992832