Decolonialidade e representação negra: uma análise do projeto “Bonde da História” do Museu Histórico Nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Sara de Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/23980
Resumo: O objetivo desta pesquisa é expor a minha observação a live exibida no dia 26 de novembro de 2020 do projeto “Bonde da História” do Museu Histórico Nacional (MHN) e apresentar algumas problematizações atuais sobre decolonialidade nos museus. Inicialmente a pesquisa seria feita no MHN, no Rio de Janeiro, presencialmente, onde eu estudaria a presença negra no acervo da instituição com o intuito de buscar compreender como o museu reformula suas narrativas diante das críticas pós-coloniais. Parto da análise do projeto “Bonde da História”, criado pelo Núcleo de Educação do museu, que tem por finalidade apresentar uma visão crítica da história através de visitas mediadas. Contudo, com o início da pandemia em março de 2020, fui obrigada a reformular as minhas ideias e métodos de trabalho. Optei por uma etnografia online e assim através de vídeos e análise de redes sociais, caminho para construir uma pesquisa voltada para o tema inicial, focando principalmente sobre o olhar da instituição a cerca deste assunto, utilizando o conceito de “ilusão museal” de João Pacheco de Oliveira como embasamento teórico da análise.
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