Documentário sobre o ensino de Ballet Clássico para alunos com deficiência: a criação de novos territórios de existência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Guilherme Moreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30107
Resumo: O ensino do Ballet Clássico presente em escolas e espaços de dança ainda é um aprendizado pouquíssimo oferecido para o público de pessoas que possuem alguma deficiência e que desejam usufruir dessa arte. O projeto Arte e Movimento é realizado com alunos da Associação Pestalozzi do município de Duque de Caxias, com aulas semanais regulares de Ballet Clássico e a construção de, ao menos, dois espetáculos de ballet coreografados ao longo de cada ano. O objetivo deste trabalho de pesquisa é a realização de um minidocumentário visando refletir sobre as experiências de inclusão vivenciadas pelos participantes do projeto Arte e Movimento, no período de 2013 até 2019. A metodologia foi organizada em etapas. Inicialmente, através de pesquisa bibliográfica sobre Dança, apoiada em autores clássicos e atuais como Laban (1978); Marques (1997), Amoedo (2001), Ferreira e Vilela (2010), Carmo (2014) e Salles (2021), trouxemos a discussão do tema em diálogo com possibilidades de inclusão. As referências teóricas deram suporte às análises e às reflexões desta dissertação. A seguir, assumimos a seleção e catalogação de imagens e vídeos de aulas e eventos promovidos pelo projeto Arte e Movimento, no período delimitado para este trabalho. Por fim, como terceira etapa, apresenta-se o roteiro do documentário Ballet em Corpos Diversos apontando as especificidades e as possibilidades do ensino de Ballet Clássico para pessoas com deficiência. O documentário constitui o produto desta pesquisa que foi realizado como um curta metragem com a trajetória do projeto Arte e Movimento. Os resultados do projeto de pesquisa do mestrado evidenciam a importância da promoção de um ensino e aprendizagem da dança com inclusão, tornando viável as possibilidades de que um número cada vez mais expressivo de pessoas com deficiência possam usufruir da vivência artística, ressignificando os olhares da sociedade sobre o corpo com deficiência.
id UFF-2_64eb9f5557c7827c1857dbe3eb435e9b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30107
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Documentário sobre o ensino de Ballet Clássico para alunos com deficiência: a criação de novos territórios de existênciadança inclusiva, ballet clássico inclusivo , arte e deficiênciaInclusão social, Arte, Dança, Pessoa com deficiênciainclusive dance, inclusive classical ballet, art and disabilityO ensino do Ballet Clássico presente em escolas e espaços de dança ainda é um aprendizado pouquíssimo oferecido para o público de pessoas que possuem alguma deficiência e que desejam usufruir dessa arte. O projeto Arte e Movimento é realizado com alunos da Associação Pestalozzi do município de Duque de Caxias, com aulas semanais regulares de Ballet Clássico e a construção de, ao menos, dois espetáculos de ballet coreografados ao longo de cada ano. O objetivo deste trabalho de pesquisa é a realização de um minidocumentário visando refletir sobre as experiências de inclusão vivenciadas pelos participantes do projeto Arte e Movimento, no período de 2013 até 2019. A metodologia foi organizada em etapas. Inicialmente, através de pesquisa bibliográfica sobre Dança, apoiada em autores clássicos e atuais como Laban (1978); Marques (1997), Amoedo (2001), Ferreira e Vilela (2010), Carmo (2014) e Salles (2021), trouxemos a discussão do tema em diálogo com possibilidades de inclusão. As referências teóricas deram suporte às análises e às reflexões desta dissertação. A seguir, assumimos a seleção e catalogação de imagens e vídeos de aulas e eventos promovidos pelo projeto Arte e Movimento, no período delimitado para este trabalho. Por fim, como terceira etapa, apresenta-se o roteiro do documentário Ballet em Corpos Diversos apontando as especificidades e as possibilidades do ensino de Ballet Clássico para pessoas com deficiência. O documentário constitui o produto desta pesquisa que foi realizado como um curta metragem com a trajetória do projeto Arte e Movimento. Os resultados do projeto de pesquisa do mestrado evidenciam a importância da promoção de um ensino e aprendizagem da dança com inclusão, tornando viável as possibilidades de que um número cada vez mais expressivo de pessoas com deficiência possam usufruir da vivência artística, ressignificando os olhares da sociedade sobre o corpo com deficiência.The teaching of Classical Ballet offered in schools and dance spaces is still extraordinarily little learning offered to the public of people who have a disability and who wish to enjoy this art. The Art and Movement project is conducted with students from the Pestalozzi Association of the municipality of Duque de Caxias, with regular weekly Classical Ballet classes, and the construction of at least two choreographed ballet shows throughout the year. The objective of this research work is to make a mini documentary to reflect on the experiences of inclusion experienced by the participants of the Art and Movement project, in the period from 2013 to 2019. The methodology was organized in stages. Initially, through bibliographical research on Dance, supported by classical and current authors such as Laban (1978); Marques (1997), Amoedo (2001), Ferreira and Vilela (2010), Carmo (2014) and Salles (2021) we brought the discussion of the theme in dialogue with possibilities for inclusion. The theoretical references supported the analyses and reflections of this dissertation. Next, we assume the selection and cataloguing of images and videos of classes and events promoted by the Art and Movement project, in the period delimited for this work. Finally, as a third stage, the script of the documentary Ballet in Diverse Bodies is presented, pointing out the specificities and possibilities of teaching Classical Ballet to people with disabilities. The documentary is the product of this research that was made as a short film with the trajectory of the Art and Movement project. The results of the master's research project highlight the importance of promoting dance teaching and learning with inclusion, making feasible the possibilities that an increasingly expressive number of people with disabilities can enjoy the artistic experience, resignifying society's views on the body with disabilities.63 p.Silva, Dagmar de Mello eBraz, Ruth Maria MarianiSilva, Janie Garcia daLima, Tatiana Araújo deYamasaki, Alice AkemiDias, Guilherme Moreira2023-08-25T15:59:53Z2023-08-25T15:59:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIAS, Guilherme Moreira. Documentário sobre o ensino de Ballet Clássico para alunos com deficiência: a criação de novos territórios de existência. 2023. 63 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30107CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-25T15:59:57Zoai:app.uff.br:1/30107Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-08-25T15:59:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Documentário sobre o ensino de Ballet Clássico para alunos com deficiência: a criação de novos territórios de existência
title Documentário sobre o ensino de Ballet Clássico para alunos com deficiência: a criação de novos territórios de existência
spellingShingle Documentário sobre o ensino de Ballet Clássico para alunos com deficiência: a criação de novos territórios de existência
Dias, Guilherme Moreira
dança inclusiva, ballet clássico inclusivo , arte e deficiência
Inclusão social, Arte, Dança, Pessoa com deficiência
inclusive dance, inclusive classical ballet, art and disability
title_short Documentário sobre o ensino de Ballet Clássico para alunos com deficiência: a criação de novos territórios de existência
title_full Documentário sobre o ensino de Ballet Clássico para alunos com deficiência: a criação de novos territórios de existência
title_fullStr Documentário sobre o ensino de Ballet Clássico para alunos com deficiência: a criação de novos territórios de existência
title_full_unstemmed Documentário sobre o ensino de Ballet Clássico para alunos com deficiência: a criação de novos territórios de existência
title_sort Documentário sobre o ensino de Ballet Clássico para alunos com deficiência: a criação de novos territórios de existência
author Dias, Guilherme Moreira
author_facet Dias, Guilherme Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Dagmar de Mello e
Braz, Ruth Maria Mariani
Silva, Janie Garcia da
Lima, Tatiana Araújo de
Yamasaki, Alice Akemi
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Guilherme Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv dança inclusiva, ballet clássico inclusivo , arte e deficiência
Inclusão social, Arte, Dança, Pessoa com deficiência
inclusive dance, inclusive classical ballet, art and disability
topic dança inclusiva, ballet clássico inclusivo , arte e deficiência
Inclusão social, Arte, Dança, Pessoa com deficiência
inclusive dance, inclusive classical ballet, art and disability
description O ensino do Ballet Clássico presente em escolas e espaços de dança ainda é um aprendizado pouquíssimo oferecido para o público de pessoas que possuem alguma deficiência e que desejam usufruir dessa arte. O projeto Arte e Movimento é realizado com alunos da Associação Pestalozzi do município de Duque de Caxias, com aulas semanais regulares de Ballet Clássico e a construção de, ao menos, dois espetáculos de ballet coreografados ao longo de cada ano. O objetivo deste trabalho de pesquisa é a realização de um minidocumentário visando refletir sobre as experiências de inclusão vivenciadas pelos participantes do projeto Arte e Movimento, no período de 2013 até 2019. A metodologia foi organizada em etapas. Inicialmente, através de pesquisa bibliográfica sobre Dança, apoiada em autores clássicos e atuais como Laban (1978); Marques (1997), Amoedo (2001), Ferreira e Vilela (2010), Carmo (2014) e Salles (2021), trouxemos a discussão do tema em diálogo com possibilidades de inclusão. As referências teóricas deram suporte às análises e às reflexões desta dissertação. A seguir, assumimos a seleção e catalogação de imagens e vídeos de aulas e eventos promovidos pelo projeto Arte e Movimento, no período delimitado para este trabalho. Por fim, como terceira etapa, apresenta-se o roteiro do documentário Ballet em Corpos Diversos apontando as especificidades e as possibilidades do ensino de Ballet Clássico para pessoas com deficiência. O documentário constitui o produto desta pesquisa que foi realizado como um curta metragem com a trajetória do projeto Arte e Movimento. Os resultados do projeto de pesquisa do mestrado evidenciam a importância da promoção de um ensino e aprendizagem da dança com inclusão, tornando viável as possibilidades de que um número cada vez mais expressivo de pessoas com deficiência possam usufruir da vivência artística, ressignificando os olhares da sociedade sobre o corpo com deficiência.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-25T15:59:53Z
2023-08-25T15:59:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, Guilherme Moreira. Documentário sobre o ensino de Ballet Clássico para alunos com deficiência: a criação de novos territórios de existência. 2023. 63 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30107
identifier_str_mv DIAS, Guilherme Moreira. Documentário sobre o ensino de Ballet Clássico para alunos com deficiência: a criação de novos territórios de existência. 2023. 63 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135490655158272