Trajetória de expressões erótico-dançantes, corporeidade e valorações no pagode baiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Ledson de Oliveira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32495
Resumo: Esta tese tem como objetivo investigar a possibilidade de haver uma espécie de fundação do gênero musical pagode baiano em uma corporeidade de lastro histórico constitutiva do grupo social que pratica essa produção e seu consumo em sua cena musical local, em Salvador-BA. Essa pergunta se desdobra, internamente, em duas reflexões: sobre o quanto as valorações positivas desses agentes, que mantiveram essa cena ao longo de três décadas, se relacionam com essa corporeidade constituída em longa duração; e sobre o quanto as produções e os modos de consumo mais recentes, que têm sido objeto de valorações negativas dos agentes envolvidos na cena a mais tempo, se relacionam também com essa corporeidade. A tese é formada por duas partes. Na primeira: apresenta um panorama de gêneros e cenas musicais contemporâneas, nas Américas, que estão imersas em contextos semelhantes ao do pagode baiano, além de compartilharem com ele a importância da dimensão erótica em sua dança. A seguir, se concentra em articular conceitos que nos permitam pensar: como agentes podem ter corporeidade; como as corporeidades podem ser expressas ou manifestas em produções culturais e modos de consumo; e como essas produções e as práticas de seu consumo, pari passu à corporeidade que, parcialmente, lhes sustenta, podem ser transmitidas entre sucessões de gerações. Matrizes culturais e competências de recepção (Martín-Barbero), disposições (Bourdieu e Lahire), repertório performático (Taylor) são alguns dos conceitos que a tese articula a uma reflexão mais concentrada sobre o que seria a corporeidade. A centralidade da dimensão erótica nas danças e letras das cenas e gêneros contemporâneos semelhantes ao pagode estende, parcialmente, uma longa trajetória de experiência diaspórica africana nas Américas, sobre o que a tese reflete a partir dos trabalhos de Quintero Rivera e Gilroy. A segunda parte da tese é constituída por dois mapeamentos exclusivamente sobre o pagode baiano. No primeiro deles, identifico os temas aos quais frações de produtores e do público do gênero têm atribuído valorações negativas, principalmente sobre produções e modos de consumo mais recentes. E apresento reflexão sobre continuidades e descontinuidades entre esses alvos das críticas internas à cena e a corporeidade que fundou o pagode baiano. No segundo mapeamento, busco identificar como as práticas de consumo, dos consumidores em geral nessa cena, expressam valorações positivas desses agentes aos produtos que eles/elas usam (quer seja sobre a parcela da produção prezada por todas as frações de agentes da cena, quer seja na parcela que é alvo das valorações negativas examinadas no capítulo anterior). Os casos abordados nesse segundo mapeamento são atravessados por reflexões que visam identificar relações entre essas valorações positivas emitidas não-declarativamente, pela prática do consumo, e a corporeidade que a tese propõe estar na base do pagode baiano.
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Essa pergunta se desdobra, internamente, em duas reflexões: sobre o quanto as valorações positivas desses agentes, que mantiveram essa cena ao longo de três décadas, se relacionam com essa corporeidade constituída em longa duração; e sobre o quanto as produções e os modos de consumo mais recentes, que têm sido objeto de valorações negativas dos agentes envolvidos na cena a mais tempo, se relacionam também com essa corporeidade. A tese é formada por duas partes. Na primeira: apresenta um panorama de gêneros e cenas musicais contemporâneas, nas Américas, que estão imersas em contextos semelhantes ao do pagode baiano, além de compartilharem com ele a importância da dimensão erótica em sua dança. A seguir, se concentra em articular conceitos que nos permitam pensar: como agentes podem ter corporeidade; como as corporeidades podem ser expressas ou manifestas em produções culturais e modos de consumo; e como essas produções e as práticas de seu consumo, pari passu à corporeidade que, parcialmente, lhes sustenta, podem ser transmitidas entre sucessões de gerações. Matrizes culturais e competências de recepção (Martín-Barbero), disposições (Bourdieu e Lahire), repertório performático (Taylor) são alguns dos conceitos que a tese articula a uma reflexão mais concentrada sobre o que seria a corporeidade. A centralidade da dimensão erótica nas danças e letras das cenas e gêneros contemporâneos semelhantes ao pagode estende, parcialmente, uma longa trajetória de experiência diaspórica africana nas Américas, sobre o que a tese reflete a partir dos trabalhos de Quintero Rivera e Gilroy. A segunda parte da tese é constituída por dois mapeamentos exclusivamente sobre o pagode baiano. No primeiro deles, identifico os temas aos quais frações de produtores e do público do gênero têm atribuído valorações negativas, principalmente sobre produções e modos de consumo mais recentes. E apresento reflexão sobre continuidades e descontinuidades entre esses alvos das críticas internas à cena e a corporeidade que fundou o pagode baiano. No segundo mapeamento, busco identificar como as práticas de consumo, dos consumidores em geral nessa cena, expressam valorações positivas desses agentes aos produtos que eles/elas usam (quer seja sobre a parcela da produção prezada por todas as frações de agentes da cena, quer seja na parcela que é alvo das valorações negativas examinadas no capítulo anterior). Os casos abordados nesse segundo mapeamento são atravessados por reflexões que visam identificar relações entre essas valorações positivas emitidas não-declarativamente, pela prática do consumo, e a corporeidade que a tese propõe estar na base do pagode baiano.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis Ph.D. dissertation aims to investigate the possibility of there being a kind of foundation of the pagode baiano music genre in an embodiment historically developed and constitutive of the social group that practices this production and its consumption in its local music scene, in Salvador-BA. This question unfolds, internally, in two reflections: on how much the positive evaluations expressed by these agents, who maintained this scene over three decades, are related to this long-term embodiment; and on how much more recent productions and modes of consumption, which have been the object of negative evaluations by agents involved in the scene for a longer time, are also related to this embodiment. The text consists of two parts. In the first: it presents an overview of contemporary music genres and scenes in the Americas, which are immersed in contexts similar to that of pagode baiano, in addition to sharing with him the importance of the erotic dimension in its dance. Next, it focuses on articulating concepts that allow us to think about: how agents can have embodiment; how embodiment can be expressed or manifested in cultural productions and modes of consumption; and how these productions and the practices of their consumption, pari passu to the embodiment that partially sustains them, can be transmitted between successions of generations. Cultural matrices and reception competences (Martín-Barbero), dispositions (Bourdieu and Lahire), repertoire of performances (Taylor) are some of the concepts that the work articulates to a more concentrated reflection on what would be an embodiment. The centrality of the erotic dimension in the dances and lyrics of these contemporary music scenes and genres partially extend a long trajectory of African diasporic experience in the Americas, on which this research reflects from the works of Quintero Rivera and Gilroy. The second part of the work consists of two mappings exclusively on the pagode baiano. In the first one, I identify the themes to which fractions of producers and audiences of the genre have attributed negative evaluations, mainly on more recent productions and modes of consumption. And I present a reflection on continuities and discontinuities between these targets of internal criticism of the scene and the embodiment that founded pagode baiano. In the second mapping, I seek to identify how the consumption practices of consumers in general, in this scene, express positive evaluations by these agents about the products they use (whether it be about the portion of production valued positively by all fractions of agents in the scene, whether it be the portion that is the target of the negative evaluations examined in the previous chapter). The cases addressed in this second mapping are crossed by reflections that aim to identify relationships between these positive evaluations emitted non-declaratively, by the practice of consumption, and the embodiment that this research proposes to be at the base of pagode baiano.314 p.Trotta, FelipeHolzbach, ArianePereira de Sá, SimoneSilba, MalvinaSoares, Thiagohttp://lattes.cnpq.br/9710379706485828Chagas, Ledson de Oliveira2024-02-29T14:41:17Z2024-02-29T14:41:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCHAGAS, Ledson. Trajetória de expressões erótico-dançantes, corporeidade e valorações no pagode baiano. 2023. 314 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de Pós Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32495CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-29T14:41:21Zoai:app.uff.br:1/32495Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:22.969116Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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