Lei 12.244/10: universalização das bibliotecas escolares brasileiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2750 |
Resumo: | O presente trabalho aborda um tema recente na literatura: a Lei 12.244/10, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolas brasileiras até 2020. A pesquisa primeiramente expõe o panorama histórico da educação no Brasil a fim de compreender o cenário na qual esse tipo de biblioteca está inserido. Aborda a importância da biblioteca escolar na formação educativa do indivíduo e no estímulo do hábito de ler buscando na literatura suas principais características, conceitos e sua função social. Apresenta um breve histórico sobre o surgimento e a trajetória das bibliotecas escolares no Brasil, evidenciando os fatos históricos que influenciaram diretamente na não consolidação destas em nosso país. Explica o papel essencial do bibliotecário, assim como o do professor na rotina da biblioteca, e aponta para a necessidade da interação entre estes profissionais em prol da otimização dos serviços oferecidos numa biblioteca. Revela o cenário atual de descaso e abandono das bibliotecas, onde são silenciadas e esquecidas pelas autoridades e pela própria comunidade escolar. Analisa a lei 12.244/10, e a apresenta como uma esperança para construção de bibliotecas escolares na sociedade brasileira, além de contribuir para uma maior visibilidade da classe bibliotecária. Evidencia a necessidade de iniciativas políticas e investimentos na criação de bibliotecas por parte dos dirigentes, de forma que este espaço que abarca o conhecimento da humanidade possa ser louvado na sociedade brasileira |
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Lei 12.244/10: universalização das bibliotecas escolares brasileirasBiblioteca escolarBibliotecárioLei 12.244/10Biblioteca escolarBiblioteca - aspecto históricoLegislaçãoSchool libraryLibrarianLaw 12.244/10O presente trabalho aborda um tema recente na literatura: a Lei 12.244/10, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolas brasileiras até 2020. A pesquisa primeiramente expõe o panorama histórico da educação no Brasil a fim de compreender o cenário na qual esse tipo de biblioteca está inserido. Aborda a importância da biblioteca escolar na formação educativa do indivíduo e no estímulo do hábito de ler buscando na literatura suas principais características, conceitos e sua função social. Apresenta um breve histórico sobre o surgimento e a trajetória das bibliotecas escolares no Brasil, evidenciando os fatos históricos que influenciaram diretamente na não consolidação destas em nosso país. Explica o papel essencial do bibliotecário, assim como o do professor na rotina da biblioteca, e aponta para a necessidade da interação entre estes profissionais em prol da otimização dos serviços oferecidos numa biblioteca. Revela o cenário atual de descaso e abandono das bibliotecas, onde são silenciadas e esquecidas pelas autoridades e pela própria comunidade escolar. Analisa a lei 12.244/10, e a apresenta como uma esperança para construção de bibliotecas escolares na sociedade brasileira, além de contribuir para uma maior visibilidade da classe bibliotecária. Evidencia a necessidade de iniciativas políticas e investimentos na criação de bibliotecas por parte dos dirigentes, de forma que este espaço que abarca o conhecimento da humanidade possa ser louvado na sociedade brasileiraThis paper discusses a recent theme in the literature: the Law 12.244/10, which provides for the universalization of libraries Brazilian schools by 2020. The research exposes the first historical overview of education in Brazil in order to understand the scenario in which this type of library is inserted. Discusses the importance of the school library in the educational development of the individual and to stimulate the habit of reading in the literature seeking its main features, concepts, and its social function. It presents a brief history of the emergence and trajectory of school libraries in Brazil, highlighting the historical facts that influenced directly on the non-consolidation of these in our country. Explains the essential role of the librarian as well as the teacher in the library routine, and points to the need for interaction among these professionals to promote the optimization of the services offered in a library. Reveals the current situation of neglect and abandonment of libraries, which are silenced and forgotten by the authorities and by the school community. Analyzes the Law 12.244/10, and presents it as a hope for the construction of school libraries in brazilian society, and contribute to greater visibility of the library profession. Highlights the need for policy initiatives and investments in the creation of libraries by the leaders, so that this space that embraces the knowledge of mankind can be praised in brazilian societyCabral, Rosimere MendesSouza, Elisabete Gonçalves deBadini, Sandra BorgesMendonça, Isis Silva2017-01-17T15:43:46Z2017-01-17T15:43:46Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2750Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-07T19:15:50Zoai:app.uff.br:1/2750Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-07T19:15:50Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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