Epistemologia do meio ambiente: reflexões sobre a construção da racionalidade ambiental no curso de bacharelado em Ciência Ambiental da UFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Allan de Souza Gama
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6623
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo identificar quais os desafios o curso de Bacharelado em Ciência Ambiental UFF tem para avançar na construção de uma percepção da realidade complexa que compõem as interações socioambientais. Além disso busca contribuir para o entendimento de como conceitos de multi, inter e transdisciplinaridade são entendidos e como se aplicam no ensino e na práxis da Ciência Ambiental na UFF. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica sobre os principais temas propostos que foram: a complexidade ambiental; as diferenças entre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; conceito de racionalidade ambiental e um estudo de caso sobre o Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental da UFF, buscando compreender como esses temas influenciam o projeto pedagógico, o currículo e como são aplicados no curso. A questão central do estudo trata de conhecer como tais conceitos estão presentes e se aplicam ao curso em si, contribuindo para a construção do pensamento complexo e da percepção transdisciplinar do Cientista Ambiental. Uma questão operacional do estudo de caso foi: Qual o perfil de formação do Curso de Ciência Ambiental da UFF a partir do projeto político pedagógico do curso e seu respectivo currículo atual? Para tanto, realizamos uma pesquisa documental sobre o conceito de Ciência Ambiental, observando a inter e transdisciplinaridade, segundo a CAPES, e no Projeto Político-Pedagógico do Curso. Também realizamos a análise da matriz curricular de acordo com as grandes áreas do conhecimento da CAPES. Os resultados revelam que o curso é pouco flexível em sua matriz curricular, com significativa carga horária de conteúdos obrigatórios com tais conteúdos se concentrando em Ciências Exatas e da Terra. Visando conhecer a perspectiva dos docentes em pesquisa de campo sobre os temas chave abordados no referencial teórico e em suas práticas de ensino, na condição de Monitor voluntário, orientei aos estudantes da turma de 2016 em Epistemologia do Meio Ambiente, a realizarem entrevista semi-estruturada, junto a docentes do curso e outros com acessibilidade pelos contatos dos estudantes. Os resultados revelam que a interdisciplinaridade vem sendo interpretada em diversos significados quanto ao seu conceito e quanto a sua práxis, a qual encontra-se em construção no curso de Ciência Ambiental da UFF. Tal situação de vários significados – polissemia - se dá, também, com a transdisciplinaridade, aqui no estudo revelando-se mais como sendo a percepção construída pelo discente até a sua formação e não como um método de ensino que ocorra no curso. O estudo conclui com propostas em temas para avançar em futuros estudos e para estratégias inovadoras no curso que permitam avançar no debate sobre o que de fato é a Ciência Ambiental e como formar o Cientista Ambiental
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Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica sobre os principais temas propostos que foram: a complexidade ambiental; as diferenças entre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; conceito de racionalidade ambiental e um estudo de caso sobre o Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental da UFF, buscando compreender como esses temas influenciam o projeto pedagógico, o currículo e como são aplicados no curso. A questão central do estudo trata de conhecer como tais conceitos estão presentes e se aplicam ao curso em si, contribuindo para a construção do pensamento complexo e da percepção transdisciplinar do Cientista Ambiental. Uma questão operacional do estudo de caso foi: Qual o perfil de formação do Curso de Ciência Ambiental da UFF a partir do projeto político pedagógico do curso e seu respectivo currículo atual? Para tanto, realizamos uma pesquisa documental sobre o conceito de Ciência Ambiental, observando a inter e transdisciplinaridade, segundo a CAPES, e no Projeto Político-Pedagógico do Curso. Também realizamos a análise da matriz curricular de acordo com as grandes áreas do conhecimento da CAPES. Os resultados revelam que o curso é pouco flexível em sua matriz curricular, com significativa carga horária de conteúdos obrigatórios com tais conteúdos se concentrando em Ciências Exatas e da Terra. Visando conhecer a perspectiva dos docentes em pesquisa de campo sobre os temas chave abordados no referencial teórico e em suas práticas de ensino, na condição de Monitor voluntário, orientei aos estudantes da turma de 2016 em Epistemologia do Meio Ambiente, a realizarem entrevista semi-estruturada, junto a docentes do curso e outros com acessibilidade pelos contatos dos estudantes. Os resultados revelam que a interdisciplinaridade vem sendo interpretada em diversos significados quanto ao seu conceito e quanto a sua práxis, a qual encontra-se em construção no curso de Ciência Ambiental da UFF. Tal situação de vários significados – polissemia - se dá, também, com a transdisciplinaridade, aqui no estudo revelando-se mais como sendo a percepção construída pelo discente até a sua formação e não como um método de ensino que ocorra no curso. O estudo conclui com propostas em temas para avançar em futuros estudos e para estratégias inovadoras no curso que permitam avançar no debate sobre o que de fato é a Ciência Ambiental e como formar o Cientista AmbientalThe purpose of this research was to identify which of the challenges the Bachelor's degree in Environmental Science has to advance in the construction of a perception of complex reality that make up the socio-environmental interactions. In addition, it seeks to contribute to the understanding of how multi, inter and transdisciplinarity concepts are understood and how they are applied in the teaching and practice of Environmental Science in UFF. For this, we carried out a bibliographical review on the main themes proposed that were: the environmental complexity; the differences between interdisciplinarity and transdisciplinarity; concept of environmental rationality and a case study about the Bachelor's Degree in Environmental Science of the UFF, seeking to understand how these themes influence the pedagogical project, the curriculum and how they are applied in the course. The central issue of the study is to know how these concepts are present and apply to the course itself, contributing to the construction of the complex thinking and the transdisciplinary perception of the Environmental Scientist. An operational question of the case study was: What is the training profile of the Environmental Science Course of UFF based on the pedagogical political project of course and its current curriculum? To do so, we conducted a documentary research on the concept of Environmental Science, observing inter and transdisciplinarity, according to CAPES, and in Political-Pedagogical Project of the Course. We also performed the analysis of curricular matrix according to the large areas of knowledge of CAPES. The results show that the course is not very flexible in its curricular matrix, with a significant amount of hours of mandatory content with such content focusing on Exact and Earth Sciences. Aiming to know the perspective of teachers in field research on the key topics addressed in the theoretical framework and in their teaching practices, as a volunteer Monitor, I directed the students of class of 2016 in Environmental Epistemology to conduct a semi-structured interview , along with teachers of course and others with accessibility by the contacts of the students. The results reveal that interdisciplinarity has been interpreted in several meanings regarding its concept and its praxis, which is under construction in course of Environmental Science of the UFF. This situation of several meanings - polysemy - also occurs with transdisciplinarity, here in the study revealing more as being the perception constructed by the student until its formation and not as a method of teaching that occurs in the course. The study concludes with proposals on topics to advance in future studies and for innovative strategies in the course that allow to advance in the debate on what is indeed Environmental Science and how to train the Environmental ScientistUniversidade Federal FluminenseNiteróiFonseca, Kenny TanizakiMarinho, Francisco José VarejãoPires, Armando CyprianoOliveira, Viviane Ferreira deTeixeira, Allan de Souza Gama2018-06-07T15:08:52Z2018-06-07T15:08:52Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6623Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T17:37:42Zoai:app.uff.br:1/6623Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:42.458573Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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