Ação cultural e biblioteconomia: uma análise da formação do bibliotecário como agente cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Anna Clara Rodrigues de Melo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2679
Resumo: O seguinte estudo tem como objetivo discutir a formação do bibliotecário como agente cultural por meio de análises das matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia das universidades federais do Rio de Janeiro e determinando, de acordo com a literatura da área, se estas estão suficientes para formar bibliotecários aptos a desenvolver funções de agente cultural em unidades de informação. Considera-se a importância da aplicação de políticas de ações culturais em bibliotecas e pretende-se demonstrar a necessidade de se formar um profissional apto a desenvolver essas ações. Este trabalho faz um breve histórico da formação dos cursos de Biblioteconomia do Brasil com o objetivo de compreender as raízes históricas por traz do nosso currículo atual. Traz também definições acerca dos conceitos de cultura e ação cultural e busca na literatura quais as competências necessárias a um bibliotecário para exercer a função de agente cultural. Conclui que as matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia das universidades federais do Rio de Janeiro não estão aptas a formar bibliotecários como agentes culturais e propõe pensar acerca de mudanças nesses currículos a partir do exemplo das matrizes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade de São Paulo (USP)
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