Método para avaliação do desempenho sustentável de terminais de contêineres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ludmila Guimarães
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6512
Resumo: A atividade portuária é essencial para o desenvolvimento dos países e a adequada infraestrutura e eficiência operacional são importantes para a competitividade dos portos. Os desempenhos dos terminais portuários refletem nos resultados econômicos do país como um todo, porém, o aumento das movimentações, além da contribuição econômica, gera impactos ambientais e sociais. Nesse sentido, a avaliação de desempenho sustentável nos portos pode trazer contribuição para profissionais, pesquisadores e sociedade. Para este trabalho, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais para levantamento dos indicadores de sustentabilidade e compreensão da estrutura de avaliação de desempenho no setor. Dos estudos pesquisados, não houve um consenso acerca dos indicadores de sustentabilidade aplicados a cada aspecto, nem sobre a estrutura de avaliação de desempenho. A maioria dos trabalhos encontrados não avalia o desempenho nos portos considerando os aspectos de sustentabilidade. Assim, este trabalho tem como objetivo propor e aplicar um método que contribua para a avaliação dos portos, especificamente dos terminais de contêineres, que congregue os aspectos do conceito de sustentabilidade: econômica, ambiental e social. Sobre o método, verificou-se que predomina o uso de valores pontuais e/ou médios dos indicadores e que a utilização destes valores pode conduzir a decisões inapropriadas, uma vez que os mesmos não consideram os riscos e incertezas, podendo apresentar de forma equivocada o comportamento de um sistema. Dessa forma, escolheu-se a utilização da Simulação de Monte Carlo, uma vez que a mesma contribui para as análises e possíveis decisões dos gestores sobre o desempenho dos terminais de contêineres, tendo em vista que possibilita a verificação das distribuições de probabilidades dos desempenhos de cada terminal.
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