Pátio escolar: lugar de diversidade, manifestações corporais e lazer numa perspectiva de espaço educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2047 |
Resumo: | Essa monografia aborda o espaço que as escolas públicas costumam ter e não utilizar. Usam-se os pátios somente nos vinte minutos de recreio e nos momentos de recepção e despedida. Os pátios escolares costumam ser amplos e bem diversificados e, além disso, é o único lugar que reúne todos os estudantes, podendo haver troca de conhecimentos e culturas. Porque a escola, em geral, tem como espaço de aprendizado a sala de aula e acaba excluindo os demais espaços da escola? Para realizar este trabalho utilizei as observações de estágios, minha vivência junto às unidades escolares próximas à minha residência, a memória de minha experiência enquanto aluna, dialogando com pesquisas relativas a esta temática e documentos oficiais. Muitos pesquisadores vêem a sala de aula como um lugar escuro e feio e garantem que é necessário mudar alguns hábitos escolares para aproximarem os alunos da escola, proporcionando o prazer em estudar. Em meu estudo, o pátio da escola se apresenta como uma possibilidade de repensar a escola |
id |
UFF-2_666134611bf6d8acdd7efb280b7e9b4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/2047 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Pátio escolar: lugar de diversidade, manifestações corporais e lazer numa perspectiva de espaço educativoEscolaPátio escolarSala de aulaRecreioLiberdadePedagogiaPátios escolaresEssa monografia aborda o espaço que as escolas públicas costumam ter e não utilizar. Usam-se os pátios somente nos vinte minutos de recreio e nos momentos de recepção e despedida. Os pátios escolares costumam ser amplos e bem diversificados e, além disso, é o único lugar que reúne todos os estudantes, podendo haver troca de conhecimentos e culturas. Porque a escola, em geral, tem como espaço de aprendizado a sala de aula e acaba excluindo os demais espaços da escola? Para realizar este trabalho utilizei as observações de estágios, minha vivência junto às unidades escolares próximas à minha residência, a memória de minha experiência enquanto aluna, dialogando com pesquisas relativas a esta temática e documentos oficiais. Muitos pesquisadores vêem a sala de aula como um lugar escuro e feio e garantem que é necessário mudar alguns hábitos escolares para aproximarem os alunos da escola, proporcionando o prazer em estudar. Em meu estudo, o pátio da escola se apresenta como uma possibilidade de repensar a escolaAngra dos ReisLima, Augusto César Gonçalves eOliveira, Marcos Marques deGomes, Rodrigo Lima RibeiroOliveira, Amanda Ferreira de2016-07-29T16:59:18Z2016-07-29T16:59:18Z2016-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2047Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-09T22:04:34Zoai:app.uff.br:1/2047Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:45.165796Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pátio escolar: lugar de diversidade, manifestações corporais e lazer numa perspectiva de espaço educativo |
title |
Pátio escolar: lugar de diversidade, manifestações corporais e lazer numa perspectiva de espaço educativo |
spellingShingle |
Pátio escolar: lugar de diversidade, manifestações corporais e lazer numa perspectiva de espaço educativo Oliveira, Amanda Ferreira de Escola Pátio escolar Sala de aula Recreio Liberdade Pedagogia Pátios escolares |
title_short |
Pátio escolar: lugar de diversidade, manifestações corporais e lazer numa perspectiva de espaço educativo |
title_full |
Pátio escolar: lugar de diversidade, manifestações corporais e lazer numa perspectiva de espaço educativo |
title_fullStr |
Pátio escolar: lugar de diversidade, manifestações corporais e lazer numa perspectiva de espaço educativo |
title_full_unstemmed |
Pátio escolar: lugar de diversidade, manifestações corporais e lazer numa perspectiva de espaço educativo |
title_sort |
Pátio escolar: lugar de diversidade, manifestações corporais e lazer numa perspectiva de espaço educativo |
author |
Oliveira, Amanda Ferreira de |
author_facet |
Oliveira, Amanda Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Augusto César Gonçalves e Oliveira, Marcos Marques de Gomes, Rodrigo Lima Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Amanda Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Pátio escolar Sala de aula Recreio Liberdade Pedagogia Pátios escolares |
topic |
Escola Pátio escolar Sala de aula Recreio Liberdade Pedagogia Pátios escolares |
description |
Essa monografia aborda o espaço que as escolas públicas costumam ter e não utilizar. Usam-se os pátios somente nos vinte minutos de recreio e nos momentos de recepção e despedida. Os pátios escolares costumam ser amplos e bem diversificados e, além disso, é o único lugar que reúne todos os estudantes, podendo haver troca de conhecimentos e culturas. Porque a escola, em geral, tem como espaço de aprendizado a sala de aula e acaba excluindo os demais espaços da escola? Para realizar este trabalho utilizei as observações de estágios, minha vivência junto às unidades escolares próximas à minha residência, a memória de minha experiência enquanto aluna, dialogando com pesquisas relativas a esta temática e documentos oficiais. Muitos pesquisadores vêem a sala de aula como um lugar escuro e feio e garantem que é necessário mudar alguns hábitos escolares para aproximarem os alunos da escola, proporcionando o prazer em estudar. Em meu estudo, o pátio da escola se apresenta como uma possibilidade de repensar a escola |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-29T16:59:18Z 2016-07-29T16:59:18Z 2016-07-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/2047 Aluno de graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/2047 |
identifier_str_mv |
Aluno de graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823566812872704 |