Aplicação da simulação como ferramenta de melhoria em uma linha de reparos em conexões tubulares de uma empresa prestadora de serviços de petróleo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Lucas Benvenuti
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30579
Resumo: A melhoria constante nos processos de uma empresa é um dos artifícios utilizados pelos gestores de empresas que atuem no ramo da prestação de serviços e que querem cultivar sua competitividade. Neste sentido, reduzir o tempo de entrega de um serviço à um cliente é fundamental para o bom desempenho da organização. Desta forma, o presente estudo buscou analisar o setor de reparos de uma empresa prestadora de serviços de petróleo na cidade de Macaé-RJ, com o objetivo de propor melhorias aos seus serviços através do uso da simulação computacional, que nos permite analisar cenários experimentais sem que ocorra quaisquer mudanças na configuração do cenário vigente. Para atingir tais objetivos, este projeto baseou-se na metodologia de simulação proposta por Montevechi et al. (2010), que nos guia por uma série de etapas que compreendem desde o entendimento do cenário a ser simulado, e a modelagem dos dados de entrada, até a construção do modelo de simulação operacional, e a elaboração e análise de cenários experimentais que visam propor melhorias ao sistema original. Assim, um modelo de simulação computacional foi construído utilizando o software FLEXSIM e, através de recursos deste, foram realizadas análises dos dados de saída e variações no modelo vigente para possibilitar o estudo de diferentes alternativas para o sistema. O principal problema encontrado foi a identificação de um gargalo entre dois subprocessos do processo de reparos. Os resultados obtidos nas alterações do cenário vigente demonstram que com mudanças simples pode-se aumentar em até 18% a capacidade de reparos da empresa
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