Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12832 |
Resumo: | As sucessivas inovações tecnológicas que vêm acontecendo nas últimas décadas contribuíram para a expansão do audiovisual e novas mídias digitais, seja em relação a sua diversidade de recursos, seja pela sua popularização, diante de sua acessibilidade. Fato é que a educação básica, responsável pela constituição da identidade sociocultural dos sujeitos, deve contribuir para a humanização desses meios, através de uma formação crítico-reflexiva e que promova experimentações estéticas e criativas para os discentes. A presença do audiovisual nos processos de ensino tem se intensificado. As relações entre cinema e educação, no entanto, são objeto de estudo já desde o início do século XX. Enquanto mediadores da aprendizagem na escola e, simultaneamente, sujeitos dessa sociedade audiovisual, os professores têm papel fundamental nesse cenário. Diante da relevância do tema, esse trabalho propõe uma reflexão, a partir da análise de uma série de entrevistas, em diálogo com autores pertinentes ao tema, buscando entender, em parte, como vem se estruturando a visão docente sobre a relação do cinema e o audiovisual na educação básica |
id |
UFF-2_676046bc4120c6466c1ac5cd6c32a224 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/12832 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básicaCinemaAudiovisualEducaçãoCinemaEducação básicaMultimeioProfessorCinemaAudiovisualEducationAs sucessivas inovações tecnológicas que vêm acontecendo nas últimas décadas contribuíram para a expansão do audiovisual e novas mídias digitais, seja em relação a sua diversidade de recursos, seja pela sua popularização, diante de sua acessibilidade. Fato é que a educação básica, responsável pela constituição da identidade sociocultural dos sujeitos, deve contribuir para a humanização desses meios, através de uma formação crítico-reflexiva e que promova experimentações estéticas e criativas para os discentes. A presença do audiovisual nos processos de ensino tem se intensificado. As relações entre cinema e educação, no entanto, são objeto de estudo já desde o início do século XX. Enquanto mediadores da aprendizagem na escola e, simultaneamente, sujeitos dessa sociedade audiovisual, os professores têm papel fundamental nesse cenário. Diante da relevância do tema, esse trabalho propõe uma reflexão, a partir da análise de uma série de entrevistas, em diálogo com autores pertinentes ao tema, buscando entender, em parte, como vem se estruturando a visão docente sobre a relação do cinema e o audiovisual na educação básicaThe successive technological innovations that have been happening in the last decades have contributed to the expansion of audiovisual and new digital media, both in terms of their diversity of resources and popularity, due to their accessibility. The fact is that basic education, responsible for the constitution of the sociocultural identity of the subjects, must contribute to the humanization of these means, through a critical-reflexive formation that promotes aesthetic and creative experiments for the students. The presence of audiovisual in teaching processes has intensified. The relation between cinema and education, however, has been the subject of study since the early twentieth century. As mediators of learning at school and, simultaneously, subjects of this audiovisual society, teachers play a fundamental role in this scenario. Given the relevance of the theme, this paper proposes a reflection, based on the analysis of a series of interviews, in dialogue with authors pertinent to the theme, seeking to understand, in part, how the teacher's view on the relation between cinema and audiovisual in basic education has been structuredUniversidade Federal FluminenseNiteróiMachado, Eliany SalvatierraYamasaki, Alice AkemiNova, João Luiz Leocadio daFortunato, Lucas De Martin2020-02-17T13:09:27Z2020-02-17T13:09:27Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFORTUNATO, Lucas De Martin. Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica. 2019. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/12832Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-18T20:19:52Zoai:app.uff.br:1/12832Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:08.724895Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica |
title |
Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica |
spellingShingle |
Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica Fortunato, Lucas De Martin Cinema Audiovisual Educação Cinema Educação básica Multimeio Professor Cinema Audiovisual Education |
title_short |
Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica |
title_full |
Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica |
title_fullStr |
Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica |
title_full_unstemmed |
Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica |
title_sort |
Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica |
author |
Fortunato, Lucas De Martin |
author_facet |
Fortunato, Lucas De Martin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Eliany Salvatierra Yamasaki, Alice Akemi Nova, João Luiz Leocadio da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fortunato, Lucas De Martin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Audiovisual Educação Cinema Educação básica Multimeio Professor Cinema Audiovisual Education |
topic |
Cinema Audiovisual Educação Cinema Educação básica Multimeio Professor Cinema Audiovisual Education |
description |
As sucessivas inovações tecnológicas que vêm acontecendo nas últimas décadas contribuíram para a expansão do audiovisual e novas mídias digitais, seja em relação a sua diversidade de recursos, seja pela sua popularização, diante de sua acessibilidade. Fato é que a educação básica, responsável pela constituição da identidade sociocultural dos sujeitos, deve contribuir para a humanização desses meios, através de uma formação crítico-reflexiva e que promova experimentações estéticas e criativas para os discentes. A presença do audiovisual nos processos de ensino tem se intensificado. As relações entre cinema e educação, no entanto, são objeto de estudo já desde o início do século XX. Enquanto mediadores da aprendizagem na escola e, simultaneamente, sujeitos dessa sociedade audiovisual, os professores têm papel fundamental nesse cenário. Diante da relevância do tema, esse trabalho propõe uma reflexão, a partir da análise de uma série de entrevistas, em diálogo com autores pertinentes ao tema, buscando entender, em parte, como vem se estruturando a visão docente sobre a relação do cinema e o audiovisual na educação básica |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-02-17T13:09:27Z 2020-02-17T13:09:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FORTUNATO, Lucas De Martin. Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica. 2019. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/12832 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
FORTUNATO, Lucas De Martin. Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica. 2019. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823660738019328 |