Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortunato, Lucas De Martin
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12832
Resumo: As sucessivas inovações tecnológicas que vêm acontecendo nas últimas décadas contribuíram para a expansão do audiovisual e novas mídias digitais, seja em relação a sua diversidade de recursos, seja pela sua popularização, diante de sua acessibilidade. Fato é que a educação básica, responsável pela constituição da identidade sociocultural dos sujeitos, deve contribuir para a humanização desses meios, através de uma formação crítico-reflexiva e que promova experimentações estéticas e criativas para os discentes. A presença do audiovisual nos processos de ensino tem se intensificado. As relações entre cinema e educação, no entanto, são objeto de estudo já desde o início do século XX. Enquanto mediadores da aprendizagem na escola e, simultaneamente, sujeitos dessa sociedade audiovisual, os professores têm papel fundamental nesse cenário. Diante da relevância do tema, esse trabalho propõe uma reflexão, a partir da análise de uma série de entrevistas, em diálogo com autores pertinentes ao tema, buscando entender, em parte, como vem se estruturando a visão docente sobre a relação do cinema e o audiovisual na educação básica
id UFF-2_676046bc4120c6466c1ac5cd6c32a224
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12832
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básicaCinemaAudiovisualEducaçãoCinemaEducação básicaMultimeioProfessorCinemaAudiovisualEducationAs sucessivas inovações tecnológicas que vêm acontecendo nas últimas décadas contribuíram para a expansão do audiovisual e novas mídias digitais, seja em relação a sua diversidade de recursos, seja pela sua popularização, diante de sua acessibilidade. Fato é que a educação básica, responsável pela constituição da identidade sociocultural dos sujeitos, deve contribuir para a humanização desses meios, através de uma formação crítico-reflexiva e que promova experimentações estéticas e criativas para os discentes. A presença do audiovisual nos processos de ensino tem se intensificado. As relações entre cinema e educação, no entanto, são objeto de estudo já desde o início do século XX. Enquanto mediadores da aprendizagem na escola e, simultaneamente, sujeitos dessa sociedade audiovisual, os professores têm papel fundamental nesse cenário. Diante da relevância do tema, esse trabalho propõe uma reflexão, a partir da análise de uma série de entrevistas, em diálogo com autores pertinentes ao tema, buscando entender, em parte, como vem se estruturando a visão docente sobre a relação do cinema e o audiovisual na educação básicaThe successive technological innovations that have been happening in the last decades have contributed to the expansion of audiovisual and new digital media, both in terms of their diversity of resources and popularity, due to their accessibility. The fact is that basic education, responsible for the constitution of the sociocultural identity of the subjects, must contribute to the humanization of these means, through a critical-reflexive formation that promotes aesthetic and creative experiments for the students. The presence of audiovisual in teaching processes has intensified. The relation between cinema and education, however, has been the subject of study since the early twentieth century. As mediators of learning at school and, simultaneously, subjects of this audiovisual society, teachers play a fundamental role in this scenario. Given the relevance of the theme, this paper proposes a reflection, based on the analysis of a series of interviews, in dialogue with authors pertinent to the theme, seeking to understand, in part, how the teacher's view on the relation between cinema and audiovisual in basic education has been structuredUniversidade Federal FluminenseNiteróiMachado, Eliany SalvatierraYamasaki, Alice AkemiNova, João Luiz Leocadio daFortunato, Lucas De Martin2020-02-17T13:09:27Z2020-02-17T13:09:27Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFORTUNATO, Lucas De Martin. Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica. 2019. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/12832Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-18T20:19:52Zoai:app.uff.br:1/12832Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:08.724895Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica
title Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica
spellingShingle Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica
Fortunato, Lucas De Martin
Cinema
Audiovisual
Educação
Cinema
Educação básica
Multimeio
Professor
Cinema
Audiovisual
Education
title_short Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica
title_full Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica
title_fullStr Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica
title_full_unstemmed Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica
title_sort Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica
author Fortunato, Lucas De Martin
author_facet Fortunato, Lucas De Martin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Eliany Salvatierra
Yamasaki, Alice Akemi
Nova, João Luiz Leocadio da
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortunato, Lucas De Martin
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Audiovisual
Educação
Cinema
Educação básica
Multimeio
Professor
Cinema
Audiovisual
Education
topic Cinema
Audiovisual
Educação
Cinema
Educação básica
Multimeio
Professor
Cinema
Audiovisual
Education
description As sucessivas inovações tecnológicas que vêm acontecendo nas últimas décadas contribuíram para a expansão do audiovisual e novas mídias digitais, seja em relação a sua diversidade de recursos, seja pela sua popularização, diante de sua acessibilidade. Fato é que a educação básica, responsável pela constituição da identidade sociocultural dos sujeitos, deve contribuir para a humanização desses meios, através de uma formação crítico-reflexiva e que promova experimentações estéticas e criativas para os discentes. A presença do audiovisual nos processos de ensino tem se intensificado. As relações entre cinema e educação, no entanto, são objeto de estudo já desde o início do século XX. Enquanto mediadores da aprendizagem na escola e, simultaneamente, sujeitos dessa sociedade audiovisual, os professores têm papel fundamental nesse cenário. Diante da relevância do tema, esse trabalho propõe uma reflexão, a partir da análise de uma série de entrevistas, em diálogo com autores pertinentes ao tema, buscando entender, em parte, como vem se estruturando a visão docente sobre a relação do cinema e o audiovisual na educação básica
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-02-17T13:09:27Z
2020-02-17T13:09:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FORTUNATO, Lucas De Martin. Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica. 2019. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12832
Aluno de Graduação
identifier_str_mv FORTUNATO, Lucas De Martin. Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica. 2019. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823660738019328